V-Ray

Fazer textura passar luz do sol, mas sem transparencia

Visualizando 19 respostas da discussão
  • Autor
    6110 Views Posts

Participante

Boa Noite pessoal,

Passei dois dias procurando pelo forum e google e não consegui nada parecido com o que quero. Resolvi apelar para os gurus do Sketchup Brasil.
      Sou novo no sketchup e vray. Não sou pro como muitos aqui, e brinco com ele por prazer.
      Estou com um render de uma academia de ginastica. Ela tem uma grande janela de vidro e queria usar um textura (.jpg ou .png) que seria a imagem de exterior da janela. O problema é que quando faço isso a luz do sol não passa como um material transluciso.
      Ja tentei varias configurações e não consigo. Segue uma imagem abaixo, tem um espelho e não quero colocar o background no photoshop por nao sai no espelho.
      Tem como fazer isso? Alguem me ajude! hehe.
      Se puderem me dar dicas para melhorar meus futuros renders eu agradeço. Conselhos de gurus são sempre bem vindos. Obrigado pessoal.

Apresente-se antes de sua primeira participação. aqui
      Antes de participar leia as regras, elas lhe serão úteis. aqui
      Para postar imagens vejam as dicas aqui

Atenciosamente,
      Equipe de Administração
      Portal SketchUp Brasil

Mestre

tutupaulo,

seu perfil está incompleto e vc não se apresentou no fórum. Veja as instruções em vermelho que estão em sua postagem.

Tem como vc fazer isso sim, mas não é a forma ideal. Depois que preencher seu perfil e se apresentar no fórum “Regras do fórum e apresentações”, posta a imagem, pra vermos, seguindo o tutorial que está num link do texto em vermelho.

Abraço

Participante

Danielreple,

Peço desculpas. Ja havia postado no forum algumas vezes, mas a pressa e preguiça não me deixaram seguir as regras. Concordo que elas são importantissimas para o bom funcionamento do forum. Fiz a apresentação e completei meu perfil. Se estiver algo errado, por favor me diga para que eu possa corrigir.

Quanto a minha duvida, segue a imagem:

Pelo angulo da visao, vemos o espelho e o fundo azul que é do vidro da academia. Queria colocar uma imagem background nesse vidro, de maneira que passe a luz do sol e reflita no espelho. Não sei se é possível, por isso apelo aos gurus do Forum. Obrigado mais uma vez.

Participante

Fala Tutupaulo, beleza?

Nesse caso, eu colocaria uma imagem na modelagem mesmo, porém sem editar nada no material dela, no máximo colocaria um Emissive para destacar.

A questão da luz entrar, basta você mover a imagem para trás, distanciando da janela até possibilitar a entrada de luz, e posicionar ela de forma que apareça no reflexo do espelho. Ou ainda você pode fazer um recorte no PS, com auxilio dos Channels do Vray.

valeu, abraços!

Participante

Oi Leandro,

Obrigado pela ajuda. Então, eu ja tentei colocar essa imagem como voce falou e ir afastando até deixar entrar a luz do sol. No entanto tem que afastar muito e acaba saindo o céu do sketchup e o chao tb. Nao fica muito real. Uma vez lembro de ter lido em algum lugar que tinha como o vray ignorar a sombra de uma textura e deixar passar a luz do sol. Mas não lembro onde e nao consigo achar no google. Mas obrigado pela sua ajuda.

Participante

No caso está procurando por um Two sided material, porém acho que não vai servir muito bem, já que a cor original da imagem é afetada pela passagem da luz. Vai dar certo mas seu BG não vai ficar bom.

Basta você distanciar porém aumentar a imagem, funciona! Eu utilizei essa técnica em um modelo semelhante, veja:

Posicionamento da imagem na cena (está invertido com a do render pois o projeto teve muitas modificações, mas da pra se ter uma ideia)

Imagem renderizada:

Espero que ajude!

Abraços.

Mestre

Tem mais uma forma para fazer isso.
      – Crie um material 100% transparente;
      – Crie um material com a sua imagem BG no mapeamento;
      – Crie um retângulo na posição que vai querer o BG;
      – Pinte o lado voltado para a janela com o material BG e pinte o outro lado com o material transparente.

É isso!

Testa aí e depois posta pra vermos o resultado.

Abraço

Participante

Daniel matou a charada do jeito mais fácil.
      Deu certo ?

Participante

Até que a característica única do SketchUp de criar duas faces para um mesmo plano não é tão sem sentido assim.

Participante

Oi Daniel mestre dos mestres,

Fiz o que voce falou, porém quando cria um retangulo, nao consigo pintar cada lado separado. Se eu seleciono o lado do retangulo para o espelho e pinto, automaticamente o lado de fora também fica pintado.
      Tentei fazer um retangulo com 0,02 de espessura, consegui pintar cada lado, no entanto o lado com o bg não deixa passar a luz.
      Arrrffff..que raiva que não consigo… jeje

Mestre

Mestre dos mestres foi boa… hehehehe…
      Estou muuuuito longe disso! Tenho q aprender muuuuito ainda pra chegar perto disso!

