V-Ray

Grupo de Estudos Vray for Sketchup – Edição 2.0

Visualizando 57 respostas da discussão
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    1261 Views Posts
    • #27289


      Convidado

      Fica desde já aberto o Grupo de Estudos de Renderização no V-Ray for Sketchup, o qual tem o objetivo de avançar no conhecimento do programa, compartilhar configurações de materiais (não os materiais em sí), blocos, informações, configurações e técnicas. Em todos os estudos será disponibilizada uma cena a qual TODOS renderizarão com suas configurações, seus materiais, detalhamentos pessoais e compartilharão os resultados com o grupo. Espera-se que deste estudos sejam criadas novas técnicas, novos materiais, domínios de novas configurações, elevando assim o domínio do software para todo o grupo.

      Regras:

      1- Todas as imagens deverão ser renderizadas no V-Ray for Sketchup, podendo ser pós produzida em qualquer software;

      2- Qualquer membro do Sketchup Brasil pode participar dos estudos, entretanto, que o mesmo renderize no V-Ray for sketchup;

      3- O participante ao postar sua imagem deverá postar com os itens:

      1° e 2° Engine:
      Image Sampler Type:
      Color Mapping:
      Tipos de luzes na cena:
      Tempo de Renderização:
      Pós Produção (tempo e softer utilizado):
      Configuração do PC (processador e Memoria RAM):
      Observações (tipo, versão do Vray, etc):

      4- O participante precisa ter conhecimento dos procedimentos básicos do programa :Iluminação e Edição de Materiais, pois o objetivo do Grupo é de Estudos, é Compartilhar Pesquisas;

      5 – Imagens postadas não obedecendo aos itens 1 e 2 serão removidas em até 12 horas após a notificação da moderação;

      6O participante deverá manter a arquitetura do projeto intacta, podendo modificar o terreno, a camera e o Deck (posição, excluir, mudar formato);

      7 – O participante poderá decorar, humanizar e “pintar” a cena com os objetos que quiser e da forma que quiser, mas sem infringir o item 6;

      8 – Não poderão ser utilizados materiais *.vismat e nem *.visopts de terceiros;

      9 – Prazo para o termino de postagens dia 20/02/2011

      Grupo de Estudos Edição 2.0:

      Objetivos:

      – Iluminar a cena (liberado o uso de Artificiais);
      – Renderizar a cena de dia (diurno);
      – Texturizar a cena;
      – Renderizar com materiais editados;
      – Avaliar Viabilidade dos engines de GI utilizados, levando em conta o fator Qualidade x Tempo.

      Recomendações:

      Usar boas texturas, pois a texturização influencia diretamente no realismo da cena;

      – Renderizar em resolução maior que 1280 em Width, pois se você utilizar o Get View Aspect vai mudar o Height.

      Downloads:

      Modelo

      Bons Estudos.

    • #27290


      Convidado

      P.S.: o Grupo de Estudos 1.5 continua aberto, mas para quem ja acabou o modelo do 1.5 e quiser fazer ja esse 2.0, sintam-se a vontade.

    • #27299


      Participante

      Marlonn, o ponto de vista final da camera é de livre escolha? Pois na cena interna tinha aquela aba “cena” que orientava a camera para aquele ponto de vista obrigatório pro render…

    • #27302


      Convidado

      A camera é de livre escolha, pois o terreno é livre tambem, caso coloquem a casa em um terreno em declive, a camera tem que ser alterada, então é livre.

    • #27652


      Convidado

      Onde faço o download da versão 2.0 pra v-ray ?
      Posso fazer a renderização com a versão mais antiga ?
      Abraço !

      _________________________
      Editado por Administrador:
      Por favor, preencha seu cadastro de forma completa.
      Apresente-se antes de sua primeira participação.
      Antes de participar leia as regras. aqui

    • #27657


      Convidado

      Se apresente antes da primeira postagem, por favor.

      A versão mais recente do Vray (que eu saiba) é a 1.48.99.

      Esse 2.0 é a Edição do grupo de Estudos, pois teve a 1 e a 1.5, agora é a 2.0, não tem nada a ver com a versão do Vray.

