V-Ray
ambiente pequeno com reflexo de porta no espelho
Marcado: @danielreple
- Este tópico contém 17 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 3 anos, 8 meses atrás por
Maria Mamprim.
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27/01/2016 às 13:35 #118804
Olá Galera ! Por gentileza …
Gostaria de saber como que eu faço para renderizar este ambiente que tem espelho e é pequeno…. A porta do banheiro fica na frente do espelho e eu quero q apareça o reflexo no espelho …. como o ambiente é pequeno eu não sei o que fazer ….
Vi esse tutorial na net : https://www.youtube.com/watch?v=NUagcEK1nds , porém aparece uma camera que eu não sei o que é e também o cara do video não ensina como que faz com ambientes q tem porta …
Enfim não sei explicar muito bem a minha duvida , mas eu quero q apareça a parede que esta faltando ( que eu tirei) com a porta e afins …
Gostaria da opinião de vcs tbm ( aproveitando ) sobre a qualidade do meu render, textura de materiais ( que eu ainda estou aprendendo ) e sobre a iluminação geral ( se ta claro , escuro )
Agradeço desde ja
Simone
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27/01/2016 às 15:53 #118839
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27/01/2016 às 16:13 #118842
@simonem, já fiz exatamente isso que vc quer fazer, olha aí:
Expliquei no seguinte comentário como fazer:
Depois dou uma olhada melhor no seu trabalho.
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27/01/2016 às 16:21 #118843
blz @danielreple vou dar uma olhada aqui e depois eu subo outra imagem p vc avaliar ! de qualquer forma obrigada
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27/01/2016 às 17:38 #118847
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27/01/2016 às 20:03 #118851
Galera é o seguinte ! Fiz do jeito que vcs me falaram , deixei a parede esterna transparente igual o @clede falou e tbm segui o tutorial do @danielreple . deu mais ou menos certo .
A minha parede “transparente ” tem uma porta , aí eu fiz o mesmo procedimento da parede , deixei a parte de dentro da cor q eu quis e a parte de fora transparente . Imagem abaixo ( parte de fora e parte de dentro )
quando eu fui renderizar ficou assim :
Não aparece a porta e de brinde a maçaneta aparece da imagem e não no reflexo … (perto da cuba , não sei se da p vcs verem )
Enfim estou irritada pq eu não sei mais 🙁
E agora ? pq o de vcs da certo e meu da errado ? rs
O meu espelho ta certo pq ta refletindo os pendente tão vendo ?
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27/01/2016 às 21:33 #118859
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28/01/2016 às 23:06 #118901
@simonem, a galera deu o nome para essa técnica de “Parede transparente”, mas no meu caso eu apliquei apenas na porta e posicionei a câmera bem próxima da porta, para não pegar nem a parede nem os batentes.
Para funcionar corretamente tem que estar da seguinte forma:
- Antes de mais nada, vc deve abrir o buraco (espaço) da porta na parede;
- A porta deve ter apenas a face do lado de dentro do ambiente. Apague a outra face (lado de fora);
- A ‘front face’ (lado branco da face) deve estar para dentro e, logicamente, a ‘back face’ (lado escuro) para fora;
- Se a maçaneta não for aparecer no reflexo do espelho, pode excluir-la da modelagem. Mas se for aparecer, vc terá que posicionar a câmera de forma que ela não fique na frente.
- Pinte o lado de dentro com a cor da porta e o lado de fora com um material totalmente transparente.
Acho que é “só” isso!
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28/01/2016 às 23:22 #118902
Bom, falando agora sobre o restante da imagem:
- A caixa acoplada desse vaso não tem tampa? Acho que esse bloco não está muito bem modelado, qual o modelo dele?
- Acho que o vaso não está com o mesmo material da cuba, pois está sem reflexo;
- Os materiais dos metais não estão configurados no vray;
- A material da pedra/madeira (não sei oq é) da pia não está configurado;
- Qual o material do piso?
- A luz acima do espelho está muito estourada;
- Curti a textura da parede.
O bom de pequenos ambientes é que vc consegue aprender e corrigir muitas coisas rapidamente!
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02/02/2016 às 19:59 #119035
Oi @danielreple ! Nossa muito obrigada mesmo , vc apontou alguns detalhes que eu nem percebi…. muito muito obrigada !
Bom vamos lá :
*Consegui fazer a tal parede transparente ! agora deu certo 🙂
*Troquei a bacia sanitária ( nem tinha reparado que o modelo era uma furada ) essa ta melhor ? eu peguei no warehouse mesmo …. digitei Deca e apareceu varios modelos
*Os metais eu configurei já …. aprendi aqui no forum hoje rs
*O material da bancada da pia é em madeira (formica) então … isso eu ainda não aprendi …. baixei uns aquivos de materiais , contem varios tipos de materiais ( vismat . mas eu não sei usar) Se vc souber algum tutorial p indicar eu agradeço , queria saber tbm sobre BUmp , um monte de gente fala disso aqui mais eu tbm não entendi ainda … (muita informação) Mapeamento entao …. vishi , nem tenho noção do que é …
*O material do piso é marmore carrara kkk, mas eu peguei uma imagem em jpeg (pq não sei usar o vismat) Não curti os materiais do warehouse.
