V-Ray

Ajuda no GRASS no sketchup.

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Barichello 6 anos, 7 meses atrás.

• Autor
     |  163 Views Posts

olaaa pessoal… andei umpouco sumido mas estou aqui devolta…

estou com dificuldade em aplicar um desplacement na minha imagem…

só gostaria de saber oq coloco… oq altero… se é no bump??

resumindo…

alguem pode me ensinar do zero a colocar essa grama?? =D

vlw abrazz

Boa noite Juniorseth de uma olhada neste tutorial aqui, talvez ele deva te ajudar.

Grama Infinita

Valeu?

Assis II

na verdade eu não queria apenas aplicar a grama…

quero que ela “suba”

mais ou menos a imagem abaixo…

se puder me ajudar eu agradeço…

vlw abraz

eu ate achei essa explicação…

Bom, vamos lá:
    No difuse, vc coloca o mapa grass 01.
    Ai dps vc adiciona um mapa de displacement, e coloca o glass 02 com multiplier 2.
    e nas opções do vray de displacement na opção EdgeLength(pix) deixei 2, qto menos esse melhor a qualidade do seu displacement, porém, como ta mto perto, tem que tomar cudiado pq sempre da o bug splat, mas pelo que li é só na versão 1.0, na 1.05 isso foi corrigido!”

mas não consegui configurar o difuse com tudo isso

vlw abrazz

O que for a grama esperimenta selecionar tudo e criar um grupo. Pois o displaciment só funciona se fizer ou grupo ou componente.

Tenta lá e veja se é isso.

Assis II

eu consegui um resultado com o relevo.. mas não ficou ponteaguda.. ficou como apenas ondulado… quero saber se tem um bitmap correto para faser esta grama..

não tenho fotos aki pq to no trabalho mas quando chegar em casa eu posto as fotos do resultado.

vlw abrazz

Junior, não sei onde conseguiu essa grama.
    Mas no site asgvis tem uma bem legal já pronta se quiser, vem com os mapas e a configuração pronta.

tenta lá..

Segue aqui o topico de origem dessa imagem e da discução.

Abraços

No displacement, vc tem que aumentar o valor do multiplier.

Uma vez fiz uma água que ficou beeem pontuda, mas era type:noise, daí já não sei como colocar um bitmap junto.

bora la, primeiro claro, vc tem que ter um mapa para o difuse, ou seja, a cor. A um mapa em escala de cinza do mesmo mapa para usar no displacement . Não simplesmente pegar o mapa e colcoar ele em preto e branco e ele vira um mapa de bump ou displacement, é preciso ver os niveis entre o preto e branco para saber se o mapa é bom para ser usado como displacement , o contraste, então por enquanto é bom pegar um já pronto.

O difuse vc coloca no difuse e o displacement , no displacement, não no bump .

A forma como vc mapear a textura na sua face vai influenciar em muito na forma de apresentação do render.

Quando vai aplicar grama, é sempre bom que vc aplique numa face simples, e transforme em grupo ou componente, e ainda, que esse grupo seja exclusivo para o uso da grama. e sempre verificar que a face branca está para cima, nunca a roxa , ou backface.

O que vc tem que fazer é compara o mapa do displacement com o mapa do difuse,, da seguinte forma.. os pontos mais escuros são os pontos mais fundos do render, logo as partes brancas são as partes de projeção, ou seja, no caso da grama, a parte que vai dar o displacement na grama. Então, comparar o mapa do difuse com o do displacement e visualizar o efeito que vai dar, dai, na hora em que você for aplicar o mapa da grama na face, vc ja visualiza como vai sair o render.

No caso, a maioria dos mapas de grama, eu gosto de usar eles bem pequenos, com muitas repetições. Pq ai, sendo pequeno o mapeamento , o mapa do displacement vaia companhar esse tamanho, então ficando as partes brancas, bem pequenas, vc vai ter pontas pequenas na sua grama. De forma sintética é isso.

O tamanho da grama vc pode definir pelo controle do displacement do material, pelo multiplier … e vc pode definir o tamanho , de forma resumida, um tamanho maximo pelo options – displacement, edge leght … mas isso ai vc nem precisa se preocupar.

Outra coisa, para vc refinar seu resultado final do displacement, de forma geral na cena, nao especificamente nesse objeto, no options, em displacement, vc pode aumentar o numero de subdvisions.

Poxa eu ja tentei fazer grama dessa forma varias vezes quando abro um arquivo novo e faço até que da certo mas quando vou fazer com alguma casa ou objeto junto ja não aparece mais só a textura normal. :/ eu tenho o make Fur mas ai faz um plano meio grande de grama fica muito pesado e acaba dando erro na hora de rendezinar. Não tem jeito.

O plano que está a grama é um grupo ? Qual a versão utilizada, do V-ray ?

Então marlonnz eu ja testei com grupo e com componente e nao funciona igual a versão que estou usando é o 1.48.89 com sketchup 8.

Você deve fazer login para responder a este tópico.