V-Ray

Como mapear texturas no novo Vray?

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    1549 Views Posts
    • #16497


      Participante

      Olá pessoal estou com umas dúvida, como fazer o mapeamento de texturas no novo vray? no antigo importavamos a imagem como textura aplicavamos no objeto e depois com o botão direito em cima do objeto criavamos um nov material e pronto! o mapeamento estava feito poderia colocar difuse e tal, mas esse procedimento não funciona no vray novo tentei vários modos mais nao deu certo. alguem sabe como fazer? nao gosto muito de fazer o “metodo de indio” ir diminuindo os valores no UVWgenchannel até conseguir! abçs a todos!!

    • #16498


      Convidado

      a partir da versão 1.05.30 (03 sei lá) os materiais ficam no Bucket paint do SU, aqui no forum há varios lugares falando sobre isso, ou seja, todos os materiais que você colocar pelo SU (seja bitmap ou cores, ou até materiais do SU mesmo) eles são automaticamente linkados para o Vray, e você pode regular o tamanho pelo proprio SU mesmo.

      abrass

    • #16499


      Participante

      sim, mas minha dúvida nao é essa, exemplo: vamos dizer que eu queira fazer um tapete branco com displacement, ok? antes eu importava uma textura como uma grama por exemplo para dar o revelo mapeava o tamanho desejado no objeto “tapete”, dae em cima deste objeto eu clicava com o botao direito e selecionava a opção criar um novo material, (nao em linkedmatirial), entao colocava no difuse a cor branco e no displacement o mesmo material de grama que mapeaei no obejeto e pronto! o tapete estava lá, sem precisar ficar fazendo tentativas no u , v e no repite do material, no vray novo esse processo nao funciona, queria sabe se existe outro modo? abçs

    • #16500


      Convidado

      há outros modos sim, por exemplo:
      Você mapeia o objeto e no material editor (vei ter o nome da imagem que você utilizou, como material) e você pode criar outro layer Diffuse e colocar o primeiro diffuse (o que está com o bitmap) com 100% de transparencia, ou até uns 95% ou 90% se você quiser um shadding, aí você coloca o Branco na cor do diffuse e coloca o Displacement desejado; outra forma é você usar o Blend: vá no M do diffuse do material a ser editado e coloque para Blend (ou uma forma mais rapida, coloque uma cor branca na imagem no Paint bucket do SU, ele vai automaticamente criar um Blend) e coloque um valor de .95 até 1 no Ratio, e coloque a imagem no A e a cor desejada no B.

      abrass, se não der certo fala o que não deu.

    • #16501


      Participante

      VALEU!! Marlonnz gostei da dica da transparencia no difuse funcionou corretamente agora posso editar e rotacionar ou posicionar a textura que fica mapeado certinho! valeu mano quebrou um galhão depois vou postar a cena pra voce avaliar abçs mano!!!

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