V-Ray

Grupo de Estudos Vray for Sketchup – Edição 1.1

• Este tópico contém 143 respostas, 24 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 9 meses atrás por Anônimo.
Visualizando 143 respostas da discussão
  • Autor
    5091 Views Posts

Convidado

Fica desde já aberto o Grupo de Estudos de Renderização no V-Ray for Sketchup, o qual tem o objetivo de avançar no conhecimento do programa, compartilhar configurações de materiais (não os materiais em sí), blocos, informações, configurações e técnicas. Em todos os estudos será disponibilizada uma cena a qual TODOS renderizarão com suas configurações, seus materiais, detalhamentos pessoais e compartilharão os resultados com o grupo. Espera-se que deste estudos sejam criadas novas técnicas, novos materiais, domínios de novas configurações, elevando assim o domínio do software para todo o grupo.

Regras:

1- Todas as imagens deverão ser renderizadas no V-Ray, podendo ser pós produzida em qualquer software;

2- Qualquer membro do Sketchup Brasil pode participar dos estudos, entretanto, que o mesmo renderize no V-Ray;

3- O participante ao postar sua imagem deverá postar com os itens:

1° e 2° Engine:
      Tempo de Renderização:
      Pós Produção (tempo e softer utilizado):
      Configuração do PC (processador e Memoria RAM):
      Observações (tipo, versão do Vray, etc):

4- O participante precisa ter conhecimento dos procedimentos básicos do programa :Iluminação e Edição de Materiais, pois o objetivo do Grupo é de Estudos, é Compartilhar Pesquisas;

5 – Imagens postadas não obedecendo aos itens 1 e 2 serão removidas em até 12 horas após a notificação da moderação;

6O participante deverá manter os objetos que estão na cena “intactos”, sem alterar suas direções e ou proporções (com exceção da TV, sofa, mesinha e mesa);

7 – O participante poderá decorar, humanizar e “pintar” a cena com os objetos que quiser e da forma que quiser, mas sem infringir o item 6;

8 – Não poderão ser utilizados materiais e nem *.visopts de terceiros;

9 – Prazo para o termino de postagens 15 à 20 dias após o inicio do Grupo.

Grupo de Estudos Edição 1.1:

Objetivos:

– Iluminar a cena somente com luz Natural (sol);
      – Renderizar com materiais editados;
      – Texturizar a cena;
      – Avaliar Viabilidade dos engines de GI utilizados, levando em conta o fator Qualidade x Tempo.

Recomendações:

– Usar boas texturas, pois a texturização influencia diretamente no realismo da cena;

– Renderizar em resolução maior que 1280 em Width, pois se você utilizar o Get View Aspect vai mudar o Height.

Downloads:

Modelo

Componentes de Decoração que vieram com a cena original

Texturas que vieram com a cena (para depois não falarem que eu fui privilegiado com a cena original, e blá blá blá)

Todos os creditos da cena vão para o Fernando Rentas, Moderador do Forum da ASGvis e um dos melhores caras do Vray for Sketchup and Rhino

Bons Estudos.

Convidado

14 em ponto !!!

Aleluia, aleluia, aleeeeluuiiiiaaaaa…

Não é total Flex eim !!!!

Participante

15 a 20 dias entao Marlonn..
      Isso ae então pessoal.. Vamo lah..

Participante

Chegou a hora!!!
      Vamos lá galera.
      Bons estudos…
      Abraços

Participante

Vamo que vamo……
      Provavelmente a minha cena vai ser mostrada nos acréscimos igual minha monografia……hauahauahaua
      ………
      Já to até com as idéias……
      …..
      vamo lá galera…..
      ……..
      abraços…….

Participante

valeu lá pelas respostas pessoal!
      e de fato ficou estourada, mas foi culpa do monitor q tenho em casa, no escritório vi com um de LED e me assustei!
      assim que possível posto agora com materiais.

flw!

Convidado

Vitor, eu movi coloquei o seu post no topico da edição de Override.

Se mais alguem tiver imagens a serem postadas na edição de Override, me mandem uma MP com os dados.

Abraços

Participante

Marlon,

Conheço aquele texto lá em cima heim…rsrs..cadê meus créditos?? rsrsrs

Parabéns pela iniciativa…com a comu do KT deu super certo e espero que aqui tbm essa iniciativa veha a elevar o nível de tds. Vira e mexe estarei dando uma olhada aki pq muitas vzs a técnica abordada em um serve tbm para outros renders e tomara q o veteranos do v-ray tbm participem pra poder dar força ao grupo.

Grande Abraço.

Convidado

HEHEHEHE

Mauricio, as regras tambem serviam para o do Vray, dae o D”Ercole me mandou uma MP com as modificações e eu modifiquei mais um pouco… heheh, mas se quiser eu colo.

Veteranos no Vray For Sketchup não sei se tem mais aqui !!!! Ou foram pro Vray For Max ou pro MODO… Pena.

Mas a nova geração vai surgindo aos poucos.

Abraços

Participante

Falei brincando sobre os créditos…mas fico feliz em saber q meu texto tbm serviu para o v-ray.

Com relação aos veteranos realmente percebi que houve uma grande migração, mas ainda tem muito veterano monstro no v-ray for sketchup…. mas é isso aí…nova geração chegando e mostrando a força.

Grande abraço a todos!

Participante

Quando entrei aqui (no mesmo dia que conheci o Sketchup) me impressionava com os trabalhos dos ” veteranos” que tinha aqui, infelizmente, esses sumiram, espero que isso não aconteça com os novos que estão aparecendo ” que por sinal prometem muito”.
      No meu caso, estou longe ainda de ser um “veterano” (tá escrito ali mas não sou ainda…rsrs)mas estudo dia e noite incansavelmente em busca da perfeição, no dia que isso chegar, com certeza não sumirei daqui, onde aprendi tudo ou quase tudo que sei.
      Abraços

Convidado

Mesma coisa comigo !!!

Mas a maior perda foi o Andeciuala. Migrou pro MODO, tadinho do Vray… kkkkkkkkk

Mas daqui um tempo nós os “medianos” (eu ja me considero mediano, pois não sou mais iniciante XD) seremos os veteranos de amanhã.

