V-Ray

Iluminação Externa – Sol Estourado

Visualizando 9 respostas da discussão
  • Autor
    13883 Views Posts

Participante

Ola pessoal, venho com mais uma dificuldade para tentar solucionar junto com vocês. Minhas cenas externas sempre ficam com a iluminação estourada. Segue abaixo a imagem e algumas configurações que estou usando.

Gostaria de suavizar mais a luz do sol para não parecer essa luz estourada.

Participante

mude o sol de 12:00 pra outro horário que já ajuda.

Participante

Uma coisa que aprendi com o Andeciuala, depois de renderizado é mudar as configurações de exposição a cor e coisas assim.
      Essas opções estão aqui:

Uploaded with ImageShack.us
      Habilita essas configurações logo abaixo da janela do render.
      e no primeiro botão abre essa janela ao lado.
      Vai mechendo ali até chegar no resultado desejado..

Não sei se deu pra entender..

Participante

Ola pessoal, com relação a hora do sol na minha configuração está de 8:30.

No que diz respeito a regulagem da imagem pós render, também já constumo fazer, tanto no vray quanto no PS.

Mas minha duvida realmente é se seria possivel atraves de configurações do vray conseguir melhorar esse estourado da luz.

Participante

Eriberto
      Vai em options environment e em GI color coloca menos de 1, que deve estar por padrão. Coloca .7 .6 vai testando..

Participante

Vc deve estar utilizando a versão 1.0 pois sru sol no render está de 12:00
      Dá uma procurada aqui no fórum sobre sol no vray para sketchup e vai achar no mínimo uns 10 tópicos sobre o mesmo assunto.

Participante

Ok.

Primeiro quero parabenizar pois a arquitetura do modelo ta massa pakas, e a textura de água ta muito boa!

Vamo la galera…

Primeiro tem que ver se as configuração de shadows do sketchup esta configurada certa, a posição onde esta o modelo determinado pela latitude e longitude, e tbm a posição de norte para determinar qual fachada vai estar exposta a iluminação.

Vamos a configuração de render, dentro do vray ele trabalha com exposição de dois rebatimentos, o primary engine e secondary engine, o primeiro se trata da iluminação onde se tem exposição direta a luz, o segundo trata das areas onde a exposição é feita através da reflexão de outros objetos uma ilmunição mais difusa portanto na maioria das vezes não precisa ser alterada.

Bom eu produzi duas imagens uma com a pré-configuração (gi_irmap_medium) e uma outra com modificações dentro dela, o que foi modificado é dentro do indirect iluminação no primary engine deixei em 0.5 e como ja foi dito em outras resposta fiz a alteração do background e do sky de 1 para 0.5.

Participante

Reduzindo o intensity multiplier tanto do sol quanto do background e ou ajustando no color mapping o bright multiplier.

Bom como é a minha primeira ajuda sobre vray, então não é totalmente confiavél mas acho q isso resolve o problema.

Se eu estiver errado por favor me corrijam!

Abraços

Participante

Rapaz……..
      um monte de dicas excelentes……
      …….
      essa parte do sol “estourar” é chatinha mesmo…..
      eu geralmente corrijo ela no sky do gi msmo……lá tu pode configurar exposição, sombra, intensidade, etc…..
      um site que me deu uma ajuda ótima nisso foi esse…..
      http://www.spot3d.com/vray/help/150SP1/examples_vraysun_sky.htm
      ……..
      mas é isso, vai testando as possibilidades e veja qual funciona mais correto no seu projeto….
      abraços……

Participante

Valeu galera por todas as dicas infelizmente não deu tempo de testar todas as possibilidades de configurações sugeridas, pois o trabalho tinha que ser entregue. Mesmo assim vou tentar fazer os ajustes pra ver no que da.

De qualquer forma obrigado pelas dicas. Segue abaixo as imagens do projeto concluído, podem observar que continua o sol estourado.

Visualizando 9 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.