V-Ray

Manchas na Renderizaçao do Vray. Como resolver?

Este tópico contém respostas, possui 10 vozes e foi atualizado pela última vez por  Daniel Riglione Reple 1 mês, 1 semana atrás.

• Autor
     |  567 Views Posts

Olá pessoal, meu nome é João Paulo sou novo aqui no Fórum e a pouco tempo estou mexendo com vray e gostaria muito que me ajudasse a resolver esse probleminha.

Na renderização abaixo é somente um teste de iluminação interna, porem ao renderizar percebi esse detalhe de manchas nas paredes e no piso e não sei como resolver. detalhe, eu trabalho com o sketchup e vray.

Apresente-se antes de sua primeira participação. aqui
    Antes de participar leia as regras, elas lhe serão úteis. aqui
    Para postar imagens vejam as dicas aqui

Atenciosamente,
    Equipe de Administração
    Portal SketchUp Brasil

Existem vários tópicos aqui no fórum que explicam como melhorar essas manchas.
    O que você pode tentar fazer é:
    – No irradiance map, aumente o HSph.Subdivs para 80 e o Samples para 40.
    – Aumente o Light Cache para 1200

Obs: Essas dicas acabei de copiar aqui do próprio fórum…

Isso já deve melhorar bastante.

@heijmeijer Obrigado! Estava com o mesmo problema. Segui suas dicas e ficou muito bom!

Heijmeijer

Na verdade não sabia nem por onde começar, sabendo agora que pode ser o Irradiance map, logo vou procurar aqui no forum e estudar um pouco mais sobre isso.. vou fazer o teste e da dica que vc me deu e logo posto o resultado aqui..

obrigado

Fala João! Dá uma completada no seu cadastro como o administrador pediu que o pessoal só vai te ajudar depois disso. Qual forma de iluminação utilizou? Rectangular lights ou só ligou o emissive? Seria legal abrir umas janelas aí tb pra ajudar com iluminação natural…

Marcos Melo..

Eu ja fiz a Apresentação e logo vou mexer no meu cadastro, só não fiz antes pq tive um compromisso..

Então no caso eu só fiz um teste com o Emissive pra ver o seu efeito em um ambiente fechado.. mas tbm fiz o teste com uma janela e realmente deu uma ajudada nessa parte.

Coloque rectangular lights logo abaixo das luminárias, com um pequeno afastamento e faça testes. Vá aumentando a intensidade até obter o resultado desejado, eu prefiro utilizar rectangular lights nesses casos pois dá um aspecto mais realista!
    Depois posta o resultado pra gente ir acompanhando.
    Abraço

Ótimo.. vou fazer os testes logo a tarde e em breve posto os resultados.

E desde já agradeço pelas dicas.

Heijmeijer

Esse foi o resultado da sua dica. Realmente teve uma boa melhora, apesar de demorar um pouco mais na hora do render o resultado comparado ao que postei anteriormente é visível.

Em Breve vou estar postando o resultado da dica do MarcosMelo.

João, material emissivo não é para iluminação mesmo..
    só para dar a sensação do material estar acesso por assim dizer..
    pra iluminação voce precisa de uma omni light, uma rec light..
    pouca iluminação tambem contribui para essas manchas..
    coloca mais intensidade nas rec lights que voce colocou..
    ou como destacou o marcos.. umas janelas ajudariam.. blz..

No Option do vray em DMC Sampler, vc pode melhorar ainda mais essa manchas..conf. os campos pelo dobro do valor do default, só em Noise Threslold vc diminui para 0,005, testa ai

Ola pessoal.

Fiz o render conforme as dicas do Heijmeijer e MarcosMelo e o resultado foi o render abaixo.

Coloquei um Rec Light no centro da cena com a intensidade 50. Porem o reflexo da luz do Rec Light aparece no reflexo do piso. tem como resolver isso?…Detalhe a resolução do render é de 800×600

Galera Obrigado pela força q estão dando em relação a esses problemas.

Melhorou bastante!! Pra resolver o que perguntou, marque invisible nas opções da rec e desmarque “affect reflections”. Estamos aqui pra isso cara! Abraço

Lucas Zatta

Realmente percebi que pouca luz contribui para esse tipo de problema.
    Fiz o teste com janela e realmente faz a diferença.

Obrigado pela dica…

AlexandrePereira

vou fazer o teste e em breve posto o resultado.

MarcosMelo

Realmente melhorou muito!
    vou fazer novos testes e em breve posto.

Ola Pessoal

Esta ai o resultado de todas as dicas dadas. Desde a 1ª postagem acredito que melhorou muito.

Isso ae cara.. ta ficando bom..
    mas pode colocar ainda mais iluminação.. vai ficar ainda melhor..

É isso ai joao! Tá melhorando muito cara… 🙂

Iluminação, sua cena ta com pouca luz ..
    Abraço

Pessoal, bom dia. Fiz um render e nele usei somente a iluminação sun do vray mesmo e não fiz nenhuma alteração nele. Já tentei aumentar as subdivisões pra ver se poderia ser isso, e nada. Porém, na parede está aparecendo essas manchas, vocês saberiam o que poderia estar causando isso?

• Esta resposta foi modificada 5 meses, 1 semana atrás por  Daniel Riglione Reple.
    • Esta resposta foi modificada 5 meses, 1 semana atrás por  Daniel Riglione Reple. Razão: Postagem movida para tópico sobre o mesmo assunto

@jhadlley, movi sua postagem para este outro tópico, acho que este vai te ajudar, da uma olhada aí.

Gente quando eu coloco o HDRI todos os meus renders externos sempre ficam manchados. Como tiro isso?

@ariane-barban, isso ocorre pq o hdri q vc está utilizando é de baixa qualidade. Procura outro com maior resolução.

Você deve fazer login para responder a este tópico.