Participante

Que humildade marlonn, hauhauha
      Estamos pondo fé nesse pessoal que está entrando, opa, eu também to nessa.. kkkk
      O nível dos participantes do Fórum que usam o vray eh muito bom, e certamente teremos um ótimo numero de veteranos aqui uns dias hein..

Participante

Acho que com o Curso do Poliszuk vai dar um up bom o qual a comunidade do v-ray ta precisando atualmente.

abração.

Convidado

O curso dele vai ser voltado mais para a Pos no PS. Mas é de Pós mesmo que os maluketes “LOCOS” (como diz o padão) estão precisando.

Convidado

Vitor, tava esquecendo ja, ta tudo certo sim, pode fazer essas alterações.

Participante

Beleza Marlon, vou começar a fazer as texturas esse final de semana.

Participante

Uma coisa que eu acabei de ver aqui: a mesa de centro está voando.

Convidado

Sim, acho que eu acidentalmente exclui o apoio dela, mas pode abaixa-la. Assim como pode altera-la, pode alterar o sofa, TV.

Participante

1° e 2° Engine:Irradiance Map e Light Cache
      Pós Produção: Nenhum
      Configuração do PC: AMD Phenom X6 1055t , 2 Gb de RAM, Geforce 9500GT
      Observações (tipo, versão do Vray, etc): Vray 1.48

Ainda não terminei as texturas, mas vou postar uma imagem para ver se alguem tem alguma sugestão ou crítica.

O revestimento lá da sala de jantar não ficou legal, já estou corrigindo isso.

abraço

Participante

Ta ficando legal brother, so a quantidade de caixas
      e a textura das mesmas que num achei muito legal,
      mas gosto e gosto!!

Convidado

Cara, acho que você pode melhorar mais a iluminação da cena, ta muito escuro, e melhorar as texturas das caixas de som.

Participante

Vitor,
      Ta ficando legal cara mas se atente as dicas do Marlonn e do Apocalipse.
      Seu tapete parece estar flutuando, o cromado dos spots achei legal, assim como o vidro da mesinha e o material da TV. É questão de gosto mas acho que não combinou o material da escada com o resto, mas é isso aí…
      Abraços

Participante

Bom dia,
      Estava esperando mais alguém postar alguma coisa mas to vendo que ta meio parado o fórum então resolvi postar minha contribuição.
      Pós Produção: Photoshop CS4
      Configuração do PC: AMD Phenom X3, 4 Gb de RAM
      Observações: Sketchup 8 e Vray 1.48.95
      Tempo de render:4h 34min
      Resolução: 2559×1404

Cena em 2559×1404
      Pode ser que haja alguma modificação mas creio que não.
      Mais tarde posto as configurações.
      Abraços

Participante

Convidado

Muito legal cara, mas ae vão as minhas criticas e opiniões:

O piso ta muito reflexivo, com reflexão muito nitida sem ter um degrade de desfoque.
      A tela da luz central da sala ficou muito transparente, tente usar um Vray2SidedMaterial.
      O BG não combinou com a iluminação solar. O BG parece que ta com sol de meio dia e a cena com sol de sei lá que horas a tarde.
      Eu particularmente não gostei desse “Architectural Concrete”, ficou com Bump alto e sem muita reflexão. Para essa cena, se fosse usar esse ae eu colocaria menos bump nas placas, só no rejunte e parafusos e aplicaria uma relfexão boa nele, sem HighLight Glossiness, com Fresnel IOR padrão mas com cor de 190, dae um Reflection Glossiness de talves uns .75 ou .7 e bastante Subdivs (ou para substituir o uso de muita subdivisão, coloca uma cor de Vermelho em ID e habilita o Material ID na aba de VFB Channels no options).
      A textura de madeira da moldura da luz central ta com umas repetições.
      O Jack Daniels no copo parece mais café com leite… heheh
      O Lens Correction ficou muito forte.
      Desabilita o Emisse Layer das IES ali, ta estranho elas ligadas mas sem gerar a luz na parede.

Espero que use alguma coisa… 😛

Abraços

Participante

ficou show de bolaa Dercolee, doidera mesmo, tem coisas que eu concordo com o marlon e outras não hahaha, mas parabéns.

Convidado

Eu concordo com algumas coisas que você disse mas não concordo com outras… kkkkkk

Participante

Prévia da prévia, hahaahah falta aplicar alguns materiais ainda…

Convidado

Pensei que era a previa da previa da previa antes da previa final !!! kkkkkkkkkk

Ja fiz os comentes no MSN.

Participante

Pow piazada, bem fraco os trabalhos, to vendo que vou ter q me empenhar mesmo, o pessoal só com imagem de primeira..
      Parabens Dercole e Thiago..

Participante

Marlonn desliga ai o modo tolerância zero!! hAHAhahaah

eu achei mto boa as imagens ai do pessoal.As minhas certamente nao chegaram nem perto.

Parabéns

Participante

ahaha nossa dercole, ta animal cara, parabens..
      daqui a uns dias eu posto a minha, mas ja sei q n vai chegar nem perto hehe

pra uma imagem dessa é normal demorar essas 4h de render daí né?

abraços!

Participante

Pois é D”Ercole acho que vou mudar de render rsrsrsrs. Ficou muito bom mesmo. Até me animei a fazer testes com o Vray. Parabens.

Participante

Valeu galera, também gostei do resultado.
      É “só” estudar…cansa bastante mas vale a pena.
      Eu disse que gostei mas não que estou satisfeito, vou continuar estudando, mais e mais e mais….sempre…
      Façam o mesmo.
      Abraços e valeu.
      Estou esperando para ver vossos (ó…) resultados.

Participante

gostei muito de todas, em particular da do D”Ercole… fez um bom proveito do curso de vray que ganhou/adiquiriu hein?! Se o marlonz parar de falar um pouco e fazer a cena dele eu faço uma também!

