V-Ray

Bump Map, não estou conseguindo usar!

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Autor
    473 Views Posts

Participante

olá usuáios..

alguém pode me dar uma dica sobre como aplicar Bump maps??

desde já agradeço!

Participante

cara, antes diga como esta fazendo !

Participante

cara, antes diga como esta fazendo ! (2)

E espero que depois de ser ajudado, volte também para ajudar, e comentar em outros tópicos…
      Primeiro post já pedindo ajuda… tudo bem que vc pode estar começando agora, e ao procurar no google achou o fórum e se cadastrou para obter ajuda… afinal o fórum é pra isso mesmo.
      mas não faça como muitos que vem aqui só quando tem dúvidas para SUGAR.

Abraço.

Participante

Corretissimo Andeciuala.
      Mas uma dica aos bump maps é você primeiro começar a trabalhar com os próprios mapas da textura que voce utilizou, mesmo que eles não sejam monocromaticos, como manda o figurino.
      Cara, vai fuçando, mexe, remexe, fuça, pesquisa, mas antes de qualquer coisa, TENTA, que é a forma mais fácil e a forma que você não vai esquecer de trabalhar, por mais o que o Andeciuala tenha falado possa ter soado um pouco agressivão, mas não se importe, a preocupação dele é que o forum bombe de questões e respostas mais e mais!!
      Vamo trabalhar cara, e se sua duvida persistir venha com imagens do que você está tentando para que a ajuda possa vir realmente, que perguntas largadas acabam que não são respondidas.
      Valheeeeu

Participante

Obrigado a todos pela atenção..

Descupem pela dúvida, pois estou começando agora no Vray..

Minha grande dúvida na verdade, é como fazer um telhado usando imagens como estas:

http://www.cgpinoy.org/architectural-f3/bliss-type-apartment-t320-15.htm#5419

ja procurei em muitos lugares, e tentei de muitas formas…porém sem sucesso. estou até começando achar que o problema é aqui no meu vray.

Se alguém puder ajudar agradeço!!

fiqm com Deus

Participante

Kra……..
      se for como exemplo desse site ai que você passou
      vc não conseguirá fazer bump mpa, pq a img disponível é uma displacement…..
      Ela da uma realidade maior que bump maps, mas ainda não parei pra aprender como fazer acho mais complicado….
      ………
      abraços….

Participante

Nandim discordo com vc, eu uso o mesmo mapa tanto para displacement quanto bump em muitos casos e outra se ele quer fazer o telhado ele vai fazer um displacement e nao o bump o bump ele pode fazer ate com aimagem do reflection nesse caso , ou seja fazer os dois . Displacement para modelar e bump para a textura , defeitos e etc !!

mas em muitos mapas vc pode usar o mesmo mapa para bump e displacement

Participante

é phmeier tem razão, eu mesmo utilizo tanto para displacement quanto para bump , jhonathas vc ja criou um componente ou um grupo no material que vc quer utilizar o bump? pq se não, talvez seja isso que vc não esteja conseguindo criar a textura desejada

Participante

Kra………
      Como diz aquele ditado: “vivendo e aprendendo”……..
      E fico feliz por aprender mas essa novidade que eu não sabia……
      ………
      Eu tinha visto em algum lugar que eram distintas mas não sabia que poderiam ser utilizadas para o mesmo fim……

Bem legal saber disso….vo passar um tempo re-testanto as imgs que tenho aqui depois que eu prender um poquinho mais sobre displacenemt…….
      ……..
      E foi mal ai pela dica errada……hehe
      E vlw por me corrigirem a tempo……..=)
      …….
      abração………

Participante

Assim, o que acontece é tipo, o displacement é para dar profundidade, uma dimensão e tal. o bump é mais para se dar uma pequena textura como a superficie de uma pedra, madeira, agua , chapisco de muro, vidro e etc. o mecanism o é diferente mas o mapa a ser usado pode se ro mesmo. por exemplo vc tem um piso de ceramica e tem o mapa do bump só para dar uma levantada nele. se vc usar esse mapa no displacement ele vai dar uma profundidade muito maior. geralmente o que é diferenciado é que o bump como pelo menos eu, uso mais para dar o relevo da textura ele é mais detalhado na face por exemplo, com variações de branco e preto e tal para sujar a superficie e bla bla bla … já o displacement mais caracteristio como esse da telha , que é para dar o relevo, a profundidade e tal já é branco no centro que é a parte elevada e preto onde deve ser fundo. é mais liso o mapa. se tivesse pontos pretos ou manchas pretas onde está tudo branco, seria feito um “rombo” na telha e tal ,, por alto é isso, , só estudando e fuçando pra sacar direito

Participante

caro vladsteps, valew pela dica…o que estava faltando era apenas criar o componente…obrigado a todos que responderam.

Visualizando 10 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.