V-Ray

Environment

• Este tópico contém 18 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 2 meses atrás por Anônimo.
Visualizando 18 respostas da discussão
  • Autor
    1199 Views Posts

Participante

Pessoal estou tentando aprender a configurar o environment corretamente sem a presença da phisycal camera porque gostaria de dominar cada elemento de configuração do vray, entao tenho algumas perguntas que gostaria de fazer para os colegas.

Quando estamos na aba environment(EM) temos opções de cores para escolher tanto para o Gi (SKy ) quanto para o BG.

Em que essas cores vão influenciar na hora do render?

Ao lado das cores temos valores para se alterar, em que esses valores vão influenciar na cena?

Obrigado

Abraços

Convidado

As cores influenciam quando não há Skylight no “m” do GI Skylight e do BG.

A cor do GI Skylight representa a cor que os raios de luz irão “ter”.

A cor do BG representa a cor que o Background ira ter, simples assim !!!

Os valores são multipliers, ou seja, maiores valores maior claridade e e mais proximo ao branco (seja lá que cor for) será tanto o BG quanto o GI Skylight (mas assim como as cores, esses multipliers só influenciam sem o Sky no”m”).

Ajudei ?

HEHE

Abraços

Participante

Hmmm desconfiava de alguma coisa pois em alguns testes nao pude notar nenhuma diferença, agora ficou mto claro.

Valeu mais uma vez Marlonn.

KKK Marlonn tá me dando curso em conta gotas, todo dia ele me dá uma nova lição.

Hhaha

Valeu !!

Convidado

huhauhauhauhau

Que isso, só tenho a agradecer eim !!!

Valew

Abraços

Participante

hahah idem aqui, fico só esperando alguem perguntar umas coisas pq se for só eu vai ficar chato até hahaha
      + ja aproveitando o embalo, usar physical camera ou nao permite q vc use a iluminação de diferentes jeitos ne?

Participante

é que nao to me dando mto bem com ela, agora com ela desligada consegui meus melhores resultados!

valeu

Convidado

pera lá, não entendi ao certo o que você quiz dizer com “…usar physical camera ou nao permite q vc use a iluminação de diferentes jeitos ne?”

Explica aew ! To lerdo hoje !!! hehe

Participante

ah tipo, quando eu ligo/desligo a camera, achei q algum dos fatores em enviroment nao ia influenciar em nada..
      mas viajei pelo jeito aqui heh

no final das contas qq muda usar a physical ou n?

Participante

hahah lerdo nada, eu q falei nada com nada mesmo

Convidado

A PC é o metodo para simular uma Camera Real, controlando corretamente a iluminação, não deixando estourar (claro, se for configurada de acordo).

Se você desabilitar a PC, mas manter todas as configurações de iluminação quando a PC estava habilitada, você vai ter um Render totalmente estourado. Então, você terá que REfazer a iluminação, testando diferentes intensidades para chegar em um resultado bom.

Abraços

Participante

saquei.. e os materiais emissivos param de funfar na PC ou eu que errei em alguma coisa?

Convidado

se a intensidade deles forem baixas, eles não funfam mesmo !

<<<<<< 999 (666 ao contrario !!!! The number of the beast )

huahuahua

Participante

hahah cara, eu achei q era pra colocar a intensidade em no max. 999
      agora q eu percebi q era uma contagem pro numero de recados! kkk

<<<61 😀

Convidado

huahuahuahuahuahauhauhauhauahuahauh

Rachei aqui eim !!!! huahuahauhauhauahauhauah

<<<<<<<<<<<<<<<1001 !!!!

Participante

Esses tempos também estava tentando entender quanto ao funcionamento do GI. Dai para não me perder, tinha salvo as imagens.

É apenas para ter uma ideia de como funciona com a camera ligada e desligada.

Com fundo branco, são usando a Physical Camera. E laranja sem PC.

t+

Participante

hahah boa ideia salvar pinel, eu tava fazeno todos esses testes ontem e ja tinha esquecido os resultados 😀

valeu!

Participante

Bem, este tópico é antigo, mas para não abrir outro (o pessoal aqui sempre pede para pesquisar antes) e como não achei nada que suprisse a minha dúvida resolvi ressucitar este.

A questão é a seguinte, estou modelando um stand para um cliente. o stand tem espelho e alguns materiais reflexivos, contudo não modelei nenhum contexto para o stand. Quando eu renderizo o espelho reflete o “nada”. Resolvi colocar uma imagem no background do enviroment para que os materiais reflexivos reflitam (ficou reduntante né?) alguma coisa.

Aí que começam meus problemas. 😡

A imagem renderizada fica com um zoom em uma área muito pequena, pegando apenas uma parte da imagem total.

Tentei com várias imagens diferentes e com resoluções diferentes, percebi que quanto maior a resolução da imagem mais ela se adequava a cena, a imagem melhor que eu consegui configurar tinha uma resolução de mais de 8000×5000 px.

Existe algum parâmetro que trabalhe o tamanho das imagens no BG? Pois é difícil de achar imagens com estas resoluções.

Eu alterei os valores do “repeat” e notei que o tamanho da imagem modificava, mas não consegui entender a dinâmica destes valores e relação delas com o tamanho da imagem. Consegui perceber que quanto maior era o valor do “repeat” menor ficava a imagem, mas também a imagem distorcia, ficava esticada, de uma maneira que eu não consegui entender.

Bem, é isso aí, se alguém puder ajudar.

Obrigado!

Participante

Opa
      pelo que eu entendi vc quer ter algo pra refletir no ambiente mas não precisa do background?
      caso seja algo assim, vá no Enviroment e no item Reflection aplique uma imagem HDRI do local… talvez seja necessario aumentar o multiplier um pouco. Isso vai fazer com que vc tem reflexos nos materiais reflexivos. mas não terá background.

Pelo menos pra mim isso resolve..
      ehehehe

qq coisa posta ai

flw abraço

Convidado

Por que não colocar pelo PS ?

A distorção do Repeat vai depender do Mode utilizado.

Como o nome diz, ele repete a imagem usada pelo número colocado, ou seja, colocou 2, ele vai repetir a imagem 2 vezes, dividindo assim o que você vê em 2.

Isso se enquadra para o que o Bruno disse tambem.

Mas te digo, faça pela maneira mais facil e de melhor manuseio, coloca um plano atras dos objetos reflexivos com a imagem desejada, ou (melhor opção) coloque pelo PS.

Visualizando 18 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.