      Tu pode fazer com qualquer versão, desde que seja no Vray for Sketchup.

    • #27659


      Participante

      Marlonnz, acho que ainda não se fez luz dentro da cabeça de “Jesus”….! 🙂

      O cara, pensa que a versão 2.0 do VRAY (que saiu mas para o 3D MAX) será a mesma aqui para o SU.

      Pelo menos eu penso assim. Ele deve estar confundindo SU e MAX e as respetivas versões que existem para cada um dos Softwares.

      Estarei enganado?

    • #27669


      Participante

      aii marlonnz…eu nao participei do outro grupo de estudos..tem problema em participar desse??
      obg.

    • #27676


      Convidado

      Tem problema não.

    • #27875


      Participante

      1° e 2° Engine: irradiance map ; light cache
      Image Sampler Type: adpt. DMC
      Tipos de luzes na cena: Vray sun
      Tempo de Renderização: 2 hrs 30 minutos e 20 segundos
      Pós Produção (tempo e softer utilizado): 10 minutos PS
      Configuração do PC (processador e Memoria RAM): 12 gb de ram , processador i7.
      Observações (tipo, versão do Vray, etc): vray for SU. versão 1.48.95
      Color mapping: Linear.

      Bom pessoal , ainda não está como eu gostaria mas, acho que tenho evoluído com o tempo.

      Críticas e sugestões serão mto bem vindas.

      Valeu Abraços , espero comentários.

      Como pedido as configs estão ai:

    • #27876


      Participante

      Coutinho, pela configuração do PC e tempo de render tem algo errado aí.
      Da uma olhada nisso ^^
      Mas a imagem ta mto boa xD

    • #27878


      Participante

      Posta as configurações do teu render cara..
      Mas parabens pela imagem.. está ficando legal..
      Davi, não seis e a configuração desse tamanho ajuda tanto. Devido as limitações do Su (32 bits) e do vray (32 bits) acredito que mesmo uma maquina dessas apresente pouca melhora em comparação com um quad por exemplo com 6gb, visto que nenhum dos programas tem capacidade de gerenciar toda configuração do pc.
      Acredito que a grande causa do tempo de render seja a configuração de materiais e do render..
      Me corrijam se estou errado..

    • #27911


      Participante

      É verdade, Lucas…
      esqueci desse detalhe do skp. =/
      foi esse um dos motivos que me levou a renderizar no MAX, estava cansado de limitação!

      Valendo que 32 bits não reconhece mais que 2,5G … é complicado renderizar. ^^

    • #27912


      Participante

      É verdade..
      As vezes atrapalha.. mas como não sei mecher no Max, agente faz o que pode no SU.. não é impossivel.. as vezes apenas mais dificil ou demorado..

    • #27913


      Convidado

      O SU puro não reconhece mais que 1.9 GB de RAM, mas com o Patch, passa disso numa boa.

    • #27914


      Participante

      Nao fosse o patch nossa vida seria bem mais dificil.. hauhuahua

    • #27916


      Participante

      E os comentários nada 😀 :D!!

    • #27918


      Participante

      Cara, gostei da imagem.. como comentei..
      Mas voce poderia colocar algumas coisas na sua cena, cadeiras, sei la, algumas coisas..
      os materiais ficaram legais.. mas nao gostei muito da grama, essa acho que voce podia mudar.. a agua ficou show de bola, muito boa mesmo..
      e uma coisa, não é voce que tem um i7, 12gb??
      com poucas arvores assim, a cena merecia umas 3d, não??
      ficaria bem melhor.. ou são? por que elas parecem ter umas manchas estranhas na borda.. e o bg ficou bom, caiu bem..
      isso ae guri.

    • #27942


      Participante

      São 3d sim Lucas, nao sei pq ficou essa mancha tb! Vou fazer uns testes pra ver se resolve.

      Quanto as cadeiras e outros detalhes da cena eu ainda nao coloquei
      estava so testando materiais e iluminação.

      Vou ver se faço loco a humanização da cena.

      valeu ai!

      Fico feliz que vc gostou.

    • #27953


      Convidado

      Ta daora cara.

