V-Ray

Imagem para avaliação

Visualizando 13 respostas da discussão
  • Autor
    360 Views Posts

Participante

Pessoal, não sei qual o problema, mas nao parece uma foto de verdade…. queria q fosse fotorrealista, alguem ajuda? O que precisa ajustar?

Participante

Bom dia Tácito,
      Primeiro você deve se atentar com a modelagem, está tudo muito “quadrado”, as quinas estão “vivas” demais. Depois tem que dar mais atenção aos materiais, por exemplo…a tv parece um quadro, os reflexos estão muito nitidos e alguns reflexivos demais. A geladeira não está legal e aquela parede marrom também não. Falta um BG.
      Depois disso é só caprichar na pós e já era….
      Bons estudos
      Abraços

Participante

Concordo, muito reflexo em alguns materiais, principalmente no granito preto e azulejos.
      A geladeira tbm não curti mto.
      O que tem a parede marrom?
      Como assim muito quadrado? Desenhos simplificados dos armários? ou quinas muito retas?

Participante

Cara, fora oque o “DErcole” falou é o seguinte, estuda cara, você não vai conseguir tirar imagens perfeitas do dia pra noite, alias nem os melhores fazem isso…
      Eu te aconselho a estudar mais, procura tutoriais, na net ta cheio..
      Você já esta no caminho, tenho certeza que se der uma focada nos estudos vai conseguir imagens “foto-realistas”..
      Abração

Participante

como assim? estudar oq? hahaha
      tem tutoriais pra tudo, mas oq na minha imagem ta faltando e eu tenho q seguir algum tutorial?

Participante

O que o “RenanAndrade” quis dizer,é que tu deve procurar mais informações sobre os paramentros do renderizador, como edição de materiais e as configurações de render,sem mencionar que pra conseguir as imagens “foto-realistas” não deve se ater so ao processo de renderização,mas tb se ligar na pós produção(que é feito num editor de imagens).
      E sim,na sua imagem ta faltando muita coisa,assim como nas minhas e nas de muitos outros.Então filho mio,cai pra dentro sai lendo tudo o que vier pela frente.O caba aprende nem que seja na marra…

Participante

Ola amigo, sua imagem esta boa, mas se quer melhorar você deve entender como funciona a sistemática de criação de imagens virtuais.

Basicamente um trabalho de imagens virtuais (maquete eletrônica), se divide em 3 partes. Eu costumo entender da seguinte forma:

Modelagem= 30%
      Materiais (texturas)= 30%
      Iluminação (luzes e efeitos)= 30%
      Pós produção= 10%

Dessa forma teríamos um valor de 100% que representa uma imagem muito boa ou quase perfeita.

Porem dependendo do tipo do trabalho e qual nível de qualidade se quer essas porcentagem podem varias em cada item desses.

Tem casos em que você deve explorar ao máximo a modelagem e os outros item explorar menos. Em outros casos o inverso.

No meu caso, seguindo essa divisão acho que trabalho da seguinte forma:

Modelagem= 10 a 15%
      Materiais (texturas)= 5 a 10%
      Iluminação (luzes e efeitos)= 15 a 20%
      Pós produção= 5%

Sendo assim minhas imagens nunca chegam a serem confundidas com a realidade. Mas até o momento esse nível de qualidade satisfaz a mim e a meus clientes.

Então resumindo se em cada item desses você explorar 100% certamente chegara a uma imagem muito real.

Mestre

Tenta colocar um Bump nas texturas de piso e azulejo, e um Emissive na imagem da TV.
      Acho q vai melhorar!
      Depois posta a imagem pra gente v!

Participante

Eribeto, 5% pós produção??? Discordo completamente….

O mestre Poliszuk sempre diz que é 50% modelagem/render e 50%pós, e eu concordo totalmente com ele! Uma boa pós tem o poder de transformar uma magem!

Tacito, concordo com os colegas, continue estudando, o caminho é longo.

