V-Ray

Dispersão espestral

Visualizando 18 respostas da discussão
  • Autor
    589 Views Posts

Participante

Olá a todos, alguém sabe como fazer o efeito de dispersão espectral? Só para esclarecer dispersão espectral é quando o objetos tranlúcidos dispersam a luz branca nas cores do arco-íris, como na imagem abaixo.Tentei fazer de diversas formas e não consegui. Até encontrei o tutorial que o lexqui fez desse efeito para um cd, mas para outros objetos (copos, pedras preciosas) não dá muito certo. O único renderizador que vi fazendo isso automaticamente foi o Brazil for Rhino.
      Valeu pela atenção e um abraço a todos.

Participante

Olá kra tudo bom? O vray para sketchup não tem esse recurso, se não me engano o kerkythea tem.

Participante

Olá professor Andeciuala (aprendi vray com seu dvd hehehe), valeu pela informação, pelo que vejo vou ter que aprender a usar o kerkythea hehehe.

Participante

Rapaz, há algum tempo eu postei uma maneira de simular dispersão espectral, só que por reflexão, como acontece em cds, por exemplo.

http://www.sketchupbrasil.com/modules/xforum/viewtopic.php?topic_id=1406&forum=1&post_id=5446#forumpost5446

Agora, da forma que vc está querendo, eu nunca tentei fazer. Pelo que pesquisei no 3D1, o VRay ainda não apresenta suporte ao recurso, nem mesmo para 3dMax. Mas, de repente, com algum método obscuro pode ser possível. Vou pesquisar uma forma de simular.

E independente disso, o Photoshop pode ser uma maneira de fazer, mas requer alguma habilidade.

Agora, se tiver disposição para estudar um outro render e achar interessante fazer isso, mãos à obra.

Valeu!

Convidado

para simular o caustic com disperção, você primeiro faz como se fosse fazer um vidro (aplicando reflexão e refração) depoi no campo da transparency coloque totalmente branco e mapeie com um bitmap com as 3 cores naturais RGB, estilo aquelas tvs antigas quando saem do ar mas ao invez de varias cores utilize somente as 3 (vermelho, verde, azul), e aplique no material. no parametro de configurações do vray coloque “on” no caustic e coloque 500 no max photons, 2 no multiplier, e deixe igual o resto. renderize a cena com uma luz omni ou rectangular, perceba que ha uma “disperção” mas o material esta com o mapa utilizado, mas não se preocupe. apos renderizado vá ao parametro de caustics novamente e salve o mapa de caustic, apóes salvar selecione no MODE “from file” e coloque o mapa de caustic que você salvou anteriormente, vá ao material editor e faça um material de vidro ou o desejado, mas só que agora sem mapa algum, somente reflexão refração e diffuse (se quieser), importante, não marque o affect shadows nem o alpha, pois se marcar não aparecera muito o caustic, aplique esse material ao objeto anterior e renderize novamente, veja que ele agora possue uma pequena “disperção”.

espero ter ajudado, eu sei que não é uma solução otima, foi a forma que eu encontrei de faze-lo. abrass e até.

se alguem melhorar ou resolver o problema poste aí.

Convidado

obs: os tester foram feitos no vray 1.05.30 e sketchup 7.1.6087

Participante

kra que legal, posta aí os resultados do seu teste pra gente ver… Abraço.

Convidado

esses testes estão super simples, e meio escuros, talvez não de para ver direito o efeito, mas isso depende da tela. depois eu posto um resultado mais claro, ou se alguem se candidatar a fazer outros testes e postar aí, a vontade

Convidado

amanha se possivel, eu posto outra com mais intensidade no efeito

Participante

Fala, Marlon.

Não consegui entender muito bem onde entram os mapas utilizados para a sua simulação de dispersão espectral. Quando puder, tente mandar mais imagens, principalmente das configs do material, para que a gente possa entender e testar a sua solução, ok?

O interessante do VRay é isso. Tem tantas configurações que ele dá margem a soluções criativas para os efeitos que ele não suporta.

Convidado

então Alex, hoje eu só pude entrar no forum agora pois estou com 2 modelos de casa para modelar e renderizar e o prazo é amanha… se amanha eu não estiver ocupado eu faço imagens e explico melhor, falow ?

Convidado

Convidado

então galera, só pra enche o saco de vocês mais um pouco com minhas “soluções” toscas…
      me peguei um dia desses pensando em uma possibilidade de haver as cores no proprio objeto ao invez de somente no caustic. e esse foi o resultado:

aqui esta a imagem usada:

aqui esta o resultado.

como sempre, minha intenção é ajudar. por favor falem se isso esta sendo importante, construtivo, ou esta sendo nada avê e ruim. póis se estiver sendo ruim me falem, porque dai eu paro de fazer os “testes”, e me concentro em outras coisas.

falow

Participante

Marlonnz
      Se esta é a maneira correta, não sei, mas no minimo é uma forma de fazê-lo.
      E seu esforço em pesquisar e apresentar aqui seus testes já é sensacional. Tudo vale a pena quando se quer aprender algo e o esforço empreendido já é nota dez.
      Valeu
      Meus parabéns.
      Já que gostas disso, tem um tópico em tutoriais – Vray Options
      Esta precisando de comentários, se quiseres colaborar, matenha a sequência.
      obrigado

Convidado

Então galera.

Eu retiro TUDO que eu disse sobre o Vray não possuir disperção espectral.

Mas somente na versão 1.48.93 possue a opção “Dispersion”.

Eu fiz esse misero teste ae só para testar, somente com luz solar e sem caustics (amanha talvez eu faça com caustics).

Eu só habilitei o Dispersion e renderizei (o Dispersion fica no Layer de Refraction).

Abraços e cara, o Vray 1.48.93 TA MUUUITO FODÃO !!! A ASGvis ta fazendo milhagres !

Convidado

Acho que HOJE não é AMANHÃ do dia que eu postei o post a cima, mas ta valendo ainda…. hahahah

Fiz um teste com caustics, eis o resultado:

P.S.: quando se ativa a opção Dispersion no layer Refraction, a mesh que contem tal material fica totalmente verde, então eu fiz esse render da seguinte forma:

1º renderizei com Dispersion e o Caustics Effect configurados, dai ele criou o caustic com dispersion, mas com a mesh totalmente verde;

2º Salvei o mapa de Caustics e coloquei como From File;

3º Desabilitei a opção Dispersion e então renderizei.

Só isso.

Ah, a versão do Vray é a 1.49.01.

Abraços

Participante

testarei..rsrs

Participante

Q doideira hein…. o Marlonn tb só não faz chover nesse v-ray…rs

Participante

Vai saber Roger. ahuahaua..
      Boa dica marlonn

Visualizando 18 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.