Participante

Rapaz…..
      o pessoal já ta na toda……
      ……
      Lucas: Gostei do estilo de decoração da tua cena rapaz, fico muito dez…..
      só o que sugiro é clarear um pouco, e não curti muito essas caxinhas de som…
      ……
      Dercole: Bato palmas, cena show….tu evoluiu demais man……só o que o marloon falou da cachacinha que parece café…..hauahaua……fora isso achei um excelente trabalho…..
      ……..
      Thii: Essa prévia da prévia ai ta bem legal hein kra……gostei do jogo de cores por enquanto…….esperando a prévia…….hauahaua….
      ………….
      Morri de rir aqui com o andeciuala…….hauahaua…..
      …….
      Abraço galera….
      Tb vo começa a produzi a minha aqui(to falando pra krak tb….)…..
      ……..

Convidado

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Andeciuala, não postei a minha ainda porque ou ta chovendo e tenho que desligar o PC ou minha mãe me passar projeto pra fazer pro dia seguinte bem na hora que ta começando o render em sí.

To renderizando aqui agora, vamo ver se dessa vez vai !

uahsuhasuhasuhaushaushausha

Abraços

Participante

Fala rapaze, comecei a fazer meus humildes testes hj,
      ainda faltam materiais edicoes etc… e so uma previa:

Configuração do PC: AMD Phenom X2, 2 Gb de RAM
      Gforce Gt 240 1gb ddr3
      Observações: Sketchup 7 e Vray 1.48.89
      Tempo de render: 25 min
      Resolução: 1600×1200

Participante

apocalipse, precisa dar uma revisada nas suas engines, está mto manchado o teto…
      e vc alterou a camera, se eu n me enagano n era permitido, ou era?
      abraço

Participante

e ai pessual…segue uma previa…dos testes que to fazendo…
      ainda falta colocar material em varias coisas….

a parede de pedra mineira ficou estranha…..o sofa tbm..
      acho que a unica coisa que ficou +ou- foi o piso…

bom critiquem ai….como sempre minhas imagens acho que são as piores. 🙁
      mais vamos treinando ne.

1º/2º engine: irradiance map/light cache
      pos produção: nenhuma
      PC: core2duo 4 GB ram
      Tempo: 14m 33s
      SU8+Vray 1.48.95
      Resolução: 1280×960

PS: nao sei pq minha imagem fica cortada…coloquei na resolução 1280×960 😕

Participante

Alexandre, ficou bem percebido a repetição da textura tanto na parede como na ceramica, veja q todas tem o mesmo desenho..
      Acho que vai precisar mudar isso..

Participante

Ah Nandim, não fui eu quem fiz a imagem das caixinhas de som, heheheh
      Foi o vitor melo..
      blz

Participante

olha ai a contribuição, vamos vê se ficou bom

Configuração do PC (Processador Memoria e Vídeo): Core2Quad Q8400 2,67 Ghz, 6 Gb ram ddr3 1333, Geforce 9800 GT 1Gb de ram 256 bits dedicada
      Observações:Sketchup 8 + vraycore 1.90.03
      tempo do render .: 1h 9m 10.0s
      resolução.: 3333 X 2133

Participante

Dae cara, gosto muito das suas imagens, parabens ae..
      Mas acho que esse piso não fecho muito com a cena, não sei..
      eu mudaria, o maior,tem um rejunte de 10cm mais ou menos e um bump bem forte, parece até ceramica para áreas externas, e aquele detalhe no centro da sala, da a impressão de ser ceramica pra cozinha ou algo assim, vai ter gente mais habilitada para falar isso…
      Gostei da textura verde, legal..
      Ta ficando legal cara, eu mudaria o piso..
      E a bicicleta fico massa. kkk
      vlw..

Participante

Ogamfur, vamos lá:

1ª imagem – Qualidade de render está bacana, poderia clarear um pouco mais!
      O piso não casou com a cena, a mistura dos dois estilos não combinou mto, porém isso é gosto.
      A espada ali na parede, está parecendo um desenho, pois está sem definição nenhuma, e a madeira e o grafiato, ambos estão muito repetitivos.
      Não gostei das cores do sofá tbm, acho que ficou mto chamativo.
      E sobre a decoração, ao meu ver podia ser melhor, mas gosto é gosto.

e na 2ª imagem, vc deve ter feito algumas pós que estragou seu render.

Abraço.

Participante

onga, seus render estão indo bem, mas sua modelagem e aplicação de revestimentos, não estão legais.
      Outra coisa esta poluindo seu ambiente inserindo muita coisa.
      Menos é mais.
      Vé em frente.

Participante

Ué?…cabô?…
      Ich…cadê???
      Xiii…

Convidado

Cabo nada, mas só que, acho, a galera ta sem tempo.

Fuc.kin” Signature D”Ercole !! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Participante

Verdade marlonn, fim de ano, ja sabe..
      Acredito que pra segunda quinzena de dezembro, começo de janeiro, os trabalhos apareçam.. O meu está nesse pé também.. kkkkk

Participante

A minha cena está quase pronta, mas tenho uns trabalhos pra terminar antes ainda.

Abraços

Participante

Esse final de ano ta tenso mesmo o povo postar…
      Eu nem comecei ainda, ae la vem as desculpas q um pq ta chovendo, outro pq mamãe não deixa e eu q tomei capote de moto segunda, ainda bem q ralei somente o braço.
      Gostei muito ae da evolução do pessoal e principalmente do parça Dercole. A sua cena ficou show de bola o q pecou mesmo foi a madeira na sanca e esse concreto na parede do fundo.
      E Dercole queria lhe pedir as configurações q usou no seu sofá pq meus testes aki ta tenso não to chegando a lugar algum.

Convidado

Danilo, não é desulpa que eu dei, e sim um esclarecimento do porque que não postei a minha imagem ainda. Aqui na região onde moro é facil cair raio e queimar os eletronicos por perto. Recentemente caiu um em um posto perto de casa e queimou todos os eletronicos que tinham lá e dos arredores, sorte que aqui tava tudo desligado. Eu tenho pessima sorte com chuva e raios, pois ja queimei uns 2 ou 3 PCs deixando eles ligados e na tomada quando estava chovendo.

Não sei se você sabe, mas eu trabalho com a minha mãe, ainda, e quando ela pede para eu fazer um projeto eu tenho que fazer, pois é sempre pra ontem que ela quer. Então eu tenho que para tudo e fazer os projetos para ela.