      Eu gostei do material da parede, do Specular das folhas da Palmeira, da agua e borda da piscina.

      Da uma melhor editada nos demais materiais, merecem mais atenção.

      Que tipo de material é aquele preto ali na parede ?

      O piso de Paver ficou esquisito, porque tu deve ter usado Bitmap em Highlight e reflection Glossiness.

      Melhore mais a vegetação, coloque mais algumas plantinhas, diferencie. Se tu colocasse algumas pedras ao longo da grama, ia ficar melhor.

      Tem um errinho de mapeamento aqui no deck de baixo, como te disse.

      O BG não corresponde com a luz da cena, pois o sol está vindo de tras das palmeiras, então o sol no BG tinha que estar atras das palmeiras.

      Esso ae nas palmeiras são por causa do BG e iluminação sendo refletidos pela reflexão das folhas, notem que nas extremidades das folhas há um aspecto branco, sendo causado ou pelo BG ou pela Iluminação ou por ambos. então o mais certo a se fazer é colocar um BG que corresponda com o BG e iluminação do Vray, ou ja prever qual BG ira colocar no PS e já colocar uma Iluminação ou BG correspondentes com os tons do que será usado no PS.

      Sacaram +/- ? hehehehe falei tudo enrrolado mas ta valendo.

      A respeito das suas configurações, nunca mude o valor do Min Subdivs do Adpative DMC, sempre deixe em 1, e coloque o Max para mais que 8 para finais.

      No color threshold (tanto no Image Sampler quanto no Irradiance map e no DMC Sampler “noise threshold”) quanto menor o valor, melhor a qualidade da imagem, mas mais tempo de render.

      Para o AA Lanczos funcionar direito, coloque sempre em 2.

      Em Indirect Ilumination, habilite Refletive Caustics, pois dai o GI terá um calculo mais correto.

      Coloque no Maximo 4 Passes no LC, pois vai demorar muito se colocar mais e tambem não há necessidade.

      Não é necessario colocar 16 no Min Samples (DMC Sampler), coloque 12 ou 10 que ja ta bom.

      Habilite o Clamp Output no Color Mapping, evita Spotness e alguns serrilhados.

      Uma melhor humanizada nessa cena e fica show.

      Abraços

    • #28041


      Convidado

      Prazo extendido para o dia 20 de fevereiro.

    • #28054


      Participante

      Vixi, mais um mês? Vc quer que a gente faça mesmo hein…rsrs

    • #28055


      Participante

      Ai vai mais um teste meus amigos!

      1° e 2° Engine: irradiance map ; light cache
      Image Sampler Type: adpt. DMC
      Tipos de luzes na cena: Vray sun
      Tempo de Renderização: esqueci de olhar mas acho q foi uns 40 minutos
      Pós Produção (tempo e softer utilizado): 10 minutos PS
      Configuração do PC (processador e Memoria RAM): 12 gb de ram , processador i7.
      Observações (tipo, versão do Vray, etc): vray for SU. versão 1.48.95
      Color mapping: Linear.

      Aguardo os comments !! Abração. Vamos lá pessoal to curioso pra ver as de vcs.

      Abraços

    • #28087


      Participante

      Tchê !

      Bem bom seu render, vo ver se consigo chegar nesse nivel ai.

      Parabens !

      Abeação.

      Zeka !

    • #28090


      Participante

      Muito bom coutinho,parabens.
      Eu achei apenas a agua da piscina um pouco “turbulenta” demais, em condições normais a agua não tem tanta marola assim, apenas se estivesse ventando muito. E aquelas palmeiras paralelas ao muro, parecem que possuem uma borda branca em volta das folhas??
      No mais ta perfeito, parabens!

    • #28091


      Participante

      Valeu Zeka e roger!!

      Roger aquelas marcas brancas em volta das folhas eu nao consigo tirar!!Isso que as arvores são 3d.

      Valeu pelos comments. A galera ajudou bastante pra chegar nesse resultado.

      Zeka eu sou apenas um iniciante ainda mas posso dizer que com bastante estudo eu consegui sair de cenas bizonhas para cenas “agradáveis” e claro já postei mtas duvidas aqui no forum e tb ja tirei mtas duvidas diretamente pelo msn com o marlonn.

