V-Ray

Loja de roupas, finalmente iniciada …

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Daniel Riglione Reple 3 anos, 2 meses atrás.

• Autor
     |  618 Views Posts

A um ano e meio atrás comprei o DVD do Andeciuala, vi e revi umas 5 vezes, abandonei muma prateleira…
    Agora em fevereiro comprei o curso on-line com as atualizações para a versão 1.5, e resolvi levar adiante, afinal o tempo esta passando e eu ficando para trás, não da né?
    Primeira questão, não façam que nem eu, se querem progredir estudem e exercitem.
    Meu foco não é ser um maqueteiro, mas agregar valores ao meu trabalho e talvez como não esteja focado em uma profissão não esteja dedicando mais tempo ao Vray.
    Mas comecei meus exercícios e claro surgem muitas dúvidas.
    Nesta primeira imagem comecei trabalhando a luz e não foi fácil chegar aqui – sinto falta de após criar uma luz e copia-las, mexer só numa e as outras seguirem a config, fazer ajustes uma por uma é dose.

Outra coisa que me dei conta é que deixar o branco default do Sket ( o lado de fora de uma modelagem) ao renderizar não fica branco como pode ser visto nas imagens, onde esta branco foi porque pintei de branco.
    O ajustes das luzes sem complementos gera uma luminosidade, quando se insere outros modelos e ou obejtos isso muda tudo, putz…

Há uma coisa, a primeira imagem levou 16 min e a segunda 46 min, vejo o pessoal falando em renders de 2, 3 5 min. ( Intel Core 2Duo 3ghz, 2 mg de Ram, Nvidia 8600Gt 512 mega, Windows Sevem)
    Quanto às texturas, editei apenas no Sket, ainda não fiz isso no Vray, estou querendo resolver a luz primeiro, vou conseguir nem que leve meses, hehehe.
    Bem, para muitos o render é importante, vou tentar não desaponta-los.
    Neste momento sou tão novato quanto muitos de vocês, por isso preciso de seus comentários e dicas de todos, chegou a minha vez de pedir ajuda.
    Obrigadão

Isso ae grande Arqpadão vamos aos estudos.
    Creio q quando utilizamos a cor cinza padrão do vray “default” isso para testarmos como esta nossa iluminação se esta de acordo com os parâmetros utilizados. Branco de mais luz estourando, cinza de mais esta fraco iluminação.
    Quando vamos começar aplicar os materiais nas coisa e objetos, certos materiais reflexivos, brilhosos e coloridos tem a tendência de rebater isso no calculo de GI de nossa cena de Acordo com o tipo de primare, secundare engine e color map q utilizamos pq cada um trabalha diferente forma e cada um recomendado para certo tipos de cena, ambiente e iluminação.

Quando fazemos uma maquete creio q todos nos comparamos com as coisas da vida real e principalmente a iluminação. Porque a iluminação mais importante de todas em nossos render pq ela q vai ser configurada 1 do que todo o resto dos materiais. Depois de ajustá-la corretamente ae passamos para materiais, tudo concluído ae sim podemos fazer algum reajuste na luz para render final.

Agora sobre seu render meio complicado mesmo como cenas fechadas sem luz do sol. Isso acaba gerando muito tempo de empenho e estudo, que de vez em quanto dá muita dor de cabeça, mais como conseguimos acertar todo conhecimento e experiência fica guardado.

Outra coisa q poderíamos aqui no fórum q todos participem, fazer tópicos como o Gersy criou como uma cena de estudo para todos testarem, mais não uma cena tão pesada como a dele uma coisa mais leve em todos possam participar ae sim creio q todos nos evoluiríamos juntos nesses estudos.

