V-Ray

Canhão de luz no V-ray

Visualizando 19 respostas da discussão
  • Autor
    1400 Views Posts

Participante

Estou fazendo o projeto em que preciso de canhões de luz de led, tentei usando luz esférica e deformando, mas ainda não cheguei a uma boa solução, o que voçes me sugerem?

Participante

Mara, tenta postar alguma imagem do que você precisa.
      Eu faria isso, criando fileiras de omni lights. Acho que daria certo..

Convidado

se você quer aquele efeito de de luz aparecendo o seu “rastro” ao longo da trajetoria, esquece, esse efeito se chama Volumetric Light e o Vray for Sketchup não possue essa opção, mas você pode fazer isso pelo PhotoShop.

Participante

Este eh o tipo de feixe de luz, quero uma luz bem focada que n estore na imagem… como eu aria isso, alguma dica de configuracao de luz?

Convidado

esse site mostra uma forma de se fazer isso pelo Photoshop, é bem facil, mas o tutorial está em ingles.

Abraços

Participante

marlonnz escreveu:
      se você quer aquele efeito de de luz aparecendo o seu “rastro” ao longo da trajetoria, esquece, esse efeito se chama Volumetric Light e o Vray for Sketchup não possue essa opção, mas você pode fazer isso pelo PhotoShop.

ah ;(
      bem, de qualquer forma obrigada 😉

Participante

Marlon, será que não tem algum mapa de opacidade com esse efeito? Algo parecido, ou até inventar quem sabe. Dae seria até facil de fazer..

Convidado

se colocasse um bitmap diffuse com mapa de opacidade e emissive diretamente no SU, ficaria meio “Fake”, mas pelo Photoshop eu acho até mais facil, pois não teria a preocupação de UVWs do bitmap e tals…

abraços, mas se alguem tiver outra alternativa posta ae.

Participante

o vray para sketchup não possui volumetric light que é esse efeito aí, só vai conseguir no photoshop. Se não sabe mexer no photoshop para para alguém. Corporativismo é tudo. Ninguém faz nada sozinho sempre!

Participante

Fiz um teste com o tuto que Marlon passou…Deu nisso..

Participante

Fica um efeito interessante. Não sei se é bem isso o efeito do canhão de luz, mas fica legal.

Convidado

Na verdade esse efeito é o Volumetric light (mas pelo PS hehhe), você pode se basear nesse tutorial para criar qualquer forma de volume de luz, e em qualquer cor tambem.

abraços

Participante

e se modelasse uma luminária comprida e estreita e dentro colocasse a iluminação … a luz não acompanharia o formato da luminaria ?

Participante

sim, acompanha, mas ela só aparece quando “bate” em algum lugar, no ar ela não é vista.

Participante

exatamente, e na vida real tb é assim. Vc nunca vê um feixe de luz, nem mesmo de laser, a não ser que ele bata em alguma coisa e os raios sejam desviados na direção dos olhos.

na verdade, vc não vê “a luz”, mas sim objetos iluminados por ela (humidade no ar de uma floresta, particulas de poeira em suspensão em um quarto, fumaça numa boate, etc).

os programas com volumetric light “falsificam ela”. E se for assim, não vejo problema de falsificar ela no photoshop.

se vc quiser um efeito impossivelmente real, crie as particulas de poeira, aos milhares, em 3D, em suspensão no quarto. Onde um raio de luz forte bater, em teoria, o render deveria mostra elas brilhando e criando o efeito de que vc “vê o feixe de luz”.

🙂

mas ainda acho q photoshop é a melhor maneira 😉

eu só iria sugerir MESMO usar volumetric light (em renderizadores que tem) se vc fosse fazer uma animação.

Participante

haha, só pra informar , não tentem criar o efeito real em casa.

no Sketchup, agora, criei um componente… uma face de 1mm vs 1mm always face camera pra ser o MAIS LEVE possível… copiei 5 mm pro lado e multipliquei por 500. Copiei todos os 500 5 mm pra cima e multipliquei por 500 novamente… demorou uns 3 minutos… e olha q só criei a “área de poeira”. Agora vou ter que criar o VOLUME de poeira… copiar todos esses 250 mil componentes e multiplicar por 500… hmmm… 125 milhões de componentes. Por alguma razão… acho que não vai dar certo 😀 😀

ok, esqueçam… o Sketchup travou nos 250 mil componentes hehehehe

tenho uma solução melhor… ao invés de fazer cada granulo de poeira um componente, vou fazer um bipmap com os pontos de poeira e transparencia… então a largura e altura vai ser bitmap, pego todo o bitmap e multiplico pela profundidade pra ter o volume da poeira.

Convidado

tambem né, é suicidio fazer isso no SU, por menor que seja a mesh, se você copiar milhares dela ja dão Milhares de GEOMETRIA, ou seja, o SU vê a geometria “batendo” palma no portão e manda ela se … . uahsuhsauhasuhasuhsa… Zuera.

SU + muita Geometria = SUICIDIO do SU e do seu CPU pra ficar pensando tambem…

abraços e desculpe se soei mal

Participante

com bitmap dá para simular isso… mas é sempre melhor fazer no photoshop

Participante

é mesmo, valeu pela noção de realidade Andeciuala e aceshigh hahaha me perdi nisso…
      pensei que se fosse se tivessem cor, as luzes sairiam pelos feixes e daria para ver porque eu faço isso no vray…
      MAS… esqueci que sempre tem um muro ou uma parede sendo iluminada atrás rsrs
      um grande abraço a todos!

Participante

não soou mal… eu tentei fazer aquilo na brincadeira mesmo, só de teste maluco. Mas ainda vou tentar com um bitmap com pontinhos e transparencia… o melhor com bipmap é que os pontinhos podem ser até menores… e fica mais fácil fazer eles num fora de padrão com um noise (no Sketchup tinha criado uma reticula e de longe criava um efeito moire)

edit: não deu certo tb… agora não ficou pesado no Sketchup mas o VRAY não conseguiu renderizar os raios de luz atravessando através de 200 bitmaps com transparencia 🙂

Visualizando 19 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.