V-Ray

[Dúvida] Erro ao tentar editar material

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Anônimo 8 anos, 3 meses atrás.

• Autor
     |  655 Views Posts

Aê galera, tava precisando de uma ajuda, eu estou tentando editar o material de um telhado que estou fazendo, apliquei a textura, editei o displacement mas ele acaba não funcionando. Pra tirar a dúvida, eu criei uma face e coloquei a mesma configuração que tinha feito antes no telhado, e dessa vez, nessa face criada posteriormente o efeito funcionou. Alguém sabe o que pode estar acontecendo?

Essa imagem ai é a da face que eu criei para testar se a textura estava funcionando.

Essa é a imagem do telhado do modelo que eu estou tentando aplicar a textura.

É isso ai… Valeu
    Matheus Coutinho

Ahh, esqueci, na segunda imagem eu nem deixei o render terminar não, por isso ela está desse jeito. Logo que vi que não estava funcionando eu parei o render…

Lembrei de outra coisa, com a grama está acontecendo a mesma coisa que na telha… fiz tudo, editei o material, mas na hora o efeito do displacement não funcionou.

Aplicar o material na front face.
    Criar um grupo da face que voce aplicou o material.
    Ou talvez aumentar a intensidade do displacement.

Tenta aiii.

Lucas, tentei tudo o que você me falou mas nada deu certo. Até porque o que eu achei que até poderia ser é o de aumentar a intensidade do displacement, porque eu já tinha feito os outros dois. Eu já havia aplicado o material na front face e o telhado já estava em um grupo. Havia algumas paredes no grupo do telhado, será que no grupo só poderia estar o telhado propriamente dito?

Apesar disso tudo eu tentei uma coisa agora aqui que deu certo. Eu criei uma nova face em cima do telhado e apliquei o material e tal e o displacement funcionou. Acho que vou fazer o seguinte eu vou dar hide no telhado e deixar apenas a face que eu fiz aparecendo. Segue a foto do teste da renderização.

Cara, é como o Lucas falou. Para o displacement funcionar, a sua face tem que ser um grupo ou um componente com material único.

Por exemplo, se vc faz um cubo e aplica o material com displacement só em uma das faces dele, essa face precisa ser um componente separado das demais faces do cubo, senão, não tem displacement.

Se vc deixar a face conectada a outras faces com material diferente, o displacement não funciona nem com muita reza braba…

Entendeu? Se vc pegar a face antiga do telhado e fizer um grupo à parte, deve funcionar. Por isso que a nova face que vc criou funcionou: pq ela é um grupo separado das outras faces, que têm materiais diferentes do dela.

Beleza?

Hmmm… Entendi… o problema da grama é o mesmo então… mas agora eu saquei como é que funciona. Valeu ai, muito obrigado lexqui e lucas. Flws

Dae posta o resultado, vlw..

Tá aê, esse ai foi só um teste também, mas já está bem mais próximo do esperado. Eu tô com pouco tempo e estou tendo que fazer o trabalho aos poucos, mas quando tiver o resultado final eu posto outra aqui. Falta a telha de cumieira que eu ainda não fiz também.

Até

Por falar nas coisas que faltam, eu lembrei que preciso editar as madeiras mas não estou achando materiais legais pra fazer isso, até agora eu só achei madeiras muito brilhosas, queria uma mais rústica pra usar nas áreas externas. Alguém tem algum material pra me passar?

Rapaz……….
    site de materiais existem bastante….
    a minha dica é dar uma procurada no campo de busca do fórum pq com certeza tem vários espalhados……
    até nesse tópico tem um com muitas texturas…..
    http://www.sketchupbrasil.com/modules/xforum/viewtopic.php?topic_id=3560&forum=3&post_id=19223#forumpost19223
    ……….
    espero ter ajudado…
    abraço……

Poxa, pelo jeito não adiantou nada criar o topico só de materiais aqui, o pessoal não usa a otima ferramenta chamada “Busca” !!! Aqui tem um topico só para discução e sites de materiais.

Você deve fazer login para responder a este tópico.