@marinagm, sobre o ruby console, ele é mais para o pessoal que desenvolve plugins para SketchUp. Não sei como ele vai te ajudar, mas pode ser que ele informe oq esta causando o problema, na pior das hipóteses vc só não vai saber mexer nele, então pode instalar.
Sobre a solução apresentada no vídeo, se isso realmente resolver, então é algum problema de incompatibilidade entre o V-Ray e algum outro plugin que vc tem instalado aí.
Se quiser testar isso que foi mostrado no vídeo, ao invés de excluir tudo, copie todo o conteúdo da pasta plugins e cole em uma outra pasta em outro lugar, pra vc ter tudo guardado e poder voltar como estava. Depois se realmente der certo, excluindo tudo, então vc pode ir tentando desinstalar plugin por plugin, até encontrar oq está causando esse erro.
Uma outra coisa que também pode resolver, se realmente for incompatibilidade com outro plugin, é vc verificar se há atualizações para os mesmos.