V-Ray

Computador travando/lags em renderização por CPU

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Autor
    224 Views Posts
    • #462096


      Participante

      Bom dia, pessoal!

      Comprei um desktop XPS 8940 da Dell com as seguintes configurações:

      Processador Intel(R) Core(TM) i7-10700 CPU @ 2.90GHz 2.90 GHz
      Windows 11 Home Single Language
      Placa de vídeo NVIDIA® GeForce® RTX™3060 com 12GB de GDDR6
      Memória de 16GB
      SketchUp versão Pro 2020
      VRAY versão Next

      Ao começar a utilizar a máquina, não me deparei com nenhum problema de renderização, tanto interativo, quanto normal. Porém, percebi que em outros projetos e após algumas atualizações do Windows, o VRAY começou a apresentar travamento total da máquina, só voltando muitos minutos depois. O mouse fica impossibilitado, o computador não responde e afins.

      Comecei a fazer alguns testes: eu estava sempre usando a CPU como renderizador, tanto para interativo, quanto para render final. Para eu conseguir utilizar a máquina enquanto o VRAY renderizava, eu precisava soltar o render e ir para uma outra janela para que o computador não travasse, porém esse não é um procedimento correto e sadio para se utilizar.

      Testei agora com a renderização por GPU e pelo CUDA. A máquina opera normalmente, não trava, porém eu vejo que o render sai em baixa qualidade quando comparada à renderização por CPU.

      Também comecei a monitorar como os componentes se comportavam durante a renderização através do Gerenciador de Tarefas. Quando renderizo apenas por CPU, ela fica 100% utilizada. Quando renderizo por CUDA ou GPU, existe um equilíbrio, mas as porcentagens ficam em torno de 70% para CPU e 93% para GPU.

      Gostaria de saber se existe algo que eu possa fazer para melhorar esses índices, se isso está correto ou como posso conseguir renderizar normalmente por CPU sem passar por esse processo estressante de travamento da máquina. Agradeço a atenção de todes.

    • #462100


      Participante

      Atualização: eu estava testando o interativo e o render por CUDA e GPU em um arquivo novo com uma cena básica que baixei da 3D Warehouse. Funcionou bem.

      Quando fui voltar para meu projeto, que está mais pesado, com IES Light e afins, o render interativo por GPU deixou o computador lento e com uso de 99% da memória. Ou seja, basicamente a mesma situação da renderização por CPU. Estou frustradíssimo rsrs

    • #462276


      Participante

      @arqvini Tudo joia? vamos lá, Pelas configurações do seu pc n era pra existir travamento realmente porém vamos a alguns pontos:

      O pc tá otimizado para uso de programas graficos? Como tá a configuração da placa de video e do setup do processador que possui placa integrada, outra coisa é que eu tô achando baixa a frequencia do teu processador, e como o render com vray utiliza boa parte do processamento dele a causa pode estar ai, eu uso um I7 com 3.60GHZ e consigo trabalhar normalmente com vray usando uma placa de video quadro k 2000.

      • #462277


        Participante

        Oi, Allan! Vou bem e você? Muitíssimo obrigado pela sua resposta!

        Eu não fiz nenhuma configuração especial na placa de vídeo. Quando comecei a usar a máquina e instalei os programas, entrei nas configurações da NVIDIA para dizer ao computador que gostaria que programas como SketchUp e Vray rodassem nela, para alta performance. Se quiser, posso tirar print de como está a configuração atual para o VRAY, por exemplo.

        Sobre a frequência do processador, não tinha reparado nisso. Isso me preocupa, porque investi nessa máquina da Dell em novembro e não esperava estar tendo esse tipo de situação. Estou levemente desesperado porque estou tentando buscar soluções que eu possa otimizar o PC para esse uso.

    • #462477


      Participante

      Tenta dar uma configurada no pc em geral pra reduzir o consumo de memoria e processador, ai depois testa pra ver como ele se comporta.

      • #467079


        Participante

        Oi, Allan! Muitíssimo obrigado pelas suas respostas.

        Onde exatamente eu posso reduzir o consumo desses itens?

    • #467570


      Participante

      Vc clica no menu do windows e digita desempenho, dai vc vai em ajustar aparencia e desempenho do windows, desmarca tds os itens e deixa só mostrar miniaturas ao invés de icones, depois vai no gerenciador de tarefas e verifica os programas que se iniciam com o windows, alguns deles podem ser desativados, pra o windows iniciar mais leve, depois vai em msconfig, em serviços marca a opção ocultar serviços da microsoft, nessa tem alguns serviços que n podem ser desativados tbm ai vc verifica o que é util ou n, tipo se vc usa o Autocad n pode desmarcar o flexnet se n dá problema de licensa, depois é só reiniciar o windows que ele já abre mais leve.

Visualizando 4 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2022 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.