V-Ray

manchas qdo uso o displacement

Visualizando 11 respostas da discussão
  • Autor
    670 Views Posts

Participante

Eae galera, primeiro post meu aqui….So novo no vray e agora to aprendendo como q usa +- as luzes e o displacement, o meu problema eh o seguinte:
      -tava testando o displacement no tapete e nas bordas aparecem essas manchas, de um lado branca e do otro escura, percebi que qto mais alto o multplier mais forte eh a mancha, me parece sombra, mas nao sei ao certo..se alguem souber como arrumar ai me de dicas por favor pq fica uma coisa feia no render.
      -otra coisa eh no abajur ali, tava testando as luzes e tal, e fiz uma material translucido para o abajur, so que na parte de dentro do abajur fica preto, sendo q la tem uma luz retangular.
      segue a imagem

Obs:nao reparem na cena pq ta mto ruim opsakospke, nao coloquei nenhuma textura, era so pra testa mesmo!

Participante

Ola amigo,
      tudo bem??
      Estou em fase de estudos ainda sobre V-Ray mas vou tentar t ajudar…
      Bom, tenho uma duvida c o tapete é para ficar desse jeito mesmo?? Tirando as manchas??

Se for isso, nas opções de v-ray entre em displacement que tem as seguintes opções:
      Edge Lenght: deve estar 4
      Max subdivis: 256
      e amount: 1

abaixe a opção Edge Length para 1.2… altere tbm max subdivis para 500

Outra coisa importante, poderia mostrar o mapa q utilizou para displacement??

Qual tipo d iluminação que esta usando no primary engine,
      e no secondary??

Quanto ao abajur, vc colocou um rectangle light apontando para dentro dele?? Para ficar com iluminação?? Tem uma opção que essa rectangle light reflete para os dois lados…
      Vc pode clicar com botão direito, v-ray for SU, depois edit light…
      tem uma opção la Doubled- Sided…
      Mas acho q ficaria melhor com a Omni Directional Light…

Obs: Alem da imagem na tv vc pode usar emissive para ficar como tela acesa, fica legal…

Vlws, abraço!
      😀

Participante

Bom amigo o tapete na verdade nao seria assim, era so pra testa mesmo, ate pq ta parecendo mais cascalho do que um tapete oaSKeoke.
      Na aba no displacemente eu ja tinha feito estes ajustes, so o Max subdivis que esta 9000, quanto a iluminação o meu GI esta desabilitado.
      No abajur tem uma rectangle light dentro dele onde fica a lampada mesmo, e esta marcado com double-sided ja…e na tv ja tem um emissive mas acho q fico um poco claro.
      Valeu ai pela ajuda!

Participante

Opaa,
      que isso
      nem ajudei ainda…
      Acho que a omni light no abajur vai iluminar tanto por dentro qnto por fora…
      Então vc mecheu no bump map do tapete?? Diffuse?
      Poderia postar aqui o mapa que utilizou para displacement?
      Aaa, e tem alguma luz apontando para tapete?

Ta me parecendo tbm q o emissive aplicado no abajur ficou só em uma face…
      por isso não esta aceso por dentro, ou tem outro material…

Participante

Olha so amigo
      ta certo que aqui tem luz externa e tdo,
      mas se vc utilizar um mapa linkado talvez tire essas manchas

aqui eu utilizei um displacement map q eh usado em gramas mesmo…
      acho q o multiplier ficou meio alto…

mas taew resultado, foi linkado com uma imagem d tapete…

Pode ver tbm, como luz, e sombra (atras da bola) influenciam…

Participante

Fala amigo
      Bom usei a omni light e realmente ficou bem melhor e mais real, so que a parte de dentro ainda permanece sem iluminação, tem uma retangule light para dar uma iluminação na cena e ta voltada na direção onde está a mancha branca do tapete, ja o displacemente usado no tapete eh esse:

Participante

Qualquer coisa cria uma circunferencia com um emissive, ve se melhora.

Participante

I aew
      tdo blz??
      Então quanto ao abajur, o emissive me parece que foi aplicado so na superficie…
      vc pode tentar aplicar ele no abajur, mas antes de criar, certifique q esta tudo selecionado onde vc quer o emissive, clica com o boato direito e cria um componente ( Make a Component) acho q eh isso q ta escrito…
      Quanto ao mapa d displacement…
      Tenta com esse aqui ve se melhora… me parece que seu tapete esta com essas manchas por causa do mapa…

Caramba, achei outro que pode ficar bom tbm…

Participante

Fala, Pessoal!

Às vezes a gente se preocupa tanto em achar mapas para as texturas, quando é possível fazer os materiais utilizando recursos do próprio VRay.

Este tapete aí abaixo eu fiz todo usando noise, tanto no Diffuse quanto no Displacement. A única imagem que usei foi uma máscara para dizer onde seria a cor escura e onde seria a cor clara. Esta máscara, eu criei no Corel.

Portanto, fica a dica: criatividade e estudo! Pesquisem bem as características do programa, pois muitas vezes podemos chegar em resultados mais realistas e mais próximos do que queremos.

Valeu!

Participante

Valeu pelas dicas pessoal, o problema do abajur eu resolvei fazendo um component como o Edison falou, mas ainda não estou muito contente com so resultado, ja no tapete a mesma coisa eu mudei o mapa e o displacement que melhoro bastante, so to com uma duvida, qual o multiplier e as dimensoes de uvw que vcs usam +- pros tapetes?

Participante

Cara acho que aew o multiplier pode ser baixinho…
      acho q uns 1.2 pra menos…
      aa outra coisa que podia ajudar
      na mesa d vidro vc usou refração??

podia colocar um reflexo tbm na madeira, não muito, ficaria bom…

quanto ao multiplier vou me informar melhor aew posto aki…
      no abajur n ficaria melhor tirar as luzes retangulares so deixar a omni??

flwss amigo, um abraço!!

Participante

Entao como eu falei antes essa cena é so pra teste mesmo, na madeira, no piso, no metal etc….ta tudo sem textura,na mesinha eu botei um poco de reflexao sim, ja o abajur so ta com a omni msm, eu ja tinha tirado as retangule, dps eu completo a cena e posto aki.
      abraços

Visualizando 11 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.