V-Ray

Algumas imagens do mesmo arquivo não renderizam

Este tópico contém 9 respostas, possui 2 vozes e foi atualizado pela última vez por  Daniel Riglione Reple 4 dias, 2 horas atrás.

• Autor
    185 Views Posts

Participante

Olá, tudo bom?

Estou com um problema, que estou tentando resolver a semanas e não consigo, tive alguns avanços recentes com o VRAY, antes nenhuma imagem renderizava, agora algumas sim, algumas não do mesmo arquivo.

Primeiro as infos do meu PC:

• Processador i7-4790U de 3,60Ghz / 4 núcleos / 8 processadores lógicos / 01 sockets / cachê de 8,0 mb
    • Ram de 16 GB
    • Memória interna de 500GB
    • Placa de video Nvidia Gforce GTX750Ti / Graf. Disponível 10174 mb / Dedicada 2048 mb / Compart: 812 mb
    • SSD Mushkin MKNSSDRE 480 GB

O que acontece: O meu arquivo tem 338mb e é cena externa com uma pequena parte coberta. Na área externa com plantas ele renderiza em alta qualidade e na área coberta ele chega a renderizar e tem os rates, mas quando vai limpando a imagem da bug splat e fecha o sketchup.

O que já tentei: Tinha o SKT 2017 e Vray 3.4, desinstalei e instalei o SKT 2018 e Vray 3.6. Nada. Copiei o arquivo e colei em outro. Nada. Apaguei os bloquinhos um por um. Nada (no começo tinha um bloco corrompido e ficava tela preta sem nem começar a renderizar, ao apagar esse bloco, ele renderiza somente a parte sem cobertura desse desenho). Já fiz purge do SKT e do pluggin purge, corrigi os erros em propriedades, apaguei com Cleanup, deixei as árvores em proxy para tentar deixar mais leve e até agora estou aqui quebrando a cabeça.

Será que alguém pode me ajudar? Obrigadaa.

Mestre

Bem vinda @mairaayumi!

Se puder, posta um print da cena renderizando.

Já tentou alterar no Primary Rays em Global Illumination de Brute force para Irradiance map?

Tente dividir seu projeto em layers por cena, assim vc oculta tudo oq não estiver aparecendo em uma determinada cena para deixar o render mais leve.

Participante

Olá, obrigada por responder.

Já está tudo separado por layers, eu congelo quando não aparece na cena.

Print das configurações: Está em Irradiance Map.

Print dos renders, externo (que renderiza normalmente) e a com cobertura (nenhuma de dentro renderiza por completo)

Quando abri hoje, tudo que estava em proxy ficou preto e não renderiza mais a textura.

Mestre

O V-Ray perdeu o local de algumas texturas, por isso ficou preto. Vc mudou as texturas de local no seu pc ou as excluiu? Volte as texturas para o local onde estavam ou “mostre” para o vray o novo local, para isso vá em Extensões>V-Ray>File Path Editor

Oq será que está deixando seu projeto pesado assim? Pelo que da pra ver nas imagens, fora as plantas, não tem nada muito complexo. Vc costuma transformar objetos iguais em componentes, pra deixar o projeto mais leve?

Outra coisa que ajuda, é vc dividir seu projeto em partes, só deixando no arquivo aquilo que será renderizado.

Essa grama é com displacement? Se for, tente desativar pra ver se o render finaliza.

Se a grama for Fur, da uma estudada nesse manual:

https://sketchupbrasil.com/v-ray-fur-manual-completo-de-utilizacao/

Participante

Pior que não mudei nenhuma textura de lugar. Não fiz nada de diferente, dependendo do ângulo o que está preto aparece.

Costumo transformar sim em componente… e depois em bloco, será que isso pesa muito? Nesse caso, só a cobertura em ripado está em componente e quando eu o fiz, já estava com esse problema de renderizar.

Eu costumo deixar separado, mas essa é a área externa e só tem uma cobertura em cima, então a maioria dos ângulos pega algum pedaço. Mas vou tentar separar.

Quando renderizei a parte coberta somente com as configurações padrão do SKT, foi.. estranho… acho que é por causa dos detalhes, mas achei esquisito uns ângulos irem e outros não.

A grama está em fur, mas eu coloquei agora só pra ver se a área externa ia, e foi. Mas os ângulos da cobertura continuam fechando.

Mas obrigada, vou continuar tentando… =)

Mestre

Na janela de progresso do V-Ray que vc postou, está dizendo que ele não está encontrando determinadas texturas.

Na verdade, se usados corretamente, os componentes deixam o projeto mais leve!

Quando acontece isso, de uma cena renderizar normalmente e outra no mesmo projeto não, provavelmente é algo que esta pesando mais na cena que não renderiza. Por exemplo, se a grama aparecer só um pedacinho ou nem aparecer em uma cena será bem mais leve do que uma outra cena em que a grama ocupe metade da imagem renderizada. (falei da grama só como exemplo, mas podem ser outras coisas que tb pesam)

Acredito que no seu caso possa ser a grama mesmo. Primeiro tente desativar o fur, pra ver se renderiza. Se renderizar, tenta deixar ela mais leve, diminuindo o número de segmentos dos fios, o número de fios e configurando o Level of Detail.

Participante

Sim, vou verificar melhor essas texturas perdidas…

Vou tentar usar mais componentes do que grupos, vou pesquisar melhor sobre isso e sobre a aplicação do fur.

Entendi..organizei melhor as layers e congelei mais itens da cena.

Obrigada pelas dicas.

Acabei de testar as configurações do meu vray uma a uma e quando retirei o denoiser, começou a renderizar tudo. Já ouviu falar em algum problema com denoiser no vray 3.6?

Mestre

Na verdade o Denoiser serve pra vc não precisar carregar tanto nas outras configurações e ter uma imagem com pouco ruído… eu nunca vi ele causar esse tipo de erro.

Tenta deixar o Denoiser ativo e aumenta o Noise Limite no Raytrace, vamos ver oq acontece.

Participante

Acho que deu algum BUG, porque quando coloco o denoiser, mesmo aumentando o noise limite, ele fecha =/

Mestre

@mairaayumi, tenta atualizar o driver da sua placa de vídeo. Se não me engano, o denoiser utiliza a placa de vídeo.

Outra coisa, por garantia, verifica se o V-Ray está utilizando sua placa de vídeo está, para isso vá em Extensões>V-Ray>Tools>GPU Device Selectino

Uma hora agente consegue resolver!!! hehehe…

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2019 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.