Abraços

Participante

Danilo, passo sim, mas só as config. ou quer os mapas tb?
      Valeu pelos comentarios Brother…
      Abraços

Participante

Somente as configurações mesmo, matérias eu crio aqui.
      Sobre a mensagem q dei acima, peço desculpas mais alguém q talvez se tenha ofendido com ela ou ficado zangado.

Participante

Reflection:
      Fresnel
      IOR=1,55
      Refract IOR=1,55
      Hilight Glossiness=0,65
      Reflection Glossiness=0,8

Maps:
      Bump: 0,08

Todos os Subdivs 16

Acho que é isso…

Ps: Eu tb não tenho tempo!!!

Participante

Valeu thi pelas dicas, realmente eu nao me liguei na
      questao da camera, peco desculpas a galera!!!

Participante

Será que alguem poderia me ajudar…

não to consegundo renderizar os meus testes.

qdo clico em renderizar aparece uma janela da ASGvis

We have encountered errors while trying to render.
      Please check the log for more details.

ta blz..ele achou erros durante o render..mas como faco pra arrumar isso.
      tem haver com o tamanho do arquivo…meu arquivo ta com 25mb…so o meu ta assim pesado ou o de vcs tbm?

valeu galera.

Convidado

Esse ae é um errinho chato mesmo, presente somente nas 1.48.xx, mas para “resolve-lo” fique clicando no botão de render (clique uma vez, se aparecer esse mensagem clique denovo, e assim por diante). Verifique os Bitmaps do seu arquivos, vá dando um preview em todos os materiais que contem Bitmap em algum lugar, seja em Bump, displacement, diffuse, opacity…

Participante

Valeu Marlonn
      eu dei um purge i cliquei em “corrigir problemas” agora foi.
      ja ja posto o resultado.

Participante

Bom depois de quase ter um ataque de nervos por nao conseguir renderizar…finalmente consegui..so que deu uns problemas de manchas no teto 🙁

Pelo menos acho que a extura das paredes e do piso ficaram melhores
      se bem que o piso parece que ficou meio serrilhado no rejunte…
      o sofá ta com textura de carmuça..mais acho que nao ficou mto bom.

Coloquei um emissive na tv, mas ficou assim cheio de quadradinhos. coloquei um material translucido na tela da tv e depois fui no Material editor, criei um emissive, fui no “m” e coloquei o bitmap. to fazendo algo errado?

Eu acho que o meu Vray faltou na aula de medidas. sempre renderizo em 1280×960 mas a imagem sempra parecer ter sido cortada nao entendo.

bom opinem ai…e dicas sao bem vindas tbm.. 🙂
      valeu.

1º2º engine: irradiance map/light cache
      Sem pos produção
      Tempo de render: ta marcado na imagem
      SU+Vray 1.48.95

Participante

estou gostando do empenho do pessoal aí!
      tbm estou total sem tempo esses dias, tenho projeto p/ entregar daí não tem como brincar no v-ray… 🙁

só não curti muito a imagem que está meio “poluída”, como o padão falou, menos é mais, acho q a madeira na sanca do teto e a espada “colada” na parede não ficou legal…

a outra imagem cheio de caixas de som tbm só pecou por esse detalhe, d resto está boa!

Participante

Alexandre_Teruya

Acho que o problema dos pontinhos é um problema de mapeamento. Coloque a imagem que voce colocou no M do emissive na tela da televisao.

E se possivel coloque as configs aqui que eu e os outros colegas vão poder dar uma ajuda melhor.

Abraços

Participante

Queria poder participar….mas minhas provas finais na facul, e meus acumulos de serviço não me permitem….não abro o SU ha uns 20 dias…

Pergunta idiota: Como deixar aparecendo essa barrinha inferior com o tempo do render? Sempre quis q isso aparecesse nos meus e nunca consegui

Participante

Queria poder participar….mas minhas provas finais na facul, e meus acumulos de serviço não me permitem….

RogerCar.

Faço dessas palavras as minhas… até fiz uns testes na primeira parte do estudo… mas não deu tempo terminar… Mas tô acompanhando a evolução do trabalho de vocês… Já estão todos de parabéns só pela iniciativa e vontade de aprender.

Não sei de quem foi a idéia, mas ela é muito válida… Espero poder participar da próxima vez.

Parabéns, PESSOAL!

Convidado

Roger, no canto direito em baixo do Vray Frame Buffer tem um botão com 2 setas né ?, aperta nele e depois na toolbar que abrir aperte em um retangulo vermelho. Se você estiver com a versão 1.48.xx você tem que colocar manualmente as Tags (aperte no “%” e selecione o Render Time, clique em Apply e pronto), mas se você estiver com a 1.05.30 ja vai aparecer.

Alexandre, se a imagem estiver mapeada corretamente, é só aplicar um Layer de Reflexão e um de Emissive, colocar o Fresnel IOR na Reflexão e no Emissive colocar a mesma imagem usada no Diffuse. Ali na lista dos nomes dos materiais, clique na seta para exibir Layers que o material possue, e então arraste o layer Emissive para baixo do layer de Reflexão.
      As manchas é problema de GI, reveja os parametros.

Participante

Pera mais um cadim galera, o meu ta quase saindo. Renderizei uma, mas meu pc deu uma doida. kkkkkkkk. Demorou demais, acabei desistindo. Mas é que tava numa resolução alta e configurações pra final, saca? ai deu a loca kkkkkkkk. Vou renderizar com 1600×1200. Ai eu posto ;D

Participante

a minha sai final de semanaaa!! ahahahhaa

Participante

Ok Marlonn, valeu. Se meu SU/Vray ainda funcionarem eu vou testar. A partir da semana que vem as coisas melhoram um pouco, quero ver se participo mais…

Participante

Da mesma forma, semana que vem vou terminar minha cena..

Participante

Ola Rapaziada,

Estou um pouco sem tempo, mas mesmo assim esta ai previa do meu render.

Podem comentarem, criticas e elogios , eu quero muito mais melhor nessa parte de render

Participante

melhorou muito cara, mas tem algumas partes que ainda estão estourando.
      e eu de você, tiraria aquela bike de lá, e o galãozinho de pinga aheuhe
      abraço.