Participante

tô com o Roger

Participante

ENgraçado como o olhar iniciante ou reconhece que precisa estudar ou se “cega” pelas primeiras imagens renderizadas… Renderizar as vezes realmente da uma emoção mas não se engane, sempre temos que melhorar. Quinas retas meu amigo siginifica que sua modelagem não tem suavização nas bordas, ou seja: simplificando, praticamente tudo tem um leve boleado nas arestas e quinas. A parede marrom ta com uma aparencia de plastico e não de pintura real. A iluminação ta deixando a desejar, reflexos. A pós é passo muuuuito importante tbm.. Isso não demonstra que teu render é ruim ou bom, como o Java disse, tudos precisamos melhorar. Eu por exemplo, pessoal aqui nem vê mias postagens minhas, eu tenho estudado o Vray desde Janeiro desse ano pois era usuario a um tempo do Kerkythea mas passei para o vray. Tenho estudado muuuuito com imagens simples e complexas e praticamente todo tipo de situação e material para finalmente me prepara para imagens profissionais com o Vray.

Um abraço

Participante

Ok tudo bem, porém discordo. Sobre os trabalhos do Poliszuk são os melhores que já vi em Sketchup+Vray.

Quando falei em 5% pós produção quiz dizer que é essa proporção que eu uso nos meus trabalhos.

E como também comentei antes essas porcentagens variam de profissional para profissional.

Na minha opinião e no meu modo de trabalhar acho que funciona daquele maneira que citei.

Também concordo que um boa pós tem o poder de transformar uma imagem, mas se a imagem não teve uma boa modelagem, nem uma boa configuração de materiais e iluminação, dificilmente essa imagem chegará perto da perfeição.

Como também falei depende muito do tipo de trabalho.

Tem casos que a imagem não necessidade de muitos detalhes então a fase de modelagem não precisa ser tão complexa ai cabe uma boa pós para fechar o trabalho.

Outro bom exemplo é do nosso colega aqui o Padão. Os trabalhos dele tem ótimas modelagens, e na maioria das vezes ele não renderiza. Mesmo assim as imagens ficam ótimas. Porque para ele e acredito pra os clientes dele também aquele nível de apresentação é satisfatório. Sendo assim se for analisar o trabalho dele essas porcentagens que citei já vão ser bem diferentes.

Essa discussão ta ficando longa né! Mas é uma boa conversa para que o pessoal que esta começando consiga perceber e entender que não se consegue ótimos resultados da noite pro dia. Precisa de estudo, dedicação, bom senso e muito trabalho.

Participante

Concordo com que os veteranos e com que o RenanAndrade disse.
      Oque temos que ter em mente também pessoal, é que o nível de renderização de alguns aqui do fórum está muito bom e com isso aumenta muito o nível de exigência de nossa parte nas imagens postadas.
      Os mais novos na ânsia de sair postando algo legal esquecem de detalhes que os mais velhos aqui já enxergam de cara.
      E gente, tutoriais são pra lhe dar o norte do renderizador, eu acho que é preciso estudar de verdade o renderizador e seus parâmetros. No kerkythea por exemplo se prega sempre a velocidade e o uso do motor tal como se fosse a solução de todos os problemas, mas não é assim(pelo menos ao meu ver).Cada caso é um caso.
      Siga oque os veteranos já lhe indicaram e sua imagem ira melhorar bastante.

Participante

Pois é, deixar uma imagem “foto-realísta” da muito mais trabalho do que parece…

Modelagem detalhada, humanização na medida certa, configuração de cada material de acordo com a realidade, configuração dos parametros do renderizador corretamente (e isso varia de cena pra cena), e pra terminar, a pós produção, q pra mim é a cereja do bolo. É onde vc corrige algo que saiu errado, inclui algo que esqueceu, muda a cor de uma parede que não ficou legal, clareia uma imagem escura, esscurece uma imagem clara, “esquenta” uma imagem fria”, adiciona pessoas, objetos….emfim, pra mim é talvez a parte mais crítica do trabalho.

Nessa cena do colega Tacito por ex, com essas bordas “duras”, reflexos espelhados em quase todos os materiais…nem sequer os rejuntes da ceramica no chão possuem bumps, entre outras coisas, não tem mesmo como querer que a cena fica realista.

Visualizando 13 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2021 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.