padão…..
    muito legal vc ta embarcando no mundo do vray…..hehe
    ……
    com o curso do andeciuala com certeza vai sair sucesso dai………
    ……..
    o tempo do render é variável de acordo com as configurações que vc colok nele……
    geralmente eu fico 1 a 2 hrs pra renderizar uma img “final”
    ………
    como o danilo falou, numa cena interna exige bem mais cuidado nas configurações…….eu lembro da primeira sala q fiz e até postei no fórum…..fiquei uma semana só catando dicas na net(pq não tive a sorte de fazer curso ainda) do que cada coisa fazia e ia ajustando até chegar a img que queria……….
    to curioso pra ver o progresso…..
    e meses que nada……daqui a poco ta um render bonito……hehehe
    é isso ai…..a dica é a de sempre, persistir até chegar onde quer…..
    …….
    abração……

Oi turminha, que legal o incentivo, pra certas coisa o coroa aqui tem umas dificuldades, mas é claro que não desisto. Quanto tempo vai levar para amadurecer isso (Vray ) não sei, mas uma vez começado não quero parar. A droga que voce começa e não quer parar e a maq. fica rodando o render e o tempo passando, os compromissos ficam apertados e voce quer ver resultados…

sei como é essa angustia da espera….hehehe
    geralmente eu dexo para renderizar nos intervalos em que não uso o pc, tipo faculdade, hora de jantar, etc……mas tb é pq eu uso o sketc e vray só como hobby mesmo…..hehehe
    mas quando o resultado é satisfatório é só alegria……..
    no aguardo da evolução…….
    ……..
    abraço……

Continuando os estudos em cima desta loja, o que estão achando?
    Comentem, critiquem, me deêm dicas de como melhorar.
    Novato Padão
    obrigado

HEHE como não sou expert em vray, mais q vale mesmo é participação né.
    Uma duvida primeiro – essa sua loja é dentro de um shopping? Pq vc pode ver q não tem teto e paredoes ao seu redor.
    Vc esta utilizando o material default ainda nas paredes e alguns materiais?

Também estou sempre aprendendo vray e sempre utilizei Irradiance Map com light cache. Mais agora vi que para um calculo interno e fechado cheio de luzes da pra utilizar Photon map para calcular todas as luzes do ambiente dentro e fora de visão da câmera que utilizamos. Isso nao quer dizer q vc tenha q usar na tua cena mais é bom sempre saber mais um pouco neh, o “Photon Map” como 1 e 2 enginer no calculo de GI para calculo da iluminação.
    Nesse calculo vc tem q informar pra seu Vray como esta a distancia e tamanho dos Samples q sera gerada na cena, lembrando q o render final seu cena ficara cheio de bolinhas brancas e outros do tons da cena. Ajustado tamanho desses Photons vc vai fazer o que?
    Vai aumentar muito a capacidade da subdivisão da luz, quando for renderizar denovo tem q estar uma imagem bem limpa mais pode aparecer algumas manchas ou sombras meio escuras.
    Nisso vc ja ta bem perto é so trocar o primare engine pra Irradiance map e colocar uma qualidade boa e segundare engine deixe o Photon Map.
    Para Vray do SU nao sei tem algum exemplo pra isso mais do max tem bastante…

É creio e acho que esta ae no caminho certo, espero q coloque ae um bump no piso, um contraste ae de 1,2 a 1,5 pra render final, um fog mais forte no vidro, para nao parecer tao transparente pq geralmente q chama atenção na loja é sua vitrine né?

Para te ajudar nisso fica meio complicado na parte de como entender como é verdadeiramente a cena pq se quer q a luz tome efeito de como fosse na vida real a muito trabalho nisso, principalmente na parte de modelagem de todo o ambiente e se ele todo fechado, aberto, sem teto, dentro de outro estabelecimento, antiliasing e subdivisão.