Participante

Rapaz…..
      to ficando pra trás msmo….
      o pessoal ta num nível show…..
      ……
      concordo com o thii na ultima cena…essa bike ai tirou o charme…….hehehe……
      ……..
      Abraços……

Participante

será que tira o estilo, essa bike eu num acho tanto pra mim é estilosa nem todo mundo tem uma bike dessa hahhahahhahahha…

Abraços a todos

Participante

Hehehehe…….
      essa bike ai de um ar meio “largado” a cena………
      ………
      Dercole……como tu fez o couro do sofá cara?? ficou irado……..me da uma ensinada ai quando tiver um tempinho……..hehehe
      ……..
      abraços…..

Participante

Nandim, nesse mesmo tópico eu postei as config. (post nº 56), os mapas eu tenho, se quiser, posso disponibilizá-los, ou vc pode procurar por “leather” no google images.
      Valeu
      abraços

Participante

Bom segue ai outro teste….

consegui arrumar a imagem da tv..mas eu acho que nao ta emitindo luz…tem que aumentar a intensidade? coloquei intensity=3,0

sei que o teto ta com umas manchas….mas depois que começou a dar o erro de nao renderizar..se eu aumento o GI estoura..dai diminuo aparece manchas…
      vou continuar testando.

opinem ai galera…valeu.

sem pos produção
      tempo: 22m09s
      Resolução: 1280×960 mas sempre sai cortado nao sei pq.
      SU7+Vray 1.48.95

Convidado

Alexandre, que GI você está aumentando ?

Para que a imagem a ser renderizada fique nas proporções e do jeito que você vê na Viewport, você tem que abrir o Options> Output> Get View Aspect; pronto.

Ta ficando melhor, mas tenta procurar aqui no forum um post meu que tem um Pack de texturas de Grafiato, elas são muito boas e não ficam tão repetitivas assim.

Tenta melhor mais os couros (segue a dica do D”Ercole).

Você está usando a PC ? Se sim, se você colocar Emissive Layer no material da Tela, você vai ter que colocar mais que uns 15 ou 20 de intensidade, vá testando, isole o material da TV e vá testando.

Participante

O marlonn disse tudo ai…….reforço as dicas deles….
      tb achei esse grafiato meio repetitivo…..
      ……
      mas ta evoluindo legal…..
      é isso ai…continuando os estudos……
      já comecei a minha aqui, mas os “erros” me perseguem…….hehehehe
      ……..
      abraços……

Participante

Dercole…..
      vlw rapaz…….depois que reparei que tu já tinha dado a dia…….hehehe
      …….
      mas blz…….arrumei uns mapinhas aqui legais e parti pro teste…ficaram bem legais tb…..
      …….
      Mas qualquer coisa dou um grito pra tu me passar……..hehehehehe
      ……..
      abraços…….

Convidado

Isso ae, essa é minha primeira contribuição para essa etapa, vejam as observações para entender.

Vray “seco”

Vray + Photoshop CS5 (molhado agora… :P)

1° e 2° Engine: Irradiance Map – Light Cache
      Tempo de Renderização: 9 horas 48 minutos e 17.2 segundos
      Pós Produção (tempo e softer utilizado): 2 horas 30 minutos – Photoshop CS5
      Configuração do PC (processador e Memoria RAM): Core 2 Duo (Notebook) – 4 Gigas RAM
      Observações (tipo, versão do Vray, etc): Vray for Sketchup 1.48.98 – essa imagem é meu Estudo de render, por isso o tempo alto. Depois eu vou tentar fazer uma levando em conta o fator Qualidade x Tempo.

Abraços, espero criticas construtivas.

Participante

A galera ta mandando bem, eu estou fazendo aos poucos mas esse final de semana já dei uma boa adiantada

Participante

Po, tive um problema e comecei do zero, mas o teto
      continua manchado, num sei pq!

Configuração do PC: AMD Phenom X2, 2 Gb de RAM
      Gforce Gt 240 1gb ddr3
      Observações: Sketchup 7 e Vray 1.48.89
      Tempo de render: 2hs
      Resolução: 4000×3000

Participante

cadê o link pra cena?

Participante

Marlonn eu acho que gostei mais da sua imagem sem pós no photoshop.

não sei se eu que to enxergango mas parece que ficou um pouqinho embaçada.

bom isso é questão de gosto…mas na minha opinião esse tipo de sofá que a almofada é o encosto eu acho que não combina mto mudar a cor.eu prefiro que seja tudo de uma cor só..mas équestão de gosto….

mas quem sou eu pra falar ne.
      suas imagens são bem melhores que as minhas…

parabens ae.

Participante

Bah Alexandre, eu gostei do sofa do marlonn, huahuaha.
      questão de gosto mesmo…
      Muito bom marlonn, legal pra caramba cara, gostei..
      Apocalipse, posta as configurações do seu render, deve ser algum problema nas opções de renderização.. certo..

Minha imagem sai logo pessoal, comecei ela jahh..
      vlw..

Participante

aahh então Lucas..
      como eu falei..é questão de gosto mesmo.
      não to falando que tá feio..mas eu particularmente nao me simpatizo mto.heuheuehueh

mas o render do Marlonn ficou mto bom….

to estudando e testando pros meus renders ficarem bons assim tbm.
      😀

Convidado

Alexandre, Valew cara, mas nessa imagem ae eu acho que consegui chegar em um acordo com o meu gosto e minhas “habilidades” no PS. Achei que ficou muito interessante e cheguei em um resultado que me agradasse.

Valew Lucas.

Participante

bom dia pessoal, desculpa aeee mas tmbm nao achei o link da cena::::(iniciante aqui)

Participante

Esta aqui Tópico do estudo 1.0:
      http://www.sketchupbrasil.com/modules/xforum/viewtopic.php?topic_id=4323&forum=14

Marlon, coloca o link no estudo 1.1 também.

Participante

obrigado!!! arqpadao

Convidado

Pronto.

Participante

ai pessoal ta a minha contribuição, 3 coisas de cara que eu não gostei foi a textura do sofá e o vaso do lado da tv sem contra que o teto ficou com machas mas quando tiver mais tempo eu ajeito

Participante

comecei ontem a mexer nessa cena, logo logo posto a minha. Agora queria fazer um pronunciamento, fiquei muito feliz de voltar a mexer ontem no vray, muito feliz mesmo por saber que fiz a escolha certa de não mais trabalhar com ele! MEU DEUS!!!! O problema não é vray em si… mas renderizar alguma coisa dentro do sketchup, coisa mais horrível do MUNDO!!!! O MODO realmente é o melhor software pra render… a velocidade que o preview nos dá é incrível!!!!

