V-Ray

Como encaixar dicroica no gesso

• Este tópico contém 18 respostas, 11 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 6 meses atrás por Anônimo.
Visualizando 18 respostas da discussão
  • Autor
    598 Views Posts

Participante

Olá pessoal,

Esse é meu primeiro topico, antes de mais nada quero dizer que já efetuei buscas no forum, achei tópicos semelhantes a este, mas no meu caso sem solução aparente.

Fiz um retangulo com as medidas da minha sala (apenas testes sem mto detalhes) para criar o gesso rebaixado. Fiz os gessos com retangulos menores e finos (conforme print, não sei se é a forma correta). Acontece que quando tento aplicar um componente dicroica a luz não sai no render. E se eu renderizo apenas a dicroica a luz aparece. Vocês sabem o que posso estar fazendo de errado?
      Segue alguns para visualizarem melhor.

By thiagopadilha at 2010-01-08

Abraços

Participante

Pessoal,

Como ninguém deu sinal de luz, aí vai!

Consegui resolver, não sei se é da forma mais fácil. Quando fiz o “gesso” eu não recortava os circulos para encaixar a dicroica pois pensava que o material da dicroica se uniria ao do gesso e não fosse necessário recortar manual. Pensei errado.
      Acabei de recortar os circulos de cada dicroica, encaixei e renderizei. Resultado abaixo.

Existe alguma forma diferente dessa manual para construir luz no gesso?

Participante

Fala, Thiago.

Bem, vou dizer o que eu acho (e acredito que os outros usuários mais experientes também acham).

Acho que a sua solução já responde o seu problema e o de vários outros usuários novatos. O problema não está no render, mas na modelagem. Você está atropelando os processos, querendo fazer render sem nem mesmo saber modelar direito, sem conhecer o SketchUp, suas características mais básicas. Colocar um bloco de luminária embutida no plano do gesso, não fura o plano. Isso é básico.

Tem que entender que o objetivo principal do SketchUp NÃO É O RENDER. Render para SketchUp é coisa recente. Os renderizadores criados para interagir com SketchUp foram criados muito depois dele. O SketchUp sozinho já supre necessidades de forma magnífica! Eu mesmo apresentei projeto final de faculdade só com SketchUp puro e o resultado foi super elogiado. Na época (ainda no SketchUp 4, com o 5 recém lançado), nem se ligava pra render, pois o aspecto de ilustração já se mostrava lindo e era uma novidade no meio da arquitetura.

Não adianta achar que o render faz milagre. Inclusive, se a modelagem não for boa, ele pode piorar o trabalho.

Por isso que eu acredito que ninguém tenha respondido sua questão, pois é um pouco desanimador quando a gente pensa que para ensinar algumas soluções, a gente tem que ensinar um monte de outras coisas básicas que o cara não sabe. Quando alguém ia imaginar que um usuário que já está arriscando fazer imagens fotorrealistas não saberia que se não recortar o plano do gesso a luz não passa? Fica complicado.

Então, fica a minha sugestão. Procure, antes de mais nada, criar modelos e imagens lindas com o SketchUp puro. Modele, modele e modele mais um pouco, antes de tentar estudar render. Pois corre o risco de alguém querer tirar uma dúvida sua sobre render, e você não saber o básico da modelagem.

Certo? Fica aqui o meu puxão de orelha e a dica. Pois, acredito eu, que mesmo quando fazemos alguma coisa por simples hobby, é interessante que se faça da maneira correta.

Abraço, e boa sorte nos seus estudos.

Participante

Ola Thiago
      meus parabéns, tinha uma dúvida, foi a luta e achou a solução para o seu problema. Mérito seu.
      E acredite no que o Lexqui falou sobre a modelagem, é a mais pura verdade.

Participante

Maravilha…encontrei resposta apenas procurando aqui no forum.

Participante

Nilson Silva, que bom que conseguiu encontrar o que procurava. Mas não ressuscite tópicos antigos !

(:

Participante

Pq?

Participante

hybryt escreveu:
      Nilson Silva, que bom que conseguiu encontrar o que procurava. Mas não ressuscite tópicos antigos !

(:

Tb pergunto pq? é uma oportunidade de quem ainda não leu o topico ou postou alguma coisa nele e nao acompanhou depois rever…mas acho valido principalmente pra galera nova do site…que as vezes nem sabe que precisa saber sobre esse tema..