Oh Danilo obrigado, vou avaliar suas dicas e testa-las, estou indo mais no sentimento que entendendo o que as configuraçoes fazem, estou tendo muita dificuldade, esta é a 20ª imagem renderizada, cada uma eu analizo e ajusto alguma coisa.
    Mas deixa te explicar este Shopping. O nome dele é Shopping Total, foi construido dentro de uma antiga cervejaria. No local das lojas é um grande salão com o forro geral a 6 metros de altura, com iluminação feita por lampadas de vapor metálico em luminárias redondas que dão uma geral neste sação. As lojas são divididas por divisórias de gessoa acartonado na altura de 2.40m. e com um perfil metálilo e vidro que delimita a frente das lojas.
    As lojas que ficam na periferia deste salão por poderem ter mezaninos, tem o forro mais baixo na metade da profundidade da loja.
    que é isso que estas vendo. É um Shopping diferente na sua concepção.

Ola Danilo
    fiz um teste com o Photon Map na engine 1 e na engine 2 separados e juntos, deu pau em ambas as situações. Voltei para o Irradiance Map e não aconteceu isso. ?????????

Mais um teste, ta ficando melhor.
    Mas tem gente que gostaria que fizessem seus comentários (técnicos de preferênca) e que não passaram perto do post, puuuuxa…

Fala, Padão.

Mais uma vez, bom ver você se arriscando nos renders com VRay. Então, já que você pediu, vamos às críticas…rs Analisando apenas o render, as impressões que tenho são as seguintes:

– Tem muita luz estourada na cena. Eu diria pra você configurar um pouco melhor essa iluminação aí, tentar ajustar as intensidades para tentar trazer mais pra realidade. Esse clarão na parede alta, por exemplo, está praticamente vindo de um holofote…rs Tente utilizar mais o recurso de simular luzes IES, pois dá uma outra cara. E não se esqueça que o render precisa sofrer pós-produção, onde também é possível clarear a cena, escurecer, ou seja, incrementar a iluminação da cena.

– Eu também sinto as texturas, de uma forma geral, um pouco lisas demais. O bump ou não tem ou tá muito suave. Pode melhorar.

– Não consigo identificar direito o material do piso. Tá com cara de textura padrão do SketchUp, e não com cara de material do VRay. Talvez o padrão esteja repetitivo demais, e o controle de bump e reflexo precisem ser revistos.

– Tem um travessão tubular (acredito que seja um cabideiro) que está voando na cena, logo em primeiro plano. Não se apóia em nada…rs

Bem, pra começar, eu diria isso. Mas o caminho é esse mesmo. Tentativa e erro, estudo, pesquisa, e pesquisa. Mas vale a pena.

Boa sorte nos estudos.

Valeu!

Da pra ver a evolução……….
    to gostando de ver progresso…..
    ……….
    vc utilizou antialing na cena? – pq a parte de coma da porta da vidro ficou um pouco serrilhada, mas como não é o render final ainda, não esqueça de ativar ele no fim pra não pesar muito…..
    ………
    e a parte do “travessão” citada pelo lexqui tb visualizei aqui e parece ta flutuando……
    ……
    é isso ai……..vamos estudando que agente chega lá……hehehe
    ……..
    na espera da atualização……
    ……
    abraço……

Ae grande dicas do Pessoal, como fico meio abatido ae Phonton resolvi voltar ae.
    Creio q Photon map com 1 e 2 engine não tenha dado pau não e sim q seu render não saiu nada.
    Para resolver isso vc deve testar a intensidades das luzes, primeiro com valores autos dependendo da cena por exemplo 100.
    Ae vc no Photon map desmarca a opção search distance teste com valor 1 tanto nele como no max density.

Esses são os valores q vc vai ter q testar para achar os photons, o Search distance é valor dobrado do Max density se um for 0,5 outro é 1.
    No calculo de GI não vai aparecer nada e sim só na hora do render.
    Aqui tem 2 links sobre isso q são do vray do max mais 2 são idênticos, o que vc tem q fazer para aumentar a divisão da luz dando botão direito na luz e edit light.
    http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14611
    http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14612

Faz muito tempo q não renderizo nada no vray do SU e estive olhando na versão 1.5 do SU 6 a Subdivisão da luz e do Photons não passa de 999.
    Talvez pra resolver isso teríamos q diminuir muito ae o max density 0,1 e search distanve 0,2 e para render final mudaríamos o 1 engine para Irradiance Map e aumentaríamos seu samples para uns subdivisão 80 e 60 samples e tbm min Rate e MAx rate mudaríamos.

