V-Ray

Ajuda iluminação de render interno

Visualizando 1 resposta da discussão
  • Autor
    1911 Views Posts
    • #7526


      Convidado

      Nesse teste de render interno, todo o teto, roda-forros e o rebaixo de gesso é p/ ser cor branco. Já mudei várias opções no vray mas as cores sempre ficam assim estranhas, principalmente o branco. Imagino que seja por causa da iluminação fraca. Bom, esse não é o maior problema, a maior dificuldade é que a parte de baixo do rebaixo de gesso fica com a cor totalmente estranha, parece que tá refletindo a cor da parede, sendo que os materiais tanto da parede como do teto tem só a camada difuse. Já criei um componente exclusivo para o rebaixo, mas não adiantou. Já inverti as faces no sketchup, mas tb não mudou nada. O que está acontecendo?

      Nessa imagem tenho o lustre do teto sem emissive (transparente):

      Nessa outra aparece o lustre (dois globos). Dentro de cada globo inseri uma omni, e ativei a camada emissive no material do vidro do globo. Aí entra outra dúvida: Como faço para o vidro emitir luz e ao mesmo tempo deixar passar a luz da omni que está dentro do globo?

      Ainda tenho mais uma dúvida: por que parece que tem uma fonte de luz por dentro do rebaixo de gesso?

      Segue as principais opções que estou usando no vray:

      primary: irradiance map
      secundary: lc

      irradiance map:
      subdivs 120, samples 75
      Detail enhancement ON

      lc subdivs: 1000
      phases: 4

      color mapping: linear multiply

      image sampler: Adaptive DMC
      Antialiasing filter: Area 1.5

      Environment: Gi 1 (branco), Background 1 (preto)

      physical camera off

    • #7530


      Participante

      Fala, Carlos.

      Não é necessário usar emissive nos vidros dos lustres, não. A transparência, a reflexão e a refração dos objeto já permitem que a luz passe por ele, além dele parecer “aceso”. Mas não esqueça de habilitar “affect shadows” e “affect alpha”.

      Por exemplo, aquele seu abajur não precisa do emissive. Vc pode usar translucência que ele vai ficar mais real, mostrando bem o ponto onde está a lâmpada e a interferência dela no material.

      O problema do rebaixo é que, de vez em quando, o VRay deixa vazar luz por algumas arestas. Não estou lembrando agora o nome do parâmetro que ajuda a contornar esse erro. Se alguém lembrar, por favor escreva aí…rsrs O que pode ser feito também é forçar uma interseção entre o rebaixo e o teto, e não apenas “encostar um no outro”.

      O problema da cor branca, agora. Vc aplicou o material tanto nas faces quanto no grupo e ainda assim, nada? Lembre-se que a cor branca reflete tudo. As sombras geradas por objetos de outra cor irão interferir na cor branca também.

      Por último, lance mão do Photoshop! Existem coisas nele como correção de cor e contraste de meio tom (no comando Shadows and Highlights), Levels, enfim, uma série ferramentas para pós-produção do render, usadas por 100% dos profissionais, para chegar a resultados satisfatórios. Experimente. Com certeza, seu teto vai clarear, suas sombras vão suavizar (se for o caso). Vc vai se espantar com os resultados possíveis.

      Valeu!

Visualizando 1 resposta da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.