V-Ray

[Dúvida] Pedras com o V-Ray

Visualizando 6 respostas da discussão
  • Autor
    1878 Views Posts
    • #17765


      Participante

      Pessoal, estou com um problema aqui, desde manhã estou pesquisando e testando mas ainda não consegui, vou recorrer diretamente a vocês. Sei que tem milhares de tópicos e tutoriais sobre bump e displacement mas nada resolveu.

      Tenho uma eco lareira em cima do meu móvel, e tenho um espaço para preencher com pedra vulcânica. Preciso de um efeito assim:

      Gostaria de saber como eu faço para chegar o mais próximo disso?

      Já tentei bump, e só deu textura, já tentei displacement de todos os jeitos, com bitmap da propria textura em preto e branco e tbm não deu certo. Já tentei dar profundidade ao local onde a pedra vai ficar e também nao deu certo.
      Li tbm que preciso tranformar o objeto em grupo ou componente, mas não consigo transformá-lo poisnão sei como faz. ^^
      Será que esse é o motivo de não estar aplicando o displacement?

      A textura que estou usando é essa :

      e essa é a imagem de onde vai ficar as pedras no SketchUp:

    • #17766


      Participante

      Ah, vou só acrescentar que já verifiquei se a face está do lado certo, e se há algum material aplicado junto, mas parece estar tudo okay.

    • #17770


      Participante

      Para o displacement funcionar vc tem q dar 2 clique na textura para seleciona-la e depois com botao direito criar um grupo pra ela.
      E outra usar a textura preto e branco da mesma.
      Para um efeito realista era melhor modelar algumas pedras e aplicar textura. Agora se o render for de longe e nem der pra ver direito usa esse mapeamento mesmo.

    • #17772


      Convidado

      Uhn, o Danilo ja disse tudo.
      E como eu ja disse em outros topicos, o Bump é só para dizer para o Vray onde sera alto e onde será baixo, ele simula um levantamento para que o sombra seja progetada de maneira correta, mas só que na verdade ele não levanta e sim fica chapado no objeto.

      O displacement pode ser uma solução sim, mas no caso de modelar as pedras, ai eu ja não acho viavel, pois o Vray poderá, quase certeza, recusar o Desenho, por ter muita geometria.

      Abraços

    • #17773


      Participante

      Acho que é válido sim modelar ou usar o displacement, primeiro tem que saber se as pedras vão ficar muito visíveis, pois se não ficarem, pode modelar sem detalhar muito, se forem ficar mais visíveis pode usar o displace tb, só que nesse caso vai ser um pouco mais dificil de conseguir uma resolução boa.
      Até.

    • #17776


      Convidado

      Dois problemas de modelar a pedra:

      1º Se for de perto vai ter que detalhar, e se detalhar vai criar bastante geometria, e se tem bastante geometria o SU e o Vfsu começam a tretar e ja sabe né…

      2º Mapeamento da textura na mesh.

      Isso é o que eu acho, mas veja o que é melhor para você e para o Projeto.

      Abraços

    • #17786


      Participante

      Danilo, Marlon e Bergiliano, obrigada por responderem!!

      Danilo, era isso mesmo, só criar um grupo, nossa tudo por causa dos dois cliques -.-

      Marlon, no meu caso é pra ser sutil e tal, entao o displacement resolve, acho que modelar as pedras fica pra um caso mais específico mesmo.

      Apanhei muito com essa imagem preto e branca, to desde ontem a noite tentando nao deixar minhas pedras pontudas, já fiz umas 50 imagens teste, mas agora consegui um efeito legal, ainda nao renderizei, mas testando com uma imagem MUITO simples (feita no paint -.-) consegui deixá-las redondas, ficou mais ou menos assim:

      Essa ainda está bem fraca, mas a que eu fiz aqui ficou melhorzinha. Não tenho nenhuma melhor pra ilustrar agora. (ignorem esse fogo transparente, só teste)

      Pessoal, obrigada mesmo.

Visualizando 6 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.