Esta primeira foto q fiz o teste do Photon map

Abaixo tem alguns exemplos q fiz nesta cena.
    1 foto abaixo calculo com material default cinza em tudo e com valor da intensidade da luz se não me engano 150 a 200 e valor de Search distance e Max Density 1 do Photon map.

Acima vc pode ver q o photon ficou bom, mais para sumir as manchas pretas eu teria q aumetar muito a subdivisão da luz ae para uns 2000 no mínimo mais no vray do SU 6 não faz isso talvez nas versões mais novas então 999.

O que vamos fazer então vamos diminuir ae ele então max density 0,5 e search distanve 0,5

Render final coloquei Irradiance map mudei parâmetro como disse acima, mudei cinza pra branco e diminui a intensidade das luzes pra 30 pq estavam estourando, isso acontece quando se passa pra Irradiance map.

Não sou expert não mais creio q a cena ainda ficou muito escura não sei se é o certo mais vc poderia colocar uma luzes spots IES pra ajudar.
    O tempo de render bem maior q o do Light cachê. Olhe o tempo abaixo com Irradiance map e light cachê, mais vc pode ver q a luz do light cachê é mais imbaçada que a do Photon map quase parecendo fumaça e eu não mudei nenhum parâmetro da luz e cena, somente secundare engine para Light cachê.

Grande Padão, to gostando de ver cara, fico muito feliz por você estar estudando o vray novamente!Sei que você vai longe!
    Vamos ao render.
    A textura do piso pode melhorar, não sei se é essa textura que você quis usar mesmo, mais acho que pode encontrar algumas texturas legais, tanto no Google quanto no cgtextures.com.
    o tecido das cortinas vc pode colocar um bump, um noise ficaria bom, pra deixar ele com aspecto de tecido mesmo, se der pra dar uma diferenciada de um pro outro vai dar um realismo bacana.
    Um brilho maior na madeira dos moveis e um bump com o mesmo mapa da madeira vai ficar show tb.
    Não sei se é impressão minha, mais acho que os cromados não estão cromados.

Bom, acho que mexendo nisso já vai dar outra cara pro render.

E parabéns Padão, só estudando que chegamos lá mesmo!

Ola pessoal (plagio do Andeciuala) hehehehe
    quero agradecer a todos que tem comentado meu post, estão sendo de grande ajuda, obrigadão.
    Danilo, quando falei que deu “pau” foi isso mesmo, o Sket se desligou sózinho em todas as tentativas de renderizar com Photom Map. Valeu seu tut, cada coisa aquifalada será analizada e estudada, mais uma vez obrigado. Mas podem continuar comentando, assim como vou continuar colocando mais testes…

Pdão, serio mesmo , estou gostando bastante das imagens. Na minha opiniao para essa ai ficar show, sao poucos detalhes que faltam ser revistos, assim como disse o lexqui. Um bump, uma luz que esta sobrando, um estouro, um mapa melhor. Mas no geral acho até que esta muito bem calibrado. Embora as luzes que eu citei a iluminação da loja achei que ficou bacana, os reflexos e etc. Dai pra frente agora é so mesmo ir ajeitand o e depois que ajeitar na moral ai a ca bou . Nao posso dizer que 100% do misterio foi embora, pq achoq ue isso nunca acaba , sempre tem uma cena, ou alguma coisa que tira um tempo a mais e da uma dor de cabeça, mas sabendo dos erros e das possibilidades, depois de algumas ten tativas se resolve, e a cada cena com mesmos padrões vai ficando mais facil. Cara to gostando muito mesmo dos resultados. Continue assim !

bacana! parabens!

Oi Pessoal, estou trabalhando no bump destes materiais.
    Acho que o da cerâmica ficou boa, com grid.
    Já o do assoalho, a impressão é que não pegou, apesar de estar bonito para um piso flutuante sem textura da madeira.
    Mas gostaria de ter comentários.
    (As imagens são as mesmas com configurações de inserção no post de maneira diferente).

