V-Ray
[Dúvida] Pedras com o V-Ray
- Este tópico contém 6 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 10 anos, 8 meses atrás por
LilDevil.
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03/08/2010 às 18:25 #17765
Pessoal, estou com um problema aqui, desde manhã estou pesquisando e testando mas ainda não consegui, vou recorrer diretamente a vocês. Sei que tem milhares de tópicos e tutoriais sobre bump e displacement mas nada resolveu.
Tenho uma eco lareira em cima do meu móvel, e tenho um espaço para preencher com pedra vulcânica. Preciso de um efeito assim:
Gostaria de saber como eu faço para chegar o mais próximo disso?
Já tentei bump, e só deu textura, já tentei displacement de todos os jeitos, com bitmap da propria textura em preto e branco e tbm não deu certo. Já tentei dar profundidade ao local onde a pedra vai ficar e também nao deu certo.
Li tbm que preciso tranformar o objeto em grupo ou componente, mas não consigo transformá-lo poisnão sei como faz. ^^
Será que esse é o motivo de não estar aplicando o displacement?A textura que estou usando é essa :
e essa é a imagem de onde vai ficar as pedras no SketchUp:
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03/08/2010 às 18:28 #17766
Ah, vou só acrescentar que já verifiquei se a face está do lado certo, e se há algum material aplicado junto, mas parece estar tudo okay.
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03/08/2010 às 20:04 #17770
Para o displacement funcionar vc tem q dar 2 clique na textura para seleciona-la e depois com botao direito criar um grupo pra ela.
E outra usar a textura preto e branco da mesma.
Para um efeito realista era melhor modelar algumas pedras e aplicar textura. Agora se o render for de longe e nem der pra ver direito usa esse mapeamento mesmo.Quem Curtiu?
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03/08/2010 às 20:09 #17772
Uhn, o Danilo ja disse tudo.
E como eu ja disse em outros topicos, o Bump é só para dizer para o Vray onde sera alto e onde será baixo, ele simula um levantamento para que o sombra seja progetada de maneira correta, mas só que na verdade ele não levanta e sim fica chapado no objeto.O displacement pode ser uma solução sim, mas no caso de modelar as pedras, ai eu ja não acho viavel, pois o Vray poderá, quase certeza, recusar o Desenho, por ter muita geometria.
Abraços
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03/08/2010 às 21:08 #17773
Acho que é válido sim modelar ou usar o displacement, primeiro tem que saber se as pedras vão ficar muito visíveis, pois se não ficarem, pode modelar sem detalhar muito, se forem ficar mais visíveis pode usar o displace tb, só que nesse caso vai ser um pouco mais dificil de conseguir uma resolução boa.
Até.Quem Curtiu?
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03/08/2010 às 21:46 #17776
Dois problemas de modelar a pedra:
1º Se for de perto vai ter que detalhar, e se detalhar vai criar bastante geometria, e se tem bastante geometria o SU e o Vfsu começam a tretar e ja sabe né…
2º Mapeamento da textura na mesh.
Isso é o que eu acho, mas veja o que é melhor para você e para o Projeto.
Abraços
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04/08/2010 às 13:57 #17786
Danilo, Marlon e Bergiliano, obrigada por responderem!!
Danilo, era isso mesmo, só criar um grupo, nossa tudo por causa dos dois cliques -.-
Marlon, no meu caso é pra ser sutil e tal, entao o displacement resolve, acho que modelar as pedras fica pra um caso mais específico mesmo.
Apanhei muito com essa imagem preto e branca, to desde ontem a noite tentando nao deixar minhas pedras pontudas, já fiz umas 50 imagens teste, mas agora consegui um efeito legal, ainda nao renderizei, mas testando com uma imagem MUITO simples (feita no paint -.-) consegui deixá-las redondas, ficou mais ou menos assim:
Essa ainda está bem fraca, mas a que eu fiz aqui ficou melhorzinha. Não tenho nenhuma melhor pra ilustrar agora. (ignorem esse fogo transparente, só teste)
Pessoal, obrigada mesmo.
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