V-Ray
Canhão de luz no V-ray
- Este tópico contém 19 respostas, 7 vozes e foi atualizado pela última vez 10 anos, 9 meses atrás por
Rogério Penna.
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13/07/2010 às 20:08 #16855
Estou fazendo o projeto em que preciso de canhões de luz de led, tentei usando luz esférica e deformando, mas ainda não cheguei a uma boa solução, o que voçes me sugerem?
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13/07/2010 às 20:16 #16858
Mara, tenta postar alguma imagem do que você precisa.
Eu faria isso, criando fileiras de omni lights. Acho que daria certo..Quem Curtiu?
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13/07/2010 às 20:49 #16859
se você quer aquele efeito de de luz aparecendo o seu “rastro” ao longo da trajetoria, esquece, esse efeito se chama Volumetric Light e o Vray for Sketchup não possue essa opção, mas você pode fazer isso pelo PhotoShop.
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13/07/2010 às 20:52 #16860
Este eh o tipo de feixe de luz, quero uma luz bem focada que n estore na imagem… como eu aria isso, alguma dica de configuracao de luz?
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13/07/2010 às 20:53 #16861
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13/07/2010 às 20:55 #16862
marlonnz escreveu:
se você quer aquele efeito de de luz aparecendo o seu “rastro” ao longo da trajetoria, esquece, esse efeito se chama Volumetric Light e o Vray for Sketchup não possue essa opção, mas você pode fazer isso pelo PhotoShop.ah ;(
bem, de qualquer forma obrigada 😉Quem Curtiu?
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13/07/2010 às 21:01 #16863
Marlon, será que não tem algum mapa de opacidade com esse efeito? Algo parecido, ou até inventar quem sabe. Dae seria até facil de fazer..
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13/07/2010 às 21:06 #16864
se colocasse um bitmap diffuse com mapa de opacidade e emissive diretamente no SU, ficaria meio “Fake”, mas pelo Photoshop eu acho até mais facil, pois não teria a preocupação de UVWs do bitmap e tals…
abraços, mas se alguem tiver outra alternativa posta ae.
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14/07/2010 às 03:22 #16870
o vray para sketchup não possui volumetric light que é esse efeito aí, só vai conseguir no photoshop. Se não sabe mexer no photoshop para para alguém. Corporativismo é tudo. Ninguém faz nada sozinho sempre!
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15/07/2010 às 13:21 #16917
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15/07/2010 às 13:23 #16918
Fica um efeito interessante. Não sei se é bem isso o efeito do canhão de luz, mas fica legal.
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15/07/2010 às 15:21 #16921
Na verdade esse efeito é o Volumetric light (mas pelo PS hehhe), você pode se basear nesse tutorial para criar qualquer forma de volume de luz, e em qualquer cor tambem.
abraços
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15/07/2010 às 16:07 #16925
e se modelasse uma luminária comprida e estreita e dentro colocasse a iluminação … a luz não acompanharia o formato da luminaria ?
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15/07/2010 às 21:38 #16942
sim, acompanha, mas ela só aparece quando “bate” em algum lugar, no ar ela não é vista.
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16/07/2010 às 22:49 #17003
exatamente, e na vida real tb é assim. Vc nunca vê um feixe de luz, nem mesmo de laser, a não ser que ele bata em alguma coisa e os raios sejam desviados na direção dos olhos.
na verdade, vc não vê “a luz”, mas sim objetos iluminados por ela (humidade no ar de uma floresta, particulas de poeira em suspensão em um quarto, fumaça numa boate, etc).
os programas com volumetric light “falsificam ela”. E se for assim, não vejo problema de falsificar ela no photoshop.
se vc quiser um efeito impossivelmente real, crie as particulas de poeira, aos milhares, em 3D, em suspensão no quarto. Onde um raio de luz forte bater, em teoria, o render deveria mostra elas brilhando e criando o efeito de que vc “vê o feixe de luz”.
🙂
mas ainda acho q photoshop é a melhor maneira 😉
eu só iria sugerir MESMO usar volumetric light (em renderizadores que tem) se vc fosse fazer uma animação.
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16/07/2010 às 23:02 #17004
haha, só pra informar , não tentem criar o efeito real em casa.
no Sketchup, agora, criei um componente… uma face de 1mm vs 1mm always face camera pra ser o MAIS LEVE possível… copiei 5 mm pro lado e multipliquei por 500. Copiei todos os 500 5 mm pra cima e multipliquei por 500 novamente… demorou uns 3 minutos… e olha q só criei a “área de poeira”. Agora vou ter que criar o VOLUME de poeira… copiar todos esses 250 mil componentes e multiplicar por 500… hmmm… 125 milhões de componentes. Por alguma razão… acho que não vai dar certo 😀 😀
ok, esqueçam… o Sketchup travou nos 250 mil componentes hehehehe
tenho uma solução melhor… ao invés de fazer cada granulo de poeira um componente, vou fazer um bipmap com os pontos de poeira e transparencia… então a largura e altura vai ser bitmap, pego todo o bitmap e multiplico pela profundidade pra ter o volume da poeira.
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16/07/2010 às 23:10 #17005
tambem né, é suicidio fazer isso no SU, por menor que seja a mesh, se você copiar milhares dela ja dão Milhares de GEOMETRIA, ou seja, o SU vê a geometria “batendo” palma no portão e manda ela se … . uahsuhsauhasuhasuhsa… Zuera.
SU + muita Geometria = SUICIDIO do SU e do seu CPU pra ficar pensando tambem…
abraços e desculpe se soei mal
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16/07/2010 às 23:36 #17006
com bitmap dá para simular isso… mas é sempre melhor fazer no photoshop
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17/07/2010 às 11:31 #17009
é mesmo, valeu pela noção de realidade Andeciuala e aceshigh hahaha me perdi nisso…
pensei que se fosse se tivessem cor, as luzes sairiam pelos feixes e daria para ver porque eu faço isso no vray…
MAS… esqueci que sempre tem um muro ou uma parede sendo iluminada atrás rsrs
um grande abraço a todos!Quem Curtiu?
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17/07/2010 às 13:41 #17011
não soou mal… eu tentei fazer aquilo na brincadeira mesmo, só de teste maluco. Mas ainda vou tentar com um bitmap com pontinhos e transparencia… o melhor com bipmap é que os pontinhos podem ser até menores… e fica mais fácil fazer eles num fora de padrão com um noise (no Sketchup tinha criado uma reticula e de longe criava um efeito moire)
edit: não deu certo tb… agora não ficou pesado no Sketchup mas o VRAY não conseguiu renderizar os raios de luz atravessando através de 200 bitmaps com transparencia 🙂
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