V-Ray

Dúvida com o Vray – Bump & Displacement

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Autor
    470 Views Posts

Participante

Comecei a utilizar o Vray para conseguir uns renders no sketchup, mas tenho tido muitas dúvidas sobre as funções que este oferece sendo que umas delas são:

– Para que servem em concreto os valores GAMMA [bitmapbuffer] e ALPHAMULTIPLIER [texbitmap] quando se utiliza a opção BUMP ou DISPLACEMENT? Qual a sua função e relação entre eles? Como influenciam eles depois o valor que se dará ao BUMP ou DISPLACEMENT?

– É que quando uso o BUMP ou DISPLACEMENT, os valores são sempre colocados um bocado à sorte porque não entendi ainda a sua função o que depois leva a resultados fracos e decepcionantes. Existe algum dicionário que explique cada comando?

Muito Obrigado!

Versão Sketchup: 8.0.3117
      Versão VRay: 1.48.91

Participante

Ninguém me pode ajudar?

Participante

Calma garoto, a galera aqui está sempre disposta a ajudar… Aguarde! Abraço

Participante

Eu acho que alterações nesses parametros não fazem grandes diferenças no resultado. Um deve ser correção do Gamma (mais ou menos brilho na imagem) e o outro intensidade do canal alpha.
      Mas eu to chutando… Só alguem tipo o Andeciuala pra explicar direitinho…

Participante

Ola,

o gamma serve sempre pra corrigir os tons de imagens, que normalmente já são corrigidos por alguns monitores e softwares para exibirem de maneira correta e fiel ox pixels. Acontece que nem sempre o vray e outros renderizadores conseguem fazer isso perfeitamente, por isso existe esses tipos de ajuste. Se nao me engano, o gamma corrige pela saturação de imagens e não pelo HUE (se nao me engano), ou seja, ele deixa mais intenso (brilhante) e menos escuro. O gamma vai de 1.0 a 2.2, então valores fora desses limites não devem ser usados (diz a chaosgroup). Vi em vários lugares a recomendação de usar 2.2 para uma correção boa.

O alpha multiplier sinceramente não sei.

Visualizando 4 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.