      Mas o estudo diário continua que ainda dá pra melhorar mto mas mto mesmo.

      valeuu

    • #28092


      Convidado

      Mas e a “explicação” que dei na pagina anterior sobre essas boras brancas ? Não vale de nada ?

    • #28093


      Participante

      Mesmo com a explicação nao consegui arrumar :/ :/

    • #28273


      Participante

      Bom dia…
      Sobrou um tempinho e resolvi contribuir…

      1° e 2° Engine: irradiance map ; light cache
      Image Sampler Type: adpt. DMC
      Tipos de luzes na cena: só GI, sem rec
      Tempo de Renderização: 2hs 17min
      Pós Produção : PS CS4
      Configuração do PC (processador e Memoria RAM): Note Dual Core 2GB RAM
      Observações (tipo, versão do Vray, etc): V-Ray for Sketchup 1.49.01
      Color mapping: Linear.
      Resolução Renderizada: 2560×1600

      Abraços

    • #28301


      Participante

      Dercole……..
      essa externa ficou muito boa……
      bem configuarada…..
      como sugestões eu diria,
      1 – não gostei muito dos carros……..
      2 – Essa cena merecia um bg mais “forte”, uma idéia é mesclar esse morro com um ceú mais intenso………
      com relação as configurações, estão muito boas……..
      tanto da iluminação quanto dos materiais…..
      ahh…já ia esquecendo, achei estranho essa mulher ai parada no canto…….
      No geral tu cumpriu muito bem o objetivo de expor um externa diurna bem configurada…….
      ……..
      abraços….

    • #28304


      Participante

      Valeu Super Nandim…(como sempre)
      1-Eu coloquei esses carros ali pois sem eles tinha achado muito vago aquele espaço e não consegui pensar em nada ali e como estava fazendo um teste com “carpaint” branco e outro preto, gostei do resultado e coloquei na cena…rs
      2-Penei para achar um BG, já fazia um tempo que a cena estava pronta (só esperando um BG)esse foi o melhorzinho que achei que “encaixasse”
      A mulher ta chegando agora, vai tomar uma Absolut antes de dar um mergulho…rsrs
      Valeu Nandim!!!!
      Abraços

    • #28328


      Convidado

      Parabens cara, trampo daora.

      O mesmo que o Nandim. Mas acrescentar algo a mais, essa textura da borda da piscina ta com projected texture, não ficou bom com projected.

      Acho que as waves da piscina tão muito largas.

      Essa é Diurna em 2 horas cravadas… heheh

      Sem zuera, ficou melhor que a minha !!!

      Parabens !!

      Abraços.

    • #28329


      Convidado

      1° e 2° Engine: Irradiance Map & Light Cache
      Image Sampler Type: Adaptive DMC
      Color Mapping: Linear Multiply
      Tipos de luzes na cena: Default Light – HDRI – Omni e IES
      Tempo de Renderização: 6 horas 43 minutos e 12.5 segundos
      Pós Produção (tempo e softer utilizado): 1 hora e meia
      Configuração do PC (processador e Memoria RAM): C2D – 4GB
      Observações (tipo, versão do Vray, etc): 1.49.01. Tive que renderizar em Vray Raw Image com VFB em Preview, pois se não passava de 4 GB de uso de RAM e meu PC desligava, tudo culpa do Terreno e das configurações altas, porque se fossem baixas teria muito serrilhado e granulado… huahahau

      Vray Puro:

      Vray + PS:

      Pode não parecer, mas é diurna, procurei fazer em Twilight com HDRI então ficou assim.

      Tentei fazer uma Pós boa, mas só estraguei a imagem.

      É isso, talvez eu faça uma outra visão, com outra iluminação.

      Abraços

    • #28330


      Participante

      Uh..Manolo, blz?!
      Valeu Kara!!!
      Projected? Eu não usei nenhum nessa cena, de qual borda estpa falando?
      As “waves” eu fiz meio largas mesmo para não dar a impressão de muito “turbulenta”, para parecer mais calminhas, tendeu?rsrs
      Pára rapai…ce ta escondendo o jogo, mostra a tua logo aí manu…rsrs
      Valeu do comentário e abraços

    • #28332


      Convidado

      As bordas de pedra, antes da borda lilás. Parece ser Projected aquilo ali.

