V-Ray

Como "desativar" rebatimento de luz (ou suavizar)?

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  SAVIOGOMES 4 anos, 7 meses atrás.

• Autor
     |  628 Views Posts

Pessoal, venho trabalhando com móveis e estou criando cenas internas. Acontece que eu direciono a luz do sol no Sketchup, para que a mesma invada a cena pela janela (caso contrário a cena do Vray fica escura demais), porém gostaria de uma imagem menos marcada com esse rebatimento. O que posso fazer? Gostaria de um efeito de como se a luz não rebatesse em lugar algum, iluminasse o quarto todo uniformemente.

ta aqui o Link com a imagem:
    http://25.media.tumblr.com/10c2e27d1115b975538302db733d3a4d/tumblr_mlelqt4RIF1s7boeto3_1280.jpg

Se puderem me dar dicas também, eu agradeceria.

Obs.: Tenho uma máquina mais ou menos e não posso criar renders muito demorados pois neste ramo preciso entregar os projetos o mais rápido possível.

Obrigado pessoal!

Diminuir a intensidade do SOL. E colocar retangulos de luz invisiveis para iluminar o ambiente como se fosse o sol.
    O sol continua entrando, mas o que ilumina mais é o retangulo.
    Agora é estudar, testar, estudar…estudar…estudar…estudar…estudar…estudar…estudar…estudar…estudar…

Eu me considero iniciante, e as vezes faço umas 30 imagens até chegar no resultado satisfatório.
    Não existe receita de bolo!

Uma outra forma de fazer isso é usar HDRI com altos valores, tipo 400, 500…

Se eu colocar valores altos pro HDRI a cena não fica estourada? Devo controlar com o F number?

Abraço!

Exatamente como o Rudy falou Leandro…

estude, estude e estude, é a melhor forma de aprender..
    faça testes e mais testes, diminua a qualidade do render para os testes, assim poderá testar a iluminação com mais rapidez…

se não queres o sol entrando no quarto, mude o mês e aumente o environment para que ilumine mais o ambiente, ou se queres manter o sol entrando diminua o environment e controle com o f-number, está bem facil de resolver esse problema, só requer um pouco de estudo..

outra opção é fazer como o Rudy comentou, colocando rec light na janela…

flw
    abraço!

Se vc colocar valores altos pro HDRI somente em “GI”, provavelmente não vai ficar estourado, mas cada caso é um caso, vc vai ter q fazer os ajustes!
    Como os outros falaram… muito estudo! Sem isso vai chegar apenas em resultados regulares!

Abraço

é bem verdade o que o Rudy disse, agora mesmo etou faz umas 4 horas na mesma cena, testando as configurações até chegar no resultado satisfatorio.

Pessoal, só uma coisa:
    Quando vocês falam a respeito de HDRI, vocês estão falando da aba Environment?

Muito obrigado pelas dicas pessoal!

Pessoal, acho que sou um dos unicos chatos que falo pro pessoal ler o manual do Vray pra Sketchup e seguir os tópicos.. Leadnro Teixeira, lá no manual tu consegue explicaçao inicial para quase tudo no options do vray, Phisical Camera e Enviroment por exemplo… Sobre o Enviroment, quando nao quero sol entrando eu desligo o mapa na Sky Ligth e deixo a cor branco com intensidadade dependendo do ambiente, isso exclui o uso de rec ligth, que pesa no render, principalmente quando se quer tirara o granulado. Quando tem sol entrando uso rec ligth dificilmente, estude o color maping, ele é muito importante em cenas internas… ESTUDE!

Abraços

Você deve fazer login para responder a este tópico.