V-Ray

Mais uma imagem estilo clássico

Este tópico contém respostas, possui 10 vozes e foi atualizado pela última vez por  Lara Kovacs 11 meses, 1 semana atrás.

• Autor
     |  554 Views Posts

Bom dia galhera,
    Aqui vai mais uma das minhas pirações por cenas cenas assim..
    Espero que gostem!

Aqui as configurações do render
    Relaxem…pode ser no Max,mas o mecanismo do Vray é praticamente o mesmo.
    A iluminação foi so do Sun mesmo.
    Camera com f-number em 6 e shutter speed em 125

Olha só,vou tentar explicar o pq da setagem de um jeito very fast…Passar o pouco que sei,mas pode ajudar muita gente.

Ambiente Oclusion:No Max mostra em cm,no SU acho é polegadas…mas vamo lá.Ele serve pra definir melhor os cantos,deixando um pouco de “dirt”(sujeira).Dá mais realismo à cena,pra não ficar totalmente limpinho,o que é muito raro no mundo real.As imperfeições do mundo real no render é que o faz se aproximar da boa simulação.24 subdivids pra não ficar manchado ou estranho,mas isso pode variar..mas acho que é o suficiente.

Primary bounces:O IM é um excelente método,rápido mas mais carregado de configurações,diferente do Monte Carlo(ou DMC),que é mais preciso e facil de setar,mas bem mais lento.
    Esses numeros com – representam o prepass.Mas pra fim de praticidade,não da pra esmiuçar aqui.Vide no google uahehuahaheah O valor -3 e -1 é bom,mas pra um render mais apurado(dependendo da situação) pode ser -3 e 0.Valores positivos são totalmente desnecessarios.Pra fins de teste,não é aconselhavel usar os valores dessa setagem,ate pq ninguem vai querer fazer teste de 2h né…

Secundary bouces:Quase em todas as vezes se usa o LC,por ser rapido e preciso.Pra renders finais é bom usar entre 1000 e 1500 sub

DMC sampler
    Amount adaptative:Varia de 0 a 1.0 quer dizer totalmente adaptativo e 1 pouco adaptativo.Para renders muito detalhados,0,7 é um bom valor.
    Noise threshold:Controla o noise,ou seja,as manchas.IMPORTANTE* não zere.Seu render pode demorar uma eternidade e ainda pode levar um bugsplat bem na cara.Configurar bem o IM e aumentar as subdivids dos materais de reflexo borrado(plasticos,madeiras,metais) é uma boa alternativa.
    Min Samples:A grosso modo,vai melhorar o reflexo das superficies borradas.O multi é pra multiplicar o poder hahaha

Em system,so mexa mesmo no memory limit.Coloquem em 2000,4000…que seria o maximo que vfs suporta.Na imagem ta 14 mil pq o Max é um programa 64 bit e chupa mermo a memoria.14 gb de RAM do meu total de 16.Isso pode diminuir o tempo do calculo do raycasting,ou os calculos do vray mas enfim,é bom fazer isso.

Render region division:Acho que o default do Vray é 64,mas é bom diminuir.Consome menos memoria e te deixa mais longe de um bug por falta de memoria.

DMC sampler:É a parte do anti-serrilhamento.Gosto do metodo que ta na imagem,deixa as arestas mais definidas,mas ele é bem agressivo,pode deixar as arestas muito duras,como uns amigos ja disseram.Va fazendo testes com o valor default,se ficar serrilhado,vai aumentando devagar..ate chegar a um bom resultado.Não adianta meter 24 subdivids nem nada exagerado,so vai dar caca e tempo perdido.Esse processo consiste em,como posso dizer de um jeito facil…fazer tipo um gradiente na conversão dos pixels de uma cor pra outra,deixando as arestas mais bem definidas.Valores mais altos que esses que coloquei,tipo min 4 max 16,min 2 max 30,não tem necessidade.2 e 5 2 e 6-8 tá bom demais.

Color mapping: O linear multip faz com a luz fique bem forte e pode ate chegar a estourar nos pontos mais iluminados.Pra muitos usuarios,é questão de gosto estourar a imagem,como acontece muito em fotografia.Aconselho vcs a procurar alguma coisa no google relacionado a isso…vendo imagens fica bem facil diferenciar um do outro metodo(exponetial,reinhard,hsv exponential,etc)

Então é isso galera.Espero que possa ter alguma utilidade.Escrever esse tanto é enfadonho,ainda mais que se tem de condensar muuuita informação que nao da pra se passar assim.Pesquisem,estudem.É o melhor caminho!Vou começar a estudar de novo,tou muito relapso esses tempos tb e ainda nem sei 10% desse vasto mundo que é a computação grafica huahuashushasusahusa
    Flw!!

PS:Se eu tiver falado besteira em algum momento,me corrijam!Afinal de contas,estamos todos em um constante processo de aprendizagem =)

Show cara. E esse tuto foi demais! Valeu mesmo.!!

Parabéns pelo trabalho ficou show de bola. Só tiraria esta inserção do canto inferior direito da tela pois não combinou muito e alem disto, esta gritando muito e tirando a atenção dos detalhes da bela sena.

Nada Tizzoni!!Tamo ae pra isso brother!
    PhC meu brodi,ali é um canto de uma mesa.Tinha colocado um DoF com um zdepth,mas o canal saiu ruim e deixei bem fraquinho que quase ou não deu de jeito nenhum pra perceber.A meu ver é bem necessário pra tirar a monotonia do branco
    Abraço!

Super Saiyajin 4. haha

Muito bom.

Render muito bom e aula melhor ainda!
    Valeu!

Ave Maria Java!!! Que brutalidade é essa?? huahuahuahua
    Cara, sou fã dos teus renders… tá de parabéns mais uma vez!
    Curti demais o tutorial também, foi de grande ajuda e quero te parabenizar pela atitude de compartilhar um pouco do seu conhecimento, isso enriquece muito o fórum e deveria ser uma atitude seguida por todos!
    Abraço!

Fico feliz que tenham gostado!
    E é isso ae Marcao, a gente so aprende dividindo o que sabe!A maioria dos caras old school tem muito boa vontade de ajudar tb,mas acredito que lhes falte tempo.

O trabalho dispensa comentários…

E sobre postar toda a configuração e ainda comentada: que humildade a sua.

Parabéns!!!

MUITO FODA!!

parabéns campeão, curto seus trabalhos!

Sempre com um ar de romantismo nas imagens, meu. Tá inspirado nos projetos clássicos.
    Curti o compartilhamento de conhecimento!
    Valeu.

Thank you boys! =D

@JavaScript Parabéns pelo trabalho e show a explicação !!!

Você deve fazer login para responder a este tópico.