Outra coisa, tive o dissabor de ajustar todas as texturas e salvar o arquivo do Sketchup.
    Ao abrir o arquivo novamente, observei que as texturas estavam presentes, mas os ajustes de bump, reflexo e refração de alguns dos materiais tinham se perdido. Ai salvei no vray como visopt e ai não deu problema.
    Alguém saberia me explicar onde errei ou é assim mesmo.
    abraços.

Que isso Padão vc é o cara mais detalhista e profissional q conheço aqui no Fórum.
    Esta muito bom, tá de parabéns.
    Ficou faltando um reajuste sim ae pra vc dar efeito de bump na madeira pq a textura q vc esta utilizando esta escura de mais, isso pode ser corrigido aumentando Override dele para dar clareamento.
    A parte do Multiplier para altura e efeito causado por bump ou displacement.
    Além de aplicar esse mesma textura no map de Bump ou displacement vc deve aplicar ela no filtro de reflexo certo, pq rejunte não da reflexo ou mesmo os riscos da madeira. Quanto mais branca entre as linhas pretas melhor é para resultados no render.
    A parte de Vismat sempre esta em falta pra Vray do SU ou muitos não pegam, o que vc poderia fazer entrar no site do matérias Vray para Max e baixar alguns, pq tem diversos, ae vc deletaria o arquivo de material do Max e utilizaria somente a textura difuse, bump, specular.

http://www.vray-materials.de/

Abaixo vc pode ver exemplo da Textura Difusa e Bump.

BUMP , DISPLACEMENT OU REFLEXO

RESULTADO

A mesma usada nesta cena http://www.sketchupbrasil.com/modules/xforum/viewtopic.php?topic_id=2330&forum=6&post_id=11849#forumpost11849

OOOOh Danilo, você tem sido muito atencioso comigo, cara muito obrigado.
    Valeu pelas dicas.
    Mas não saia dai, que vem mais…
    hehehehehe

KKK que isso Padão o melhor do Tópico aqui é do aluno ajudar professor hehe sem querer puxar saco.
    Pode deixar estou acompanhando seu tópico nem que seja pra critica estamos ae 😀

Acho que terminei, mas como sou muito critico sempre falta uma coisinha que poderia deixar o render ainda melhor.
    Como primeiro exercício oficial (depois de ter feito o curso do Andeciuala), acho que ficou bom.
    Alguém comentou que comecei pelo exercício mais dificil, por não ter luz natural participando da modelagem, é isso mesmo?
    Para chegar aqui foram 26 imagens renderizadas para examinar cada situação e ver o que melhorar, umas duas semanas – hehehehe.
    Bem gente, desta vez estou gostando muito do resualtado e quero fazer coisas cada vez melhores.
    Obrigado a todos que comentaram e me ajudaram.
    Valeu pessoal.

Boa tarde Padao,
    apesar de não ter comentado nada aqui, mas segui desde os 1º”s passos o projeto, e acheio o final mto bom, parabéns.

Boa noite…
    Faço as palavras do thi, as minhas palavras…
    Muito bom mesmo, parabéns….Ah, poste mais trabalhos seus para que possamos apreciar.
    Abraços
    Luiz D”Ercole

esta otimo o projeto e a renderização padão. é incrivel como você cuida dos minimos detalhes, isso faz muita diferença em um projeto.
    antes você era o top do SU, agora esta se tornando o top do Vray, meus parabens. eu espero algum dia chegar lá. mas por enquanto é só estudo, estudo e + estudo… hehe.

abraço

Uma interna

arqpadao, você não tem idéia de como estou orgulhoso de você! Sério uma coisa é aprender fazer isso quando se é novo, já nasceu quando a informática já existia, ou existe computadores desde que eramos bem pequenos, outra coisa é uma pessoa que vai aprender a mexer com isso depois de muitos anos de profissão e já acostumado ao trabalho de desenho de pranchetas, etc. Pelo amor de Deus não me entenda mal e não estou te chamando de velho, mas muitas pessoas bem mais novas desistem facilmente ou que chegam em um nível intermediário e param, acham suficiente e nunca desenvolvem além daquilo, continue estudando e você vai longe! Estou gostando do seus estudos.