Participante

Faço a mesma pergunta Hybryt : Por que ?
      esses dias eu também “ressucitei ” um tópico do DErcole, não podia ? 😀
      Pois é , tirei uma duvida lá !

Participante

lexqui
      Obrigado por sua franqueza
      Concordo plenamente contigo
      “Pessoal, para vir a ser avançado é preciso um dia ser básico”
      Abraços e sucessos

Participante

Putz…esta resposta do Hybryt foi desanimadora…

Daqui a pouco os novatos como eu, ficarao ate com medo de fazer o login pois, pode ter horario pra isso e etc…

Participante

Nilson, não esquenta não, quem manda aqui é o Fernando Padão e Marlonn Zanela (moderadores) qualquer outro que pareça ser, é mera coincidência, não leve em conta.
      Tabata, tanto é que o tópico que vc “ressuscitou” serviu para a Sra Towers e outros.

Participante

Engraçado é que eu mesmo não lembrava desse puxão de orelha…rsrs

Participante

Faço minha a pergunta: Porque? um tópico nunca esta morto e deve ser movimentado, o errado é criar um novo quando já existe um sobre o mesmo assunto.

Participante

Eu como novato estou sempre procurando os topicos anteriores para as minhas duvidas ainda mais que agora é que estou começando a aprender a respeito de iluminação e como aplicar as IES em meus trabalhos e tudo graças aos topicos antigos, só acho estranho nosso amigo já está entrando na parte de renderização sem entender como funciona a modelagem, adiantadinho ele hein rsrs.

Participante

arqpadao escreveu:
      Faço minha a pergunta: Porque? um tópico nunca esta morto e deve ser movimentado, o errado é criar um novo quando já existe um sobre o mesmo assunto.

Tb acho isso…de nada adianta 10 topicos com o mesmo tema…informação dispersada…..concentrada num…fica facilmente acessivel, acho que os novatos ou quem duvidas, tem mais é que ressuscitar os topicos antigos mesmo…

Participante

ai Nilson , não dê bola não ! o/
      como disse o DErcole , que manda aqui nessa casa é o Padão e o Marlonn ! 😀
      siga seus estudos de boa e sempre ressucite tópicos antigos , eles sempre servem , até pq o pessoal sempre pede para q não faça tópicos novos , dos assuntos que já existem ! 😀

Participante

Agradeço a compreensao de vcs.

Tabata,

Justamente isso. Vcs nao tem nocao como estou apreendendo com topicos antigos. Obviamente que nao agradecerei em todos os topicos porque senao, me tornarei um chato.

Um abraço!

Convidado

Ae Hybryt, eu venho acompanhando sua participação no forum, e vejo que tu posta coisas sem nexo algum (seja para o topico ou para com o forum), desculpe o uso da frase mas “acha que sabe de tudo, mas quando tenta falar coisas tecnicas sobre os softer só fala besteira”.

Tu ja me mandou uma MP se desculpando por ter “tretado” comigo aquela vez, eu te mandei outra tambem, só que vejo que tu não melhorou né ?

Se topicos antigos não são importantes para nada, então pra que mante-los no server do forum ? porque não simplesmente deleta-los ?
      Meio infeliz o seu post né cara ?

Qualquer um pode postar em topicos antigos, “ressuscitando-os”, mas desde que seja do conteudo do topico ou simplesmente para agradecer.

Agora pensa, um individuo que está muito agradecido com um topico vai criar outro só para agradecer ao autor do mesmo ? Não né ?!

Não tente ser um moderador, se quer contribuir para o forum e ajudar a moderação, faça igual eu fiz antes de ser moderador, faça como o D”Ercole e outros estão fazendo, ajude sem atrapalhar.

Essa discussão acaba aqui, não quero que saiam do assunto do topico.

Se tiverem mais considerações a fazer, façam por PM (personal messenge), crie um topico para que debatemos esse assunto mas que não se torne um topico de briga, pois se não eu, ou o Padão, serei obrigado a apagar sem dar nenhuma satisfação para ninguem.

Vou conversar com o padão depois para ver se as mensagens a partir do Hybryt até essa minha serão apagadas.

Não tornem o forum um lugar para descontar a raiva do dia-a-dia, para descontar seus problemas suas magoas ou revoltas.
      Se está assim, saia, fique um tempo sem postar até se recuperar.

Abraços, espero que entendam.

Visualizando 18 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.