V-Ray
cena externa não aparece a luz e em ambiente fechado a luz fica ruim
- Este tópico contém 7 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 5 anos, 5 meses atrás por
Daniel Riglione Reple.
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01/10/2015 às 13:44 #117180
Olá pessoal !
Preciso da opinião e ajuda de vcs
Estou criando uma vitrine para colocar no meu portfolio , fiz dois testes , o primeiro eu coloquei a minha vitrine dentro de uma caixa para não ter interferencia de iluminação externa ( ficou horrível)
o segundo eu deixei na area externa mesmo ( aí não aparece a iluminação ) tbm não gostei
Eu queria que o meu render ficasse com uma iluminação geral legal e q aparecesse a iluminação do spot ( pq como é uma vitrine eu quero ter uma iluminação artificial destacada tbm ….
Enfim , quero uma qualidade legal de ilumianação natural x artificial p ter um trabalho no mínimo apresentável né ?
Existe um meio termo ? tudo q eu imaginei não deu certo
queria mais ou menos assim ó :
Alguem me ajuda ? Obrigada 😉
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Simone Mello.
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01/10/2015 às 15:50 #117185
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01/10/2015 às 19:23 #117188
Se você não quer a luz do Sol, ou deseja uma iluminação noturna, desligue o Sol. Desligar o sol equivale a desativar o GI e o Background do Environment.
A partir daí, é brincar com as configurações de câmera ou com a intensidade da luz spot.
Você disse que quer uma iluminação igual a da fotografia, mas essa fotografia está usando luzes dicróicas, que equivale no V-ray à IES Light.
Neste caso você terá que estudar como usar os arquivos IES ou criar o seu próprio arquivo IES.
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01/10/2015 às 19:57 #117192
Boa noite Simone, existe sim esse “meio termo” que vc procura, porem devemos observar muito o mundo real ao tentar representar projetos em 3D, saiba que a iluminação natural dependendo da exposição acaba eliminando efeitos da iluminação artificial! Encontrar esse “meio termo” é um pouco difícil e não existe uma receita de bolo para isso, o que vc terá que fazer é ir testando a quantidade de luz que vc precisa para iluminar sua cena sem que prejudique a qualidade da mesma. Uma dica é desligar o “skylight” e o “background” para que vc edite sua iluminação artificial, com ela definida vc poderá ligar o “skylight” e o “background” novamente e ir testando o quanto de iluminação natural vc quer! mas lembre-se usar iluminação artificial e natural não é tão fácil e muitas vezes deixa a cena fake de mais! vou tentar te explicar melhor.
Primeiro de tudo! Esse negócio de usar uma caixa pra tirar o sol não funciona direito!
Faça como no exemplo abaixo:
Com sol
Sem sol
vamos usar essa cena como exemplo:
Abaixo dois exemplos de aplicação:
Neste deixei o “skylight” e o “background” ativo “com sol” ( a iluminação artificial é somente dos spots IES)Note que quase não se vê a marcação da iluminação dos spots nas paredes laterais, isso ocorre pois a iluminação natural age de forma geral na cena “batendo” em uma parede branca e refletindo parte desta luz para outra superfície eliminando muitas vezes detalhes da cena!
Neste desliguei o “skylight” e o “background” deixando somente a iluminação artificial (usei Spots IES e um retângulo de luz do mesmo tamanho da abertura da “entrada” com 4 de intensidade e com “No decay” e “invisible” ativados)
Como designer prefiro entregar projetos de iluminação sem a presença de iluminação natural, isso pode confundir o cliente e trazer dor de cabeça para você!
Claro que o uso de luzes artificiais no vray vai muito mais além do que IES e retângulo, mas pra vc começar já esta bom.
Vale lembrar que renderizar é testar, testar, testar , testar novamente e quando vc acha que fico bom, vc testa de novo kkk não tem receita de bolo, o que acontece é que com o tempo e estudo vc aprende a simplificar esse tempo de teste!Para te ajudar deixei a cena para download no link abaixo:
CENA: http://www.4shared.com/file/M_FEysWoce/Tutorial.html
ARQUIVO IES: http://www.4shared.com/file/fGUFzLa_ce/5_online.html
Espero que tenha sanado sua dúvida! bons estudos =D
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02/10/2015 às 01:52 #117204
Olha aí, já estou sendo convocado para comentar nos tópicos… hehehe…
Caramba heim @Hugo_H3D, deu uma aula!! Excelente postagem!
@simonem, fora td oq o Hugo e o Meireles já falaram, estude os parâmetros da câmera, pois fazem toda a diferença num render!Para configurar inicialmente a iluminação, recomendo que ative o “Override Materials”, para deixar sua renderização mais rápida, e utilize o vray no modo “Real Time” (RT), assim vc vai alterando os parâmetros do Options e já vê em tempo real oq está afetando, agilizando assim muito o processo!
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02/10/2015 às 15:46 #117217
Nossa gente muito obrigada ! vcs são demais 😀
@Danielreple eu nem sabia da existencia do parametros de câmera … vou procurar uns tutoriais, e sobre o Real Time tbm não entendi nada, mas eu vou procurar saber…. Vou estudar
@Hugo_H3D muito massa a sua explicação ! Eu baixei o arquivo e como eu adoro uma gambiarra , eu resolvi pegar o seu IES e colocar na minha vitrine p ver o q dava , peguei só o Ies e coloquei no meu spot existente, liguei o render e não apareceu a luz …. depois peguei o seu Ies com o Spot junto e deu certo , então … só funciona com o seu Spot com o meu não deu certo não olha :Será q eu coloquei errado nos outros ….
aí eu acabei desistindo do meu spot pq não sei o q aconteceu e usei só o seu olha :
Aqui ta com o GI e o Background ligado :
O que vcs acham ? ainda ta muito escuro né ? ( não sei mais o q fazer na vdd)
Abaixo eu fiz com o gi e background desligado : (deu certo não)
Para resolver essa cena eu teria q aumentar a quantidade de luz ou a intensidade?
Eu baixei um arquivo de Ies com várias luzes … tem até umas luminarias lá mas eu nem sei usar tbm hahahah
Eu dou risada mas a vontade é de chorar , pq olha … é tenso esse negocio hein
Isso pq eu ainda nem encanei nos materiais …. queria q meus manequins ficassem brilhantes (tipo laca) mas isso é outro post
Valeu gente
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02/10/2015 às 17:09 #117218
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02/10/2015 às 22:28 #117232
Agora que vc aprendeu a usar o RT, vai alterando a intensidade dos IESs e os parâmetros da câmera para vc entender como funciona e testando muitas variações.
Pra vc entender melhor essa questão da câmera, pode estudar o básico de fotografia, com os ajustes de uma câmera real. Esses ajustes funcionam basicamente da mesma forma no render!
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