Se me permite, sei que o tempo de render já está bem alto, mas vamos melhorar essa imagem, tem como postar um screenshot de todas as configurações? Podemos fazer algumas críticas para melhorar a imagem, e talvez até abaixar o tempo de render, mas pode aumentar também.

O piso pode receber um pouco mais de brilho, ou reflexo, o metal do balcão está ótimo mas tem como melhorar esse reflexo borrado para que não fique tão granulado (poste as configurações do reflexo dele também.

No nada, ao invés de preto poderia utilizar alguma imagem em hdri ou até mesmo uma imagem comum no background como spherical só para não refletir o preto.

a pergunta que não quer calar: Você está gostando do resultado? acha que valeu a pena esse mês de estudo intenso?

Andeciuala, foi a melhor coisa que fiz nos ultimos meses.
    Valeu pelos comentários, tô me achando o “coroa” mais feliz do mundo 3d neste momento. kkkkkkkkkk
    O que achaste do render da fachada com os reflexos?

lgouveas, pode deixar, não sou nem serei.
    Agora a satisfação que me deu chegar a este resultado foi muito grande. E fiquei mais feliz ainda vendo a participação de várias pessoas no post.

Acho q fico faltando ae colocar nome da loja “Chique Casual”, em cromado ou mesmo luminoso ou eu estou errado?
    Mais o resto ta de parabéns, creio q todos aqui como fazem seu primeiro projeto e render e sempre o guarda pra futuramente ter o que aperfeiçoar, melhorar, mudar e finalizar.
    Em nossa opinião de criador, nunca vai estar bom se não passar por criticas e elogios de nossos companheiros.

Mais é isso ae parabéns, espero que venha mais projetos seus para compartilharmos informações e experiências.:hammer::hammer::hammer:

arqpadao, me desulpe a confusão, mas me referia a mim como iniciante, afinal é a minha condição no site, e que apesar de ser novo aqui, não gostaria de dar uma de petulante e palpitar sobre trabalhos tão bons. (até exclui a última mensagem para evitar enganos)
    Quem acompanha os fóruns sabe que você faz questão de ajudar e ser ajudado.
    Sobre minha dica, olhei o blog do Andeciuala e percebi que o reflexo no piso (inclusive de madeira) é realmente uma prática interessante.
    Espero ter esclarecido. Abs.

Ta muito bom padão……….
    Levando em conta que é a primeira cena de estudo….(estou certo??)……..
    Imagino que deves estar bem satisfeito com o progresso né, até pelo fato de ter começado por um render interno, eu fiz isso tb e sofri bastante…….hehehe
    …..
    Ainda da pra explorar mais um poquinho alguns materiais do render…..
    Mas o resultado em que chegastes já gostei bastante……
    Parabéns denovo pela atitude de embarcar no mundo do vray e pelo progresso que tens feito………hehe
    ………
    Abraço…….

Peguei um projeto pra desenvolver uma loja de 3D bem complexa pro meu nível, se eu não conseguir realizar o projeto vou fazer perguntas aqui ou passar o trampo pra alguém, blz? hahaha
    Será mais ou menos assim:
    fonte

Seja bem vindo ao fórum caion!

Se quiser encontrar alguém q queira fazer o trabalho, posta neste fórum – Oportunidades

Se quiser que o pessoal te ajude, crie um novo tópico, postando oq vc já tem pronto (modelagem, renderização, etc).

Já te adianto q qualquer um faz esse trabalho, mas a qualidade pode variar muuuuito, vai depender da experiência do profissional!

Você deve fazer login para responder a este tópico.