V-Ray

Ambient Oclusion no Vray 1.49 para SU

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Marcos Melo 4 anos, 10 meses atrás.

• Autor
     |  603 Views Posts

Pessoal, há muito tempo tenho testado o ambient occlusion no Vray… sem tanto sucesso, alguém usa esse item e tem alguma experiência pra compartilhar?

Pode ser que a dúvida seja de muitos. Se alguém tiver o endereço de algum tutorial pra passar também.

Abraços

É cena interna? Eu até tinha um tutorial aqui, só que não tô achando agora, assim que achar te passo. Tente utilizar a seguinte configuração e veja se fica bom:

Radius = 10,0
    Subdivs = 32
    Amount = 0,25

Abraço

Obrigado Marcos! Vou fazer alguns testes mais…

Se alguém tiver qualquer material sobre o assunto seria interessante.

Vou tentar te explicar resumidamente:

Subdivs: através dele vc consegue definir a qualidade das sombras geradas pelo AO, quanto menor for o valor, menor a qualidade da sombra gerada. O valor normalmente utilizado é 0,8, no máximo 32 que é mais do que suficiente… Vale lembrar que quanto maior esse valor, mais demorado o render fica.

Radius: Por ele você controla o alcance das sombras. Quanto maior o valor, mais a sombra se propaga. Procure setar os valores entre 10 e 40, mais que 40 a sombra se propaga muito e acaba prejudicando o efeito.

Amount: com ele vc intensifica o efeito, deixando a sombra mais clara ou mais escura. Procure usar o valor entre 0,8 (padrão) e 1,0. Mais do que isso já começa a fugir um pouco da realidade, a sombra fica muito escura…

Apesar de eu usar outro renderizador, gostei muito de sua explicação Marcos.

Acho 10 de Radius muito…
    Aqui eu uso 5 de Radius, 64 de subdivs, e 0,3 de amount.

Mas isso é uma coisa que a própria pessoa tem que ir testando Roger, cada cena pede uma configuração diferente, né? No meu caso usei 10 em uma cena interna e ficou no ponto ideal. Veja que eu dei uma dica de configuração antes, onde o amount é 0,25, menor que o padrão (0,8), e foi o que utilizei numa cena e ficou boa. Passei esses valores mais como referência, mas a pessoa tem que ir buscando qual configuração fica melhor… fica aí a dica estevão! Vá fazendo os ajustes até achar o ponto que te agrada, com a descrição das funções dá pra você ir buscando o ponto certo. Abraço!

Você deve fazer login para responder a este tópico.