      A minha ja ta ae 😀 !!

      Então diminua o multiplier do displacement, vai ficar melhor, eu acho.

    • #28333


      Convidado

      Essa cena deu uma treta atras da outra, pois mandei renderizar em *.vrimg, só que no PDPlayer não abriu ela, ficou tudo preto, mas sorte que o 1.49.01 tem uma opção magica no VFB haushuash, eu abri hoje novo arquivo e botei para renderizar, sem nada mesmo, dai quando abriu o VFB eu fui em Load Image e POR SORTE, deu certo !!! hauahuhaua

      Antes de ter colocado em Preview o VFB em *.vrimg cada vez que colocava pra renderizar era bug no LC, dai ia ver no Task Manager do Windows, e o uso de RAM tava em 3.300 e pocos megas, Oõ !!! Ai em Preview foi para 1.900 e pocos megas… huahuahuah

    • #28334


      Participante

      Opa, vc foi mais ligeiro…
      Da hora mesmo ein…xik
      Quanto a configuração de materiais, não tenho comentários a fazer, a única coisa que achei meio estranho foi a vegetação (ou a falta dela ) no morro, ta parecendo meio areia, o relevo ficou bão, legal, mas não sei se é pq eu tinha a idéia de fazer algo nesse sentido (no começo) só que “impinhocado” de arvores no morro, que me pareceu meio vazio, é isso…
      Parabéns manu…
      Abraços

    • #28336


      Convidado

      Vixi mano, tive que excluir 1 arvore dessas ae, porque se não não renderizava… huahuaha Magina lotar de arvores então.

    • #28340


      Participante

      Bah marlonn, ficou massa cara..
      Parabens, gostei da proposta..
      tambem dei falta de arvores
      mas nao tem jeito
      se ja foi dificuldade renderizar sem, imagina colocar elas ae.. vai ferver o pc. kkkkkk
      mas é verdade cara, gostei mais da sem ps.. hauhaua
      vlw guri..

    • #28341


      Convidado

      Veja agora que as imagens estão atualizadas, a Sem PS mesmo ou a com PS ?

    • #28343


      Participante

      Finalmente essa GH saiu……hauahauahauahuaa…..
      Não tenho muito comentário….
      O que eu falaria tu já ouviu tudo…..
      A unik crítica vai para o tempo de render….
      tu gosta de sofrer com tantas horas………hehehe
      Great Job man…..
      essa hdri quase “noturnou” a cena……eu sofri aqui pra configurar uma no meu de um jeito bom, akbei ficando só no “sun” msmo…..
      ……..
      obs.: eu já curti mais a com ps……
      ……
      abraço…..

    • #28344


      Participante

      Rs
      Eu tinha achado estranho msm, eu pensei: Como deve ter dado trabalho para ele tirar aquelas plantas de cima do muro, rsrs

    • #28345


      Convidado

      HAUSHAUSAUSHAS

      Pensei que ninguem ia notar nas trepadeiras lá…. huahua

      Valew aew, e simbora assistir The dark knight, porque se não não assisto hoje, daqui a pouco tem academia… kkkkkkkkk

      A noturna, sei lá como vou fazer esse troço. kkkk

      abraços

    • #28382


      Participante

      esse pessoal é fera demais , acho que vou voltar a trabalhar na minha cena e fazer uma cena melhorzinha que a minha pelo jeito ficou capenga 😀 !

      Parabéns pessoal. Tá mto show!!

      Obs: Dercole vc usou uma mesa que eu procurei bastante e nao encontrei aquela que tem as cadeiras e um guarda sol quadrado. Mto massa aquele conjunto ali. Sabes o nome pra me passar para que eu possa pegar na 3dwh?

