V-Ray
Bump Map, não estou conseguindo usar!
- Este tópico contém 10 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos, 5 meses atrás por
jhonathas.
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27/10/2009 às 14:47 #11262
olá usuáios..
alguém pode me dar uma dica sobre como aplicar Bump maps??
desde já agradeço!
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27/10/2009 às 15:02 #11264
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27/10/2009 às 16:00 #11265
cara, antes diga como esta fazendo ! (2)
E espero que depois de ser ajudado, volte também para ajudar, e comentar em outros tópicos…
Primeiro post já pedindo ajuda… tudo bem que vc pode estar começando agora, e ao procurar no google achou o fórum e se cadastrou para obter ajuda… afinal o fórum é pra isso mesmo.
mas não faça como muitos que vem aqui só quando tem dúvidas para SUGAR.Abraço.
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27/10/2009 às 19:01 #11277
Corretissimo Andeciuala.
Mas uma dica aos bump maps é você primeiro começar a trabalhar com os próprios mapas da textura que voce utilizou, mesmo que eles não sejam monocromaticos, como manda o figurino.
Cara, vai fuçando, mexe, remexe, fuça, pesquisa, mas antes de qualquer coisa, TENTA, que é a forma mais fácil e a forma que você não vai esquecer de trabalhar, por mais o que o Andeciuala tenha falado possa ter soado um pouco agressivão, mas não se importe, a preocupação dele é que o forum bombe de questões e respostas mais e mais!!
Vamo trabalhar cara, e se sua duvida persistir venha com imagens do que você está tentando para que a ajuda possa vir realmente, que perguntas largadas acabam que não são respondidas.
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28/10/2009 às 17:12 #11292
Obrigado a todos pela atenção..
Descupem pela dúvida, pois estou começando agora no Vray..
Minha grande dúvida na verdade, é como fazer um telhado usando imagens como estas:
http://www.cgpinoy.org/architectural-f3/bliss-type-apartment-t320-15.htm#5419
ja procurei em muitos lugares, e tentei de muitas formas…porém sem sucesso. estou até começando achar que o problema é aqui no meu vray.
Se alguém puder ajudar agradeço!!
fiqm com Deus
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28/10/2009 às 18:44 #11295
Kra……..
se for como exemplo desse site ai que você passou
vc não conseguirá fazer bump mpa, pq a img disponível é uma displacement…..
Ela da uma realidade maior que bump maps, mas ainda não parei pra aprender como fazer acho mais complicado….
………
abraços….Quem Curtiu?
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28/10/2009 às 20:27 #11298
Nandim discordo com vc, eu uso o mesmo mapa tanto para displacement quanto bump em muitos casos e outra se ele quer fazer o telhado ele vai fazer um displacement e nao o bump o bump ele pode fazer ate com aimagem do reflection nesse caso , ou seja fazer os dois . Displacement para modelar e bump para a textura , defeitos e etc !!
mas em muitos mapas vc pode usar o mesmo mapa para bump e displacement
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28/10/2009 às 20:47 #11299
é phmeier tem razão, eu mesmo utilizo tanto para displacement quanto para bump , jhonathas vc ja criou um componente ou um grupo no material que vc quer utilizar o bump? pq se não, talvez seja isso que vc não esteja conseguindo criar a textura desejada
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28/10/2009 às 20:55 #11301
Kra………
Como diz aquele ditado: “vivendo e aprendendo”……..
E fico feliz por aprender mas essa novidade que eu não sabia……
………
Eu tinha visto em algum lugar que eram distintas mas não sabia que poderiam ser utilizadas para o mesmo fim……Bem legal saber disso….vo passar um tempo re-testanto as imgs que tenho aqui depois que eu prender um poquinho mais sobre displacenemt…….
……..
E foi mal ai pela dica errada……hehe
E vlw por me corrigirem a tempo……..=)
…….
abração………Quem Curtiu?
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28/10/2009 às 22:39 #11305
Assim, o que acontece é tipo, o displacement é para dar profundidade, uma dimensão e tal. o bump é mais para se dar uma pequena textura como a superficie de uma pedra, madeira, agua , chapisco de muro, vidro e etc. o mecanism o é diferente mas o mapa a ser usado pode se ro mesmo. por exemplo vc tem um piso de ceramica e tem o mapa do bump só para dar uma levantada nele. se vc usar esse mapa no displacement ele vai dar uma profundidade muito maior. geralmente o que é diferenciado é que o bump como pelo menos eu, uso mais para dar o relevo da textura ele é mais detalhado na face por exemplo, com variações de branco e preto e tal para sujar a superficie e bla bla bla … já o displacement mais caracteristio como esse da telha , que é para dar o relevo, a profundidade e tal já é branco no centro que é a parte elevada e preto onde deve ser fundo. é mais liso o mapa. se tivesse pontos pretos ou manchas pretas onde está tudo branco, seria feito um “rombo” na telha e tal ,, por alto é isso, , só estudando e fuçando pra sacar direito
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29/10/2009 às 10:31 #11310
caro vladsteps, valew pela dica…o que estava faltando era apenas criar o componente…obrigado a todos que responderam.
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