V-Ray

(duvida)Prepass

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Autor
    2950 Views Posts
    • #43976


      Participante

      Alguem pode explicar melhor esse conceito?
      Pra quem nao tem a menor ideia do que seja,me parece que é a base de calculo do irradiance map.Segundo o guia que tou lendo,o entendimento disso é fundamental.

    • #43981


      Participante

      java prepass é um metodo de calculo do Irradiance Map: são aqueles 4 primeiros processos de refinamento da imagem antes do render começar com o utimo passo q ja vai deixando a imagem com o aspecto final (os quadradinhos).
      Você ajusta o prepass no Mim e Max rate.

      Primeiro:
      Mim Rate->regula os 3 primeiros prepass:
      Max Rate->regula o ulltimo prepass
      Um erro muito comum é q todo mundo simplesmente aumenta os valores dos Rates e usa para varias imagens com resoluções diferentes.

      Ajuste: não existe um valor definido pra uso, sempre q vc for rederizar uma imagem os valores dos rates tem q ser mudados de acordo com a RESOLUÇÂO da imagem. Pra exemplificar vamos usar uma imagem de 640X480, e vamos dividir a resolção 640×480/2 = 320×240, dividindo novamente 320×240/2 = 160×120 e mais uma vez 160×120/2 = 80×60.
      Note q eu dividi 3 vezes, por q eu vou ajusta pelo Mim Rate e o Mim Rate so regula os tres primeiros ok?
      O ajuste correto é do Mim e Max rate é -3 e 0, por que?
      o 1° Prepass vai pegar informaçoes de 80×60 e vai multp. por 2
      o 2° Prepass vai ter infomaçoes de 160×120 e vai multp. por 2
      o 3° Prepass vai ter infomações de 320×240 e vai multp. por 2
      o 4° Prepas vai ter infomações de 640×480 e como nos deixamos regulados em 0, ele não vai multpl. por nada por q não precisa, nos ja chegamos a nossa resolução.
      Entedeu o conceito? a ideia é chagar com as informações de toda a resolução ante do ultimo passo da renderização, q é quando os quadradinhos ja passam deixando a imagem pronta.

      Por isso ja da pra sacar q
      1° cada resolução tem um valor de mim e max rate difente;
      2° os valores de mim e max rate podem varia para cada resolução e estarem certos ao mesmo tempo por exemplo os valores -4, -1, também estariam corretos.

      Essa setagem é feita pra q o vray não perca tempo buscando informações de pixels q não existem.

      Parece um pouco complicado mais com o tempo vc vai ver q é bem simples.
      Espero ter ajudado.

      _________________________
      Editado por Administrador:
      Bem vindo ao fórum.
      Por favor, preencha seu cadastro de forma completa.
      Apresente-se antes de sua primeira participação. aqui
      Antes de participar leia as regras. aqui
      Para postar imagens vejam as dicas aqui

    • #43984


      Participante

      Invadindo um pouco esse tópico qual seria uma resolução ideal para projetos e também qual seria o Min e Max Rate ideal???

      Abraço!!!

    • #43985


      Participante

      Realmente eu não tinha nem noção disso ai.
      E A pergunta do red é uma ótima pergunta, quem se atreveria a responde-la?
      No mais, abração.

    • #43991


      Participante

      Adlrin,vlw pela atençao!Entao o lance é dividir por 2 ate chegar a 80×60, e partir dae sai o min rate.Mas isso causa um problema…isso so se aplica as resoluçoes multiplas de 640×480?pq se sairmos divindo por 2 as resoluçoes que tem no options/output,nao chegaremos a 80×60.É isso que ta me deixando bolado…

      PS: preencha seu cadastro corretamente =p

    • #44017


      Participante

      Java e red, vou fazer uma resposta mais detalhada sobre o isso, depois de ter visto o assunto resolvi da uma estudada melhor sobre o prepass do IM e vi q ainda tem mais coisas pra serem explicadas, pelo q eu estudei ate o momento ja vi q vai dar pra clarear muito esse assunto, acho q não vou conseguir responder 100% das dúvidas mas juntos numa hora agente chega lá, fiquem no aguardo por q o assunto é bem interessante, por que depois de entender vcs vão ver q diminui ate o tempo de render, pulando umas etapas,até.

    • #44019


      Participante

      Valeu Aldrin mas é rad rsrsrsr….

      Abraço!!!

    • #44021


      Participante

      Pois vamos tentar!!ta seguindo o Vray-The complete guide,ne?Tenho certeza que é…entao vamo entrar na empreitada de traduzir essa porra!!Ja combinei com o victor 3d…

    • #44036


      Participante

      Foi mal Rad, hehe
      é isso ae java to com o Complete Guide, fui dormir ontem 3 da madruga mas consegui pegar a manha do prepass, agora eu so preciso de um tempinho pra fazer o tutorial por que vai ser grande e precisa ser bem detalhado, vo começar a trabalhar nele hj mesmo pra passar pra galera, mas eu ja posso adiantar q da pra fazer com qualque tamanho de resolução e vai diminuir muito tempo de render, te lá galera

    • #44051


      Participante

      Opá tá BLZ, fico no aguardo..
      E Eu não esqueci do trato não Java, só não sobrou o tempo ainda. mas até final de janeiro agente começa duhsaduasd.
      No mais, forte abraço.

    • #44083


      Participante

      Ae galera conforme prometido estou postando o tutorial q eu fiz, ficou um pouco grande pra postar como comentário dai eu fiz em pdf ta aki o link do tópico:

      http://www.sketchupbrasil.com/modules/xforum/viewtopic.php?topic_id=6795&post_id=46262#forumpost46262

      abraxx

Visualizando 10 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.