*Sabe essa fita de LED que ta no espelho e bancada ? queria que ficasse numa temperatura de cor entre 2700 e 3000k . Isso é possivel ?
*como o ambiente é fechado e não entra luz , eu fui aumentando o ISO da camera ate ficar do jeito q eu quero, nessa imagem esta com 1.000 de Iso
A textura da parede que vc gostou eu peguei no 3d warehouse mesmo , é da POrtinari
Bom acho q vou ter q abrir outros topicos ….
Um dia eu chego lá 🙂
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03/02/2016 às 10:41 #119049
@simonen, usa nossa ferramenta de pesquisa no canto superior direito. Várias das dúvidas que você tem (e que terá mais pra frente, acredite) já foram discutidas e solucionadas, por tanto fica até mais fácil e rápido para você encontrar a solução para suas dúvidas. De forma resumida, segue abaixo algumas dicas.
- Arquivos .vismat ou .vrmat: aplique uma cor (ou qualquer material nativo do sketchup), renomeie ele se preferir (eu recomendo que faça isso). Vá no menu de materiais do v-ray, botão direito do mouse – import material. Ai você seleciona o arquivo que você quer.
- Mapeamento é aplicação das imagens (texturas) nos objetos criados e tudo que isso envolve: Escala da textura, posição, etc.
- Bump map: Ele simula um relevo no material (ex.: imagine um piso ou azulejo. Existe um diferença de altura entro o piso e o rejunte, e as bordas do piso são arredondas, correto? O bump simula esse relevo, tornando a imagem mais real. Fora os tópicos do fórum, existem diversos vídeos no youtube explicando como isso funciona
- Temperatura de cor do LED. Você criou o LED com uma rec ligth do vary? Se sim, seleciona a rec ligth, botão direito, editar. Na parte superior do menu que abrirá, você tem a opção de alterar a cor da luz, ou ainda definir uma temperatura de cor.
Qualquer dúvida, estamos ai!
Abs!
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03/02/2016 às 20:42 #119074
Melhorou bastante, já está em um bom nível!
É isso aí, tem milhões de objetos na Warehouse, coisas boas e muita coisa ruim, vc tem que dar uma selecionada!
O jp já explicou como utilizar os materiais (.vismat ou .vrmat), mas eu raramente uso esses materiais baixados da internet, pois tem realmente muita coisa ruim! Vc vai sofrer um pouco no começo, mas é muito mais rápido e prático vc editar na hora seus materiais ou criar sua própria coleção!
Quanto aos materiais com textura, vc tem que procurar texturas boas mesmo. Existem diversos sites que disponibilizam boas texturas, como o Sketchup Texture, mas antes de procurar nesses sites costumo pesquisar no google mesmo! É mais fácil encontrar em inglês, pesquiso da seguinte forma nome do material em inglês + seamless texture
Olha o resultado para carrara marble seamless texture
Além disso, parece que faltou reflexo no seu piso.
Quanto ao bump, pra complementar oq o jp falou, veja a explicação do victor3d no seguinte tópico:
https://sketchupbrasil.com/grupos/v-ray/forum/topic/cena-para-analize/#post-118835
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04/02/2016 às 14:19 #119086
Gente Obrigada mesmo ! @jpprezotti e @danielreple
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19/06/2017 às 09:42 #125320
Bom dia,
Procurei por um fórum que estivesse falando sobre a dúvida que tenho e não encontrei, então achei este que fala mais ou menos do assunto. Estou fazendo uma imagem usando a técnica da parede transparente, na imagem eu queria usar a iluminação natural também, mas quando eu ligo as sombras do sketchup a luz do sol passa pela minha parede transparente. Já fiz outras em que dava certo, e a luz só passava pela janela. Vou postar uma imagem abaixo para que vocês possam ver. Ps.: a imagem esta em baixa resolução. Se alguém souber e puder me ajudar. Obrigada! A 1ª imagem é com a parede transparente com a sombra ligada e a segunda com a parede transparente sem as sombras.
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19/06/2017 às 23:51 #125331
@mariaemiliamamprim, verifique se vc por acaso deixou a “back face” da parede pro lado de fora. Esta deve ficar voltada pra fora e é nesta que vc deve aplicar o material transparente!
No vray 3 não é mais preciso utilizar essa técnica, agora basta utilizar o VRayClipper, com explicado na matéria da nossa revista:
https://issuu.com/sketchupbrasil/docs/revista_sketchup_brasil-02/18
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20/06/2017 às 09:49 #125340
@danielreple Eu tentei isso, mas continua não dando certo. Sim, eu vi uns videos em que mostrava essa ferramenta, mas ainda não instalei essa versão por ter que ficar atualizando, porque ainda não é versão final do plugin. Mas obrigada.
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20/06/2017 às 15:44 #125345
@mariaemiliamamprim vc tentou apagar a parede e cria outra no lugar?
Outra coisa, cria um grupo separado pra essa parede. Ah, e nunca pinte um grupo, somente pinte as faces! (edite o grupo e pinte)
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20/06/2017 às 16:06 #125346
@danielreple Sim, depois que pediu pra eu verificar se estava pintando a backface eu refiz a parede, e pintei apenas a back face, mas mesmo assim não deu certo. Mas fui procurar a versão do V-ray 3.4 para baixar, estou usando ele agora, e usei sua revista pra aplicar o VrayClipper. Obrigadaa!!
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