Segue o tutorialzinho a seguir, que encontrei, e depois posta o resultado pra vermos.

Paredes transparentes

Abraço

Participante

tutupaulo escreveu:
      Oi Daniel mestre dos mestres,

Fiz o que voce falou, porém quando cria um retangulo, nao consigo pintar cada lado separado. Se eu seleciono o lado do retangulo para o espelho e pinto, automaticamente o lado de fora também fica pintado.
      Tentei fazer um retangulo com 0,02 de espessura, consegui pintar cada lado, no entanto o lado com o bg não deixa passar a luz.
      Arrrffff..que raiva que não consigo… jeje

Veja se não esta pintando fora de um grupo. Para pintar a face isolada você não pode usar seleção tem que ser com o Balde direto.

Participante

Boa Noite Pessoal,

Daniel, refiz um test com a primeira opção que voce passou, criando um material transparente e outra com o BG da imagem no map.
      O que o Henrique disse matou a charada, não pode selecionar o retangulo, tem que ir direto com o Balde de tinta.

Deu certo, a luz do sol passou. Já me ajudou muitoooooo. Porém para ficar perfeito, quando renderizo não sai a imagem no Espelho.
      Segue duas imagens para mostrar. Primeiro com o render direto que deu certo e depois com o render pro espelho que não pega a imagem.
      Se algum mestre dos magos souber isso eu agradeço muito.

Mestre

tutupaulo,

arrumei sua postagem, vc pegou o endereço errado da imagem. Como informado no tutorial, vc tem que pegar o q tem o formato do arquivo no final. Que nesse caso é .jpg
      Então seria esse:
      http://i.imgur.com/0YlWcUI.jpg
      E não esse:
      http://i.imgur.com/0YlWcUI

Quanto ao seu problema, se tivesse ficado da cor padrão do Skt eu te diria com certeza que era só aumentar o “Max Depth” no options do vray, mas como ficou transparente não sabia oq era…
      Tentei aqui e deu esse mesmo problema.

Fiz alguns testes até conseguir!
      Faça o seguinte:
      – Crie o retângulo que vai colocar o BG;
      – Deixe a face mais escura para o lado de fora e pinte com o material transparente;
      – Agora no material do BG, que vai pintar a parte voltada para o interior, dentro do “Material Editor” selecione o material e na área “options” desmarque a opção “Cast Shadows”, para não produzir sombras, pois é a configuração da face frontal (branca) que vai dizer oq vai acontecer com as sombras.

Espero que agora de certo!

Abraço

Participante

Daniel,

Desculpe pelo erro na postagem da foto.
      cara, o que voce falou funcionou certinho.
      Quando eu falo que voce é mestre dos mestres voce não acredita. hehe!
      Obrigaod Daniel e Henrique!

Participante

Pessoal, ultima duvida, to enchendo o saco, eu sei, mas prometo que será a ultima duvida relacionada a essa transparência.
      Quando coloco o BG, ele fica em tamanhos pequenos.
      Eu aumentei ele pelo edit do material e posicionei no retângulo.
      Ficou como a imagem abaixo:

Porém quando renderizo, o BG sai pequeno. Fica assim

Tentei aumentar tb no edit do material, mas quando renderizo sai pequeno outra vez.

Se alguém tiver dicas, agradeço.

Participante

Adorei o Tutorial …Daniel

Mestre

tutupaulo,

arrumei dnovo sua postagem… hehehe…
      agora vc pegou outro endereço, mas tb é o errado.
      Tem que pegar o endereço como este:
      http://i.imgur.com/fusAgZJ.png

E não como este:

Acho q na próxima vc acerta… hehehe

Qq isso? Ostentação de plugins? hehehe

Faça o seguinte, aplique o material na face e depois clique com o botão direito do mouse, em cima da face que pintou, depois vá em “Textura” e depois clique em “Posição”, e pra finalizar com uma das quatro opções vc redimensiona a textura.

Vamo v o resultado!

Abraço

Participante

Ou Daniel,

Um dia eu acerto essas fotos…kkkkk..ta dificil, mas prometo que acerto.
      Cara, eu ja tinha feito o que voce falou de posicionar a textura.
      No entanto quando sai o render ela aparece pequena de novo.
      No sketchup ela esta perfeita, mas quando renderizo ela fica pequena.
      Any ideas? Valeu

Mestre

Pode ser que vc agrupou o plano e depois pintou. Tenta refazer o plano e pintar antes de agrupar, é pra dar certo, mas se não der vai no material editor do vray e no material que vc quer mudar a escala da textura, clique no mapa (M) do Diffuse onde está a textura e diminua os valores do “Repeat” do “u” e do “v” igualmente, quanto menor o valor “maior” vai ficar a textura no render.

Visualizando 19 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2021 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.