V-Ray

Dúvida – Controle de luz e sombra do sol

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    • #71570


      Participante

      Olá pessoal!

      Desculpe se for uma dúvida besta, mas como sou iniciante peço que peguem leve, rs…

      Estudando um pouco as luzes artificiais do V-Ray, percebi que existe uma opção na maioria dessas luzes, chamada Shadow Radius, que deixa as sombras dos objetos mais “desfocadas”, “borradas”. Outro parâmetro chamado penumbraAngle desfoca o contraste entre a luz e a sombra. Até aí ok.

      As imagens abaixo ilustram os efeitos que quero ter nas minhas sombras:

      Shadow Radius


      penumbraAngle

      Mas agora, eu quero obter esses efeitos em imagens externas, nas sombras geradas a partir da iluminação solar (Sky), e não acho nenhum parâmetro igual ou parecido. Como eu posso controlar isso?

      Obrigado!

    • #71587


      Participante

      Fala Lucas, pra vc ajustar o efeito das luzes externas, va na aba environment, clique no M e coloque texsky, dai abrirá essa aba:

      Vc fará os ajustes nesses quadros que eu ressaltei em amarelo.

      Obs.: A minha versão do V-ray pra Sketchup é a Beta 2.0, porém em versões mais antigas ou mais novas existem caixas de dialogo semelhantes.

      Espero ter ajudado, abraço!

    • #71588


      Participante

      Aldrin, muito obrigado! Mas fucei em todos esses parâmetros e nenhum deles me deu o resultado que eu queria. A sombra gerada pela luz natural continua muito “chapada”. Não consigo fazer com que ela tenha aquele efeito mais “soft” (não sei nem o termo em português, mas em inglês, o termo do efeito que eu quero é exatamente esse: “soft shadow”).

      EDIT:
      Escrevendo esse post, falando sobre o termo em inglês acima, tive a ideia (óbvia, por sinal, rs) de pesquisar sobre o assunto em inglês, e encontrei!

      Pra quem tiver o mesmo problema que eu um dia, e vier a encontrar esse tópico, segue a solução:


      Aumentar o valor de Size (não sugiro mais que isso da imagem, o efeito vai ficar muito artificial). Lembrar de aumentar as Shadow Subdivs, pra que sua sombra suavizada tenha uma qualidade legal.

      O resultado deve ser algo como isso: (Reparem só na sombra, o modelo tosco foi só pra gerar sombras de testes rs)

    • #71590


      Participante

      Geralmente pra criar esse efeito eu aumento o Bias e aumento bastante o numero de subdivis da sombra.
      Quais valores vc ta colocando?

    • #71593


      Participante

      Aldrin, editei meu post acima, consegui fazer… Veja o que eu fiz para alcançar o resultado…

      Os valores que eu estava usando são esses do Print mesmo. Mas só aumentar o Bias e os Subdivs não estava resolvendo. Tive que aumentar o valor de Size, e deu certo, consegui o que queria. 🙂

      Valeu pela ajuda!

    • #71639


      Participante

      Opa! que bom que conseguiu, geralmente nao faço muitas modificações na luz externa, mas pelo seu resultado vale a epna sim!

      Abraço

    • #124267


      Participante

      Pessoal, estou com problema nas sombras de uma cena. Elas estão ficando “dissolvidas” nas extremidades. Como faço pra dar uma suavizada nelas?

    • #124316


      Mestre

      @jhadlley, posta uma imagem de exemplo, para vermos como está.

      Vc alterou alguma coisa no Environment?

    • #124374


      Participante

      @danielreple o “dissolvido” que falo, é esse do ambient oclusion. Tem como suavizar mais ainda as sombras das arestas dos ambientes?

    • #124379


      Mestre

      @jhadlley, isso é molezinha! Ah, e não é uma sombra, isso é apenas um elemento pra definir melhor os cantos!

      Bom, entendi mais ou menos oq vc quer… mas de qualquer forma só pode ser uma das seguintes opções:

      1. Deixar esse efeito mais fraco, menos escuro – Na mesma aba (Indirect illumination), nas setagens do Ambient occlusion, diminua o valor do Amuont;
      2. Deixar o efeito mais suave, com menos granulação – Aumente o valor do Subdvis do Ambient occlusion.
    • #124386


      Participante

      Muito obrigado @danielreple, melhorou mesmo hahaha! Abraço!

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