V-Ray

Exportar PNG com sombra no alpha

Visualizando 9 respostas da discussão
  • Autor
    3414 Views Posts

Participante

Não consigo fazer com que a sombra projetada fique no alpha do PNG, segue a configuração do material wrapper do VRAY, alguém tem alguma solução ?

Ele sai com o alpha ok porem sem a sombra projetada.

untitled-1

Mestre

Como estão as configurações do Base material (STANDART)?

Posta uma imagem do render tb, pra vermos como está saindo.

Participante

Obrigado Daniel pela atenção, segue a configuração do material Standart, posso fazer um rendering com outro trabalho, pois esse ainda não posso divulgar imagens por questões de contrato com a empresa, mas o unico problema é que a sombra não fica no alpha… se achar que vale faço o rendering de um cubo 🙂 / Já tentei várias configurações do base material, e nada…

untitled-2

Participante

Segue um rendering e o alpha channel, esse no caso tirei o matte do wrapper, mas dá na mesmo em relação ao alpha…

untitled-3

Mestre

Ahhh @tiepassos…. agora entendi oq vc está querendo!

A imagem Alpha serve apenas para destacar o fundo (BG) e as transparências em relação ao fundo tb. As sombras realmente não irão aparecer em nenhuma imagem Alpha renderizada!

Pq vc está querendo a sobra na Alpha?

Participante

Vou utilizar o 3D em outras mídias e queria o efeito da sombra aplicada nos outros materiais, por exemplo usar ela no photoshop mas com a sombra do 3D renderizado, exemplos que vi por aí,
      Como fazer um render com fundo transparente utilizando o vray como renderizador
      esse não foi feito no sketchup, mas com o v-ray tb
      https://www.3dbuzz.com/forum/attachment.php?attachmentid=73233&d=1352339772

Mestre

Olhá só @tiepassos, muito legal! Eu não conhecia essa técnica!

Fiz um teste aqui e deu certinho! Olha aí:

sombra-no-alpha

Passos:

• Criei um material Standard no V-Ray e não alterei nada nele(não precisa nem mudar o nome se quiser);
      • Criei um material Wrapper Material;
      • Selecionei o material Standard (no meu caso DefaultMaterial) no Base material;
      • Ativei as opções Matte, Shadows e Affect alpha;
      • Coloquei -1,0 no Alpha contribution;
      • Pra finalizar, apliquei o Wrapper Material (no meu caso DefaultMaterial1) num V-Ray Plane;

Fiz um teste aqui tb aplicando em uma face comum do SketchUp e também deu certo! Pra ver se é uma coisa que desconfiei que vc pode estar fazendo de errado, apliquei tb em uma Back face (Lado escuro da face) e aí realmente não deu certo, então tente inverter a face.

Participante

Conseguiu manter as sombras ? não deu para ver no alpha. Vou tentar do 0 e aviso aqui.

Participante

Cara! Era isso !! o tempo todo ! hahaha, tava do lado azul (back face) 🙂 Valeu !

Participante

agora sim ! Sombra, Reflexos e refrações no alpha do PNG.

untitled-4

Visualizando 9 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2021 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.