V-Ray

Bump Map, não estou conseguindo usar!

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Autor
    473 Views Posts
    • #11262


      Participante

      olá usuáios..

      alguém pode me dar uma dica sobre como aplicar Bump maps??

      desde já agradeço!

    • #11264


      Participante

      cara, antes diga como esta fazendo !

    • #11265


      Participante

      cara, antes diga como esta fazendo ! (2)

      E espero que depois de ser ajudado, volte também para ajudar, e comentar em outros tópicos…
      Primeiro post já pedindo ajuda… tudo bem que vc pode estar começando agora, e ao procurar no google achou o fórum e se cadastrou para obter ajuda… afinal o fórum é pra isso mesmo.
      mas não faça como muitos que vem aqui só quando tem dúvidas para SUGAR.

      Abraço.

    • #11277


      Participante

      Corretissimo Andeciuala.
      Mas uma dica aos bump maps é você primeiro começar a trabalhar com os próprios mapas da textura que voce utilizou, mesmo que eles não sejam monocromaticos, como manda o figurino.
      Cara, vai fuçando, mexe, remexe, fuça, pesquisa, mas antes de qualquer coisa, TENTA, que é a forma mais fácil e a forma que você não vai esquecer de trabalhar, por mais o que o Andeciuala tenha falado possa ter soado um pouco agressivão, mas não se importe, a preocupação dele é que o forum bombe de questões e respostas mais e mais!!
      Vamo trabalhar cara, e se sua duvida persistir venha com imagens do que você está tentando para que a ajuda possa vir realmente, que perguntas largadas acabam que não são respondidas.
      Valheeeeu

    • #11292


      Participante

      Obrigado a todos pela atenção..

      Descupem pela dúvida, pois estou começando agora no Vray..

      Minha grande dúvida na verdade, é como fazer um telhado usando imagens como estas:

      http://www.cgpinoy.org/architectural-f3/bliss-type-apartment-t320-15.htm#5419

      ja procurei em muitos lugares, e tentei de muitas formas…porém sem sucesso. estou até começando achar que o problema é aqui no meu vray.

      Se alguém puder ajudar agradeço!!

      fiqm com Deus

    • #11295


      Participante

      Kra……..
      se for como exemplo desse site ai que você passou
      vc não conseguirá fazer bump mpa, pq a img disponível é uma displacement…..
      Ela da uma realidade maior que bump maps, mas ainda não parei pra aprender como fazer acho mais complicado….
      ………
      abraços….

    • #11298


      Participante

      Nandim discordo com vc, eu uso o mesmo mapa tanto para displacement quanto bump em muitos casos e outra se ele quer fazer o telhado ele vai fazer um displacement e nao o bump o bump ele pode fazer ate com aimagem do reflection nesse caso , ou seja fazer os dois . Displacement para modelar e bump para a textura , defeitos e etc !!

      mas em muitos mapas vc pode usar o mesmo mapa para bump e displacement

    • #11299


      Participante

      é phmeier tem razão, eu mesmo utilizo tanto para displacement quanto para bump , jhonathas vc ja criou um componente ou um grupo no material que vc quer utilizar o bump? pq se não, talvez seja isso que vc não esteja conseguindo criar a textura desejada

    • #11301


      Participante

      Kra………
      Como diz aquele ditado: “vivendo e aprendendo”……..
      E fico feliz por aprender mas essa novidade que eu não sabia……
      ………
      Eu tinha visto em algum lugar que eram distintas mas não sabia que poderiam ser utilizadas para o mesmo fim……

      Bem legal saber disso….vo passar um tempo re-testanto as imgs que tenho aqui depois que eu prender um poquinho mais sobre displacenemt…….
      ……..
      E foi mal ai pela dica errada……hehe
      E vlw por me corrigirem a tempo……..=)
      …….
      abração………

    • #11305


      Participante

      Assim, o que acontece é tipo, o displacement é para dar profundidade, uma dimensão e tal. o bump é mais para se dar uma pequena textura como a superficie de uma pedra, madeira, agua , chapisco de muro, vidro e etc. o mecanism o é diferente mas o mapa a ser usado pode se ro mesmo. por exemplo vc tem um piso de ceramica e tem o mapa do bump só para dar uma levantada nele. se vc usar esse mapa no displacement ele vai dar uma profundidade muito maior. geralmente o que é diferenciado é que o bump como pelo menos eu, uso mais para dar o relevo da textura ele é mais detalhado na face por exemplo, com variações de branco e preto e tal para sujar a superficie e bla bla bla … já o displacement mais caracteristio como esse da telha , que é para dar o relevo, a profundidade e tal já é branco no centro que é a parte elevada e preto onde deve ser fundo. é mais liso o mapa. se tivesse pontos pretos ou manchas pretas onde está tudo branco, seria feito um “rombo” na telha e tal ,, por alto é isso, , só estudando e fuçando pra sacar direito

    • #11310


      Participante

      caro vladsteps, valew pela dica…o que estava faltando era apenas criar o componente…obrigado a todos que responderam.

Visualizando 10 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.