      Abraços

    • #28413


      Participante

      Coutinho, eu peguei separado, a mesa e o guarda sol, o guarda sol é só procurar “guarda sol” e a mesa vc procura por “table” (só uma dica, ta na 7ªpag, rsrs)
      Valeu, abraços

    • #28418


      Participante

      Marlon,

      Tua proposta de cenário ficou muito interessante, pena que o sketchup não dá condições da gente detalhar muito esse tipo de cena….mas ficou muito bom.

      Abração.

    • #28427


      Convidado

      Mauricio, te confesso que o problema foi meu PC, e não o SU, pois só tenho 4 GB e um C2D, aposto que se tivesse uns 8 GB e um i7 ou C2Q, eu teria lotado de arvore nisso ae.

      Sem *.vrimg, o SU chegou a ter 3000 e pocos megas de uso de RAM, e eu PC usa 1 GB por ai em seu estado normal, então ferrou com tudo, chegou a desligar o PC por causa disso.

      Valew mano !!!

      Abraços

    • #28430


      Participante

      Bom galera segue minha cena de estudo:
      1° e 2° Engine: Irradiance Map & Light Cache…
      Image Sampler Type: Adaptive DMC…
      Tipos de luzes na cena: Só sun….
      Tempo de Renderização: 47min e 17seg….
      Resolução: 2000X1500
      Pós Produção (tempo e softer utilizado): 10min….
      Configuração do PC (processador e Memoria RAM): Amd Atlhon 2X 3, xfx 9600gt, ddr 2 800mh 4gb, seven 64bits.
      Observações (tipo, versão do Vray, etc):vray 1.48.9, sketchup 7.1…..
      Render Puro:

      Render com Pós:

      Agradecimentos ao manolo marloon, que me cedeu umas texturas da cena e deu uns pitacos nas idéias malucas……..hehehe
      ………
      Abraços…

    • #28434


      Participante

      Nossa Nandim, realmente muito bom, de cair o queixo.
      Se vc não dissesse que foi em Vray, jurava que vc tivesse usado o Lumion 3D, tanto pela agua quanto pelo barquinho do lado que são muito parecidos com os modelos que tem no L3D.
      Realmente muito bom parabens!

    • #28436


      Convidado

      Aew Nandim, finalmente saiu isso ae !!! kkkkkkkkkk

      Parabens cara, minhas opiniões e criticas ja gastei no msn… 😛

      Abraços

    • #28442


      Participante

      Nandim
      Por causa do aquecimento global essa ilha já não existe. Quando essa casa não fora inundada era lugar de se passar férias e voltar revigorado.
      Adorei sua criatividade
      Parabéns ao pessoal do Grupo de estudo do Vray
      Gh-House Kerkythea e Vray, estou adorando essa turma. Criativa demais!
      Abraços e sucessos para todos

    • #28445


      Participante

      Mano Marlonn
      Sua cena está espectacular, só o render puro já que a pós está anoitecer.
      Ah, vossa proposta com o Nandim de apresentação é fantástica
      Abraços e sucessos

    • #28463


      Participante

      Pô, deveria ter uma regra obrigando esses experts a postar por ultimo…rs
      Nem tem graça postar mais depois de ver a do Marlonn e do Nandim..

      Brincadeiras a parte, nível altíssimo aqui, criatividade tb.

      Parabens.

    • #28469


      Convidado

      KKKKKKKKKKKKKKKK

      Tenso mano, tenso.

    • #28471


      Participante

      Essa turma ta muito boa, estas ilhas foram bem criativas, parabéns.
      Aos que estão correndo atrás como foi comentado pelo Rogercar não se preocupem vocês chegam lá ligeirinho.
      Bons estudos.

    • #28581


      Participante

      Bom dia!!

      Comecei a mexer nessa cena (finalmente), e queria tirar uma duvida de algo q ta me chateando ja. Tem uma pedra específica que to usando de material em volta da piscina, mas no render o mapeamento dessa textura fica totalmente diferente do mapeamento que deixei na modelagem. Ja alterei a posição, mudei o tamanho da textura, mas no render esse material fica sempre com o mesmo mapeamento “torto” e fora de escala… pq?

    • #28589


      Convidado

      Estranho, tenta explodir onde tu ta usando esse material, dai agrupa novamente.

    • #28619


      Participante

      Ae truta, funcionou…

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