Participante

Concordo plenamente com vc Andeciuala, usar vray do Sketchup pra rederizar uma cena como essa deixa puto, pq tem q desligar monitor na hora q vai dormir e esperar a cena ficar pronta na hora q acorda é tenso mesmo.
      Mais não existe um software q supere o Sketchup na facilidade e modelagem arquitetônica.
      Estou postando agora minha contribuição da cena.
      Tempo de render 5horas e 30 minutos.
      Obs: Abusando de mais das configurações, subdivisões dos materiais acabaram chegando a esse tempo q achei absurdo.
      Sobre a cena q eu poderia corrigir seria o BG, as caixas de som q ficaram estranhas e a planta na direita q ta parecendo de plástico.
      E tbm aumentei a escala da TV para 1.5 pq achei muito pequena parecendo meu monitor de 24 polegadas.

Estarei no aguardo ae da cena do Andeciula e do Maycon XD

Participante

Legal Danilo, massa pra caramba cara..
      Parabens..
      Gostei do tapete, e daquele esquema atras da tv.
      Voce usou um jpeg, ou pegou um vetor e transformou?
      Cara, tambem nao gostei da plantinha atras, e por gosto, desses sofás.
      E uma leve repetição da textura naquele esquema em cima dos sofás..
      mas tah muito legal cara..
      vlw

Participante

Danilo…
      “Simply Amazing Work!!!”
      Tirando a planta (que vc mesmo mencionou) não tenho comentários a fazer, só parabenizá-lo pela linda cena.
      Abraços

Participante

Na minha opinião tirando a planta (essa tá horrível) e o tapete, que não ficou realista com esse bump tão espçado, eu acho que foi a melhor até agora…e stou fazendo uma cena que não tem beleza, mas quero chegar em um realismo de uma máquina vagabunda, nas mãos de um amador rs…

Participante

Lucas eh Jpeg de um vetor mesmo ae apliquei ele na parede.
      Sobre os sofás tive problema no puff q a textura não pega mapeamento direito, não sei q eh por seu formato ae quando utilizo esse tipo de textura ele quebra a malha dele ficando todo quadriculado.
      Dercole meu chapa vlw pela dica do sofá já tava ficando tediado testando materiais nele uahuaha.
      Andeciuala vc quer dizer naquele notebook q vc fez primeiro curso de vray for SU?
      auahuahauh

Participante

mas quero chegar em um realismo de uma máquina vagabunda, nas mãos de um amador rs…

Andeciuala, quero ver o seu melhor…

Participante

O “Lentiun”….

Participante

Parabéns Danilo , pra mim tb é a melhor cena até o momento!!

Participante

Danilo, acho que tem coisas que podes melhorar na sua cena.
      5 horas é ruim heim…
      Agora tem materias que acho que estão bem e uma que me chamou a atenção são as poltronas…

Participante

Como assim ArqPadão?
      Tá Ruim mais tá Bom?

Participante

Não ta ruim, mas tambem não esta bom.
      Tem coisas que conseguistes um bom resultado como o piso de madeira e as poltronas, outras ainda vais ter que estudar mais.
      Eu tambem estou assim, quando se esta estudando e tentando aprender algo nada esta “ainda” bom, sempre tem algo que precisa melhorar.
      Quanto ao tempo, nas minhas poucas experiências com KT, noto que sempre são mais rápidas do que as que tive com o Vray, poderão discortar, mas são as minhas experiências.

Participante

Isso é verdade estudar e estudar pra tentar chegar a perfeição.
      Sobre o tempo vai de cada software ou plugin mesmo, com seus sistemas de calculos complexos.
      Tinha me esquecido da regra N°6 – O participante deverá manter os objetos que estão na cena “intactos”, sem alterar suas direções e ou proporções (com exceção da TV, sofa, mesinha e mesa);
      Adivinha se não to querendo mudar esse sofá XD.

Participante

Concordo com o pessoal, a melhor cena até agora é a do Danilo.

Mas também concordo que tem algumas coisas que poderia melhorar, mas digo melhorar no sentido estético da cena e não no sentido de técnicas de render e materiais.

Como o intuito aqui e estudarmos e analisarmos as técnicas de renderização. Essa parte estética deve ficar um pouco de lado até porque cada um tem sua preferência estética.

Então vamos lá parabéns para o pessoal.

A qualquer hora sai a minha imagem, to meio sem tempo pra fazer, to fazendo por “prestações”.

Participante

padao não sei se vai ser o meu melhor, porque já estou sem paciência, Deus me livre kra!!!! Demora pra renderizar, e o pior é que se você vai configurar uma revistinha, você tem que renderizar a cena inteira… isso se resolveria com o novo vray, mas estou usando o 1.05

Convidado

Fiz essa Pós diferente ae por causa do Alexandre o o Thi que falaram que tava um “lixo” a minha primeira pós.

P.S.: essa tambem ta um lixo… hehe

As informações são as mesmas da anterior.

Participante

Achei, show. esta dez.
      Te cuida Poliszuk.
      Realmente fiquei surpreso com a qualidade deste render.
      Marlon, tu ficou escondendo o jogo cara, tô começando a achar que tens muito mais coisas para nos mostrar.

Convidado

Valew Padão !!!

Mas ta longe de chegar perto do Polis eim !!! kkkkkkkkkk

Pow, tou fascinado pelos renders do Alex Roman, então tou tentando (é, só tentando) fazer uma render realistico mas ao mesmo tempo artistico, sabe ? Acho muuito bonito.

Abraços.

Participante

1° e 2° Engine: IM+LC
      Tempo de Renderização: 2:46h
      Pós Produção (tempo e softer utilizado): 5 min
      Configuração do PC (processador e Memoria RAM):I7, DDR3
      Observações (tipo, versão do Vray, etc): 1.05.30

Minha imagem, tem muuuita coisa que eu mudaria, mas não to com saco de mexer mais no vray para Sketchup…
      Quando abrir um tópico de MODO eu entro.

