V-Ray

(duvida)Prepass

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Autor
    2950 Views Posts

Participante

Alguem pode explicar melhor esse conceito?
      Pra quem nao tem a menor ideia do que seja,me parece que é a base de calculo do irradiance map.Segundo o guia que tou lendo,o entendimento disso é fundamental.

Participante

java prepass é um metodo de calculo do Irradiance Map: são aqueles 4 primeiros processos de refinamento da imagem antes do render começar com o utimo passo q ja vai deixando a imagem com o aspecto final (os quadradinhos).
      Você ajusta o prepass no Mim e Max rate.

Primeiro:
      Mim Rate->regula os 3 primeiros prepass:
      Max Rate->regula o ulltimo prepass
      Um erro muito comum é q todo mundo simplesmente aumenta os valores dos Rates e usa para varias imagens com resoluções diferentes.

Ajuste: não existe um valor definido pra uso, sempre q vc for rederizar uma imagem os valores dos rates tem q ser mudados de acordo com a RESOLUÇÂO da imagem. Pra exemplificar vamos usar uma imagem de 640X480, e vamos dividir a resolção 640×480/2 = 320×240, dividindo novamente 320×240/2 = 160×120 e mais uma vez 160×120/2 = 80×60.
      Note q eu dividi 3 vezes, por q eu vou ajusta pelo Mim Rate e o Mim Rate so regula os tres primeiros ok?
      O ajuste correto é do Mim e Max rate é -3 e 0, por que?
      o 1° Prepass vai pegar informaçoes de 80×60 e vai multp. por 2
      o 2° Prepass vai ter infomaçoes de 160×120 e vai multp. por 2
      o 3° Prepass vai ter infomações de 320×240 e vai multp. por 2
      o 4° Prepas vai ter infomações de 640×480 e como nos deixamos regulados em 0, ele não vai multpl. por nada por q não precisa, nos ja chegamos a nossa resolução.
      Entedeu o conceito? a ideia é chagar com as informações de toda a resolução ante do ultimo passo da renderização, q é quando os quadradinhos ja passam deixando a imagem pronta.

Por isso ja da pra sacar q
      1° cada resolução tem um valor de mim e max rate difente;
      2° os valores de mim e max rate podem varia para cada resolução e estarem certos ao mesmo tempo por exemplo os valores -4, -1, também estariam corretos.

Essa setagem é feita pra q o vray não perca tempo buscando informações de pixels q não existem.

Parece um pouco complicado mais com o tempo vc vai ver q é bem simples.
      Espero ter ajudado.

Apresente-se antes de sua primeira participação. aqui
      Antes de participar leia as regras. aqui
      Para postar imagens vejam as dicas aqui

Participante

Invadindo um pouco esse tópico qual seria uma resolução ideal para projetos e também qual seria o Min e Max Rate ideal???

Abraço!!!

Participante

Realmente eu não tinha nem noção disso ai.
      E A pergunta do red é uma ótima pergunta, quem se atreveria a responde-la?
      No mais, abração.

Participante

Adlrin,vlw pela atençao!Entao o lance é dividir por 2 ate chegar a 80×60, e partir dae sai o min rate.Mas isso causa um problema…isso so se aplica as resoluçoes multiplas de 640×480?pq se sairmos divindo por 2 as resoluçoes que tem no options/output,nao chegaremos a 80×60.É isso que ta me deixando bolado…

PS: preencha seu cadastro corretamente =p

Participante

Java e red, vou fazer uma resposta mais detalhada sobre o isso, depois de ter visto o assunto resolvi da uma estudada melhor sobre o prepass do IM e vi q ainda tem mais coisas pra serem explicadas, pelo q eu estudei ate o momento ja vi q vai dar pra clarear muito esse assunto, acho q não vou conseguir responder 100% das dúvidas mas juntos numa hora agente chega lá, fiquem no aguardo por q o assunto é bem interessante, por que depois de entender vcs vão ver q diminui ate o tempo de render, pulando umas etapas,até.

Participante

Valeu Aldrin mas é rad rsrsrsr….

Abraço!!!

Participante

Pois vamos tentar!!ta seguindo o Vray-The complete guide,ne?Tenho certeza que é…entao vamo entrar na empreitada de traduzir essa porra!!Ja combinei com o victor 3d…

Participante

Foi mal Rad, hehe
      é isso ae java to com o Complete Guide, fui dormir ontem 3 da madruga mas consegui pegar a manha do prepass, agora eu so preciso de um tempinho pra fazer o tutorial por que vai ser grande e precisa ser bem detalhado, vo começar a trabalhar nele hj mesmo pra passar pra galera, mas eu ja posso adiantar q da pra fazer com qualque tamanho de resolução e vai diminuir muito tempo de render, te lá galera

Participante

Opá tá BLZ, fico no aguardo..
      E Eu não esqueci do trato não Java, só não sobrou o tempo ainda. mas até final de janeiro agente começa duhsaduasd.
      No mais, forte abraço.

Participante

Ae galera conforme prometido estou postando o tutorial q eu fiz, ficou um pouco grande pra postar como comentário dai eu fiz em pdf ta aki o link do tópico:

http://www.sketchupbrasil.com/modules/xforum/viewtopic.php?topic_id=6795&post_id=46262#forumpost46262

abraxx

Visualizando 10 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.