V-Ray

Críticas/dicas para melhoria de render

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Autor
    170 Views Posts

Participante

Boa tarde a todxs!!

Gostaria muito de saber a opinião de vocês sobre como posso melhorar meu render… Geralmente uso as mesmas configurações gerais, claro que varia de projeto para projeto. Gosto dos resultados mas quase sempre ainda acho muito “artificial”, “duro”… Não sei o que mais posso fazer…

Desde já muito grato!!

Participante

Alguém??

Mestre

@krisbrn, realmente o render tá meio duro!

Vamos lá, algumas sugestões:

• o principal em uma cena é sempre a modelagem. Alguns dos blocos aí não são muuuito bem modelados, mas se não encontrar um bom o suficiente do que vc precisa e não souber modelar, não tem muito oq fazer mesmo. Essa plantinha, por exemplo, que está mais no alto nessa estante, tá com um aspecto bem repetitivo das folhas, acho que vc encontra fácil um bloco melhor;
      • As gavetas desse móvel, em frente às cadeiras de cabeleireiro, estão muito coladas no mesmo. Afasta elas alguns milímetros do móvel para não juntar no render;
      • Suavize as arestas dos pufes;
      • Coloque texturas em alguns materiais, para tirar esse aparência uniforme e dar aquele toque de imperfeição que existem nos materiais no mundo real;
      • Agora o principal que acho que está dando essa cara de dureza, sua iluminação está toda uniforme, como se todas as partes do ambiente estivesse sendo iluminadas igualmente, quase que como se o ambiente todo emitisse luz própria, isso acabou totalmente com as sombras e a naturalidade da iluminação. Provavelmente vc está utilizando várias luzes do v-ray distribuídas pelo ambiente emitindo bastante luz para lugares onde não condis com o posicionamento das luminárias. Tente usar somente luzes correspondentes ao que está no projeto e, vez ou outra, colocar só uma ou outra luz “artificial” bem discreta quando realmente vc estiver com muitas dificuldades com partes muito pouco iluminadas no ambiente;
      • Uma outra consequência desse excesso de iluminação foi o piso que ficou todo estourado de luz;
      • Por fim, uma pós bem trabalhada sempre cai bem! Posso fazer um exemplo em uma de suas imagens?

Participante

Muito obrigado pelos toques Daniel!!

Eu provavelmente tenha colocado muitas spot lights pra poder ter estourado assim… vou tentar consertar. Quanto a pós eu agradeceria muito se fizesse esse exemplo, pois eu até faço em algumas imagens mas ainda sinto a dureza… melhoro a exposição, contraste, curvas, níveis e as vezes a nitidez mas mesmo assim… se vc puder quando postar a imagem cita mais ou menos no que você mexeu, para eu ver se posso incrementar algo a mais nos meus.

obrigado novamente!!

Mestre

@krisbrn, segue a pós que fiz em uma das imagens.

O que  fiz no PS:

• Dupliquei a imagem;
      • Aumentei um pouco o contraste com a ferramenta “Curvas”;
      • Diminui a exposição, em um nível onde achei que ficariam legais as partes menos iluminadas;
      • Apaguei as partes que queria deixar as partes mais claras (expondo a camada de baixo, que é a original que está com a iluminação bem forte em tudo), utilizando a ferramenta borracha com a dureza no mínimo;
      • Voltei para a camada onde a imagem original estava e copiei somente as telas das tvs e colei por cima de tudo, deixando elas com a exposição original da sua imagem;
      • Copiei também as luzes dos spots e criei uma nova camada para estas, para também deixar com mais exposição;
      • Dupliquei essa camada com as luzes e, editando a debaixo, desfoquei a mesma para dar o efeito de brilho;
      • Mesclei todas as camadas;
      • Dei uma leve esquentada na imagem, aumentando a quantidade de amarelo nos realces da ferramenta Equilíbrio de cores.

Tive que trabalhar um pouco mais dq costumo na correção da iluminação por causa dessa iluminação toda homogênea.

Senti falta tb de um reflexo nesse piso. Não sei se estava com reflexo e essa luz estourada acabou com tudo ou se vc deixou sem mesmo.

Participante

Poxa Daniel, ja deu uma boa diferença!! Ficou bem mais contrastado e menos estourado. Eu refarei esse render com menos luzes e vou tentar dar uma qualidade melhor também. Quanto ao piso eu coloquei bastante reflexo sim, o problema provavelmente foi a questão das luzes. Muito obrigado novamente!!!

Visualizando 4 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.