V-Ray

Manchas quadradas na imagem renderizada

Visualizando 18 respostas da discussão
  • Autor
    5671 Views Posts
    • #161111


      Participante

      Oi! Tentei procurar se tinha algo assim nos outros tópicos para me ajudar, mas não achei. Caso esteja repetindo, me desculpe.

      Estou tendo problemas ao renderizar minha imagem, aparece quadrados em determinadas cenas e em alguns pontos parece um reflexo/duplicação do bloco (por exemplo, as cadeiras e o abajur). Vou colocar as imagens, e a maneira como está configurado o Asset Editor. (uso sketch 2017 e vray 3.4)

       

    • #161162


      Mestre

      Algumas partes do seu render foram censuradas!! hehehe…

      Falando sério agora, acho que pode ser por falta de memória do seu computador… quanto ele tem de memória RAM?

      Não sei se vai dar certo mas tenta desabilitar a opção Progressive.

    • #161193


      Participante

      Ele tem 16GB de RAM,  porém acontece a mesma coisa se eu renderizar no meu outro notebook que tem 8GB de RAM, então acredito não ser problema da memória RAM. A princípio, pensei que era problema do arquivo, algum bloco, algum problema de importação, porém isso tá acontecendo em TODOS os meus projetos, indiferente do tamanho, e blocos que uso. Só pode ser algo que eu esteja configurando errado no Vray! (q eu n sei o q é!)

    • #161194


      Mestre

      É… não é falta de memória mesmo!

      Tentou desabilitar a opção Progressive?

      Outra coisa, no Light Cache, eu nunca coloquei valores tão altos no Sample Size! Tenta colocar algum valor menor que 1, o padrão é 0,03.

      Sempre que acontecer alguma coisa que vc acha que pode ser alguma configuração que vc fez errada, volte para as configurações originais clicando em Revert to Default Render Settings.

    • #161228


      Participante

      Tentei e nada mudou.

      Mas acredito ter encontrado o problema! VrayClipper

      Essa cena é com o SectionPlane ativado:

       

      E a mesma cena, mas com o SectionPlane desativado

       

      Assim que está configurado o VrayClipper

       

    • #161236


      Mestre

      Ah… pode ser que vc colocou o Section Plane (plano de corte) dentro de um grupo/componente, aí ele vai cortar somente oq está dentro do grupo/componente.

      Pra ficar mais fácil, exclua seus planos de corte e crie-os novamente, com atenção para não fazer isso dentro de um grupo/componente.

    • #161258


      Participante

      Fiz o que voce disse, e continua com o mesmo erro :/

    • #161259


      Mestre

      Vamos lá então…

      vi um post falando que a pessoa desabilitou o Ambient Occlusion e parou de dar esse problema. Testa aí

    • #161269


      Participante

      Oii Daniel, tentei também e não mudou nada.

      To mandando mais uma foto como exemplo. Na grande maioria das vezes (com poucas exceções), o erro acontece com os blocos que eu importo pro arquivo. Se eu troco por outro bloco similar, as