Abraço.

Convidado

Ah, na sua cena, aquele retangulo na laje está com iluminação “ligada”, ou seja, fugindo das regras dessa etapa do Grupo de “Estudos”.

Participante

Rapaz…….
      Marloon a tua eu já tinha comentado……
      Mas realmente ficou muito boa……
      curti demais……
      ……..
      Vladsteps: Kra ta bem legal o estilo….só achei o bump do piso um pouco forte, e tb o render tem algumas manchas, seria legal rever os opts pra dar uma “limpada”
      ………
      Danilo: Kra, ficou da hora tua cena…..
      essa parede de fundo ai, bem estilosa……a composição do ambiente tb curti bastante…..
      ………
      Andeciuala: Muito bom mestre……a cena ficou bem limpa, mas na medida certa……..gostei demais……..
      ……….
      ……..
      Simbora galera……a minha ta já na pós finalmente…..agora vo ter tempo….hehehe
      …….
      Abraços……..

Participante

Show de bola marlonn, muito boa sua imagem.
      Parabens..
      Andeciuala.. é professor, é como andar de bicicleta não??
      Nunca se esquece como faz. hehehe.. Parabens pela imagem..

Participante

aquela luz alí em cima não está influenciando na iluminação, deixei acessa para o material apenas, não tem nenhuma luz, retangular ou point light ali iluminando a cena. a única coisa que ilumina a cena é o sol e retangular lights nas janelas. Só.

Participante

É Photoshop salva vidas auhauhauhaua…
      Linda cena, só achei um pouco forte o bump do piso mais ta bacana.
      A parede cinza la do fundo nem se fala fico outro charme hehe.
      Mesmo assim com a luz do sol vc precisou de retangulo light? Estranho pq deve ser a versão 1.05 mesmo pq lembro q vc forçar de mais a luz do sol dela acaba estourando demais tbm. Já não vejo dificuldade nessa nova versão.

Participante

Danilo, por mais que agente queira, nenhum computador consegue calcular como seria a ação do sol na vida real, a luz do sol tem muito mais do que 10 tirlhões elevado a 1000 phótons de luz, e quase que ilimitados bounces de luz, os pcs tentan apenas simular (fake) esse resultado, o que é realmente impossível, e para iluminações naturais, essa é a saída mais viável em qualquer render, seja vray para max, para sketchup etc etc etc. Apenas em cenas externas que a luz do sol é suficiente.

Colocar retangulos de luz como skyportal não é iluminação artificial.

Photoshop é muuuuito imporante. Sobre o bump eu concordo, é uma das coisas que eu mudaria, mas não vai dar porque to sem saco de mexer no vray para sketchup novamente.

Já falei isso algumas vezes, se tivesse vray para modo eu utilizaria na hora, o problema é que o sketchup foi feito para modelagem, a google só se preocupa com isso, ele é imbatível na modelagem arquitetônica, mas para render, não é que é ruim, mas depois que você experimente um melhor fica difícil de voltar para o pior.

Convidado

Okay andeciuala, mas as regras dizem sem nenhuma iluminação artificial, com exceção das Lights nas janelas, e de qualquer forma.

Participante

marlons, NÃO TEM ILUMINAÇÃO ARTIFICIAL AÍ! Ela não influencia em nada a iluminação, isso é apenas um material.

Convidado

Agradeço por ter colocado as informações.

Participante

doidera demais, vamo ve se posto a minha logo mais! hahahaha

Participante

Sem mais enrolações, segue a minha img……..
      Devido ao tamanho e a capacidade do imageshack tive que redimensioná-la….

Pós Produção: PS – aprox 10 min.
      Configuração do PC: AMD Athlon 2X 3, 4 Gb de RAM, Geforce 9600GT
      Tempo de Render: 3h:30min
      Resolução: 2500X1800
      ………..
      Abraços……..

Participante

Olá Nandim tudo na paz
      Impecável no meu ponto de vista.
      Podes me passar essa textura dos sofás. adorei demais: joshen47@hotmail.com
      Abraços e sucessos

Participante

muito bom nandim, sobre aplicação de textura e render do vray não tenho nada para falar ta otimo, so mudaria aquela estátua de lugar para se destacar mais, mas a imagem ta show, parabens.

Participante

oo brother, ficou massa, mas acho que o sofá estragou o “clima africano” que vc trouxe a cena, e a textura dele tb acho que ficou grande.
      não gostei tb do espelho ali em cima, e de resto ta massa, e acho que da pra melhorrar ainda esses granulados.
      abs

Participante

Muito boa imagem Nandim..
      Muito loco aquela cabeça na sala, hauhauha, massa..
      Concordo com o thiago, sobre o sofá.
      E uma coisa, esse esquema em cima do sofá, não é algum tipo de iluminação, por que eu acredito que ali seja uma luminária, ou não??
      Parabens guri.

Participante

Thi justamente, clima africano e o couro é de elefante ué rs…. brincadeira nadin, tem muita coisa pra melhorar, não sei se vai, mas uma delas é diminui o tamanho da textura do bump… tá gigantesca.

Convidado

Puts Nandim, ta show a cena !!!!

O tamanho do Bump e da textura e o mapeamento da mesma deixaram a desejar. As taças ali naquela mesinha entre as poltronas, elas foram colocadas no PS ? Não achei legal o espelho na mesinha, mas é gosto mesmo.

Gostei da ideia do espelho (ou cromado) no “rejunte” das placas de madeira, bem daora.

Tapete muito bom.

Ali no quadrado na laje era para ser uma iluminaria, será que sai luz com um espelho ? ehhehe, a não ser que você não queira fazer como iluminaria.

Melhor cena aqui do Grupo, sem zú.

Parabens !!!

Abraços.

Participante

Nandim, parabéns ficou show, para ficar melhor só diminuir o tamanho da textura do sofa.

Participante

Krak galera……
      Juro que não to vendo a cena tão boa assim…..ainda quero melhorar ela bastante……
      …….
      Joshen: Vlw rapaz………pó dexa que mando as texturas sim……daqui a poco to enviando…….flw……
      ……
      Vladsteps: Vlw brow…essa estátua ai foi meio que sem querer, tava catando algo pra colok lá……ai a via e pensei “por que não”….hehehe
      ……..
      Thii: Vlw rapaz…….tipo o sofá realmente dexou a deseja, o tamanho foi intencional, mas não achei q ficaria tão “grande”…mas vou upar uma mais suave sim…….o granulado foi na pós mesmo…….é intencional……..
      …….
      lucas: Vlw rapaz, realmente vacilei no sofá, mas irei resolver…hehehe….na verdade é um espelho msmo…..mas irei pesqueisar e ver como posso utilizar isso para iluminação e já to até com umas idéias mirabolantes e legais…….hehehe
      …….
      Ande: Que nada kra….o couro é sintético,(sou contra o uso de pele de animais……)….e quanto mais sugestões de melhora puder dar, sem problemas, o sofá já irei arrumar msmo, pois ficou estranho, é isso ai, tamo aqui pra aprender, essa cena é uma das poucas que irei renderizar N vezes para melhorar sempre…….hehehe
      …….
      Marloon: Vlw manolo…o sofá vou dar uma arrumada e endireitar as taças tb…….que nada, ta chei de cena aqui boa pra krak, a minha é só mais uma mera contribuição……..
      ……..
      Eriberto: Vlw rapaz…….pó dexar que esse sofá vai ser vendido…rsrs…..já to endireitando o bixim…
      …….
      Abraços……
      E vamo lá galera, quero ver mais cenas (eu quero imagens…rs)
      ………
      flw…….

Participante

Nandiiiiiiiiiiim… Show de bola, fico muito bacana a sua cena!
      Sobre comentários e criticas a galera fez um montão.
      A idéia de Andeciuala muito bacana, sobre ser uma sala africana e tal. Se vc investisse numa sala de um caçador seria um maximo. Eu sei q vc eh e muitos de nós somos contra peles de animais auhauha, mais isso eh uma cena e não um contrabando auhauha.
      Uma cena de um caçador, com tapete e sofá de pele de animais, uma cabeça de animal tipo um alce na parede, uma madeira envelhecida, uma espingarda e alguns apetrechos ficaria loko demais.
      Não q vc queria mudar a cena isso seria somente uma idéia.
      Segue um exemplo

Participante

Atualizada

Pós Produção: PS – aprox 10 min.
      Configuração do PC: AMD Athlon 2X 3, 4 Gb de RAM, Geforce 9600GT
      Tempo de Render: 3h:30min
      Resolução: 2500X1800(original) – Redimensionada para 1600X1200
      …………….
      Arrumei o sofá……ficou bem melhor que o anterior……hehehe
      ……..
      Danilo, Vlw rapaz……não consegui ver o exemplo que tu enviou…………mas tipo minha idéia não foi seguir um tema uniforme e sim mesclar várias coisas…….
      …….
      Abraços……

Participante

Pronto editei para aparecer o exemplo.

Participante

Legal Nandim, parabens pela imagem..
      Uma coisa, será que o couro chega a refletir dessa forma? Da para ver claramente o reflexo da almofada.. Só isso..

Ow Danilo, a mensagem ta aparecendo duas vezes no seu comentário.. hehehe. Cara, essas coisas de cabeça pendurada na parede é meio sinistro, hauhauah.. Questão de gosto mesmo.. Mas acho que tá legal a imagem do Nandim assim..

Participante

Bom eu sei que minha imagem não vai agradar a todos..mas eu particularmente gostei bastante do resultado.
      o bump da parede da tv eu gostei….a tv agora ta com emissive…se bem que acho que eu poderia ter aumentado um pouco mais a intesidade…troquei o bitmap da parede lilas e da poltrona..acho que melhorou..é isso.

comentem ai pessual.

1º2º engine: irradiance map/light cache
      Pos: photoshop (2min)
      Tempo de render: esqueci de ver..heuehue mas acho que foi uns 25min.
      Resolução: 1280×960
      SU7 + Vray 1.48.95
      PC: core 2 duo 4 GB de ram

Participante

Essa casa e no Japao?? JN de dia.. kkkkk
      Brincadeiras a parte, ta ficando legal,
      so ta meio granulada no sofa e
      a parede de tras da tv num ta legal, mas
      gosto e gosto!!!

Participante

Alexandre não se preocupe em agradar pq o foco desde tópico e o estudo com vray, na parte de decoração fica em ultimo plano, to falando isso pq acho que o pessoal talvez esteja desviando um pouco da real intenção deste estudo prestando mais atenção para a estética do que para a técnica. mas falando nisso vamos la, tem ainda algumas manchas no teto pq da iluminação, acho que da para dar uma melhorada na textura do sofá que to achando muito granulada e da parede atrás da tv, o emissive diminuiria so um pouco e uma duvida em cima da luminária e da sanca vc colocou uma luz? tirando isso acho que ta ficando bem legal a cena, gostei do piso do BG que ficou bem legal.

Participante

Tbm concordo Vladsteps… Povo esta muito preocupado com estética. Vamos postar ae as configurações usadas e todas as informações de render pq somente 1 e 2 engine, resolução e tempo de render não ta resolvendo nada.
      Minha primeira postagem tem as configurações e acho q dei uma mudada e a tarde estarei postando ela com as observações.

Convidado

Parabens Alexandre.

Ae galera, vamos dar uma parada nas postagens por enquanto, pois está chagando muito perto dos 150 post o topico e quando chegar a tal pode derrubar o servidor, e ninguem aqui quer ficar 1 semana sem o forum, né ?

Abraços

Participante

É so chegar até 149 e vc criar o Grupo de Estudos Vray for Sketchup – Edição 1.2

Convidado

Eu vou criar o 1.2 quando for liberado a iluminação artificial junto com a natural.

E ainda tem uns maninhos meus que não postaram essa edição ainda.

Participante

Pretende postar uma 1.1b, 1.1 seção 2, alguma coisa assim marlon, por que acredito que tem varios para postar a imagem, da qual faço parte. e com os comentários do pessoal, um novo tópico do gevs 1.1 cairia bem..
      ou não?

Convidado

Topico bloqueado, favor fazer as postagens nesse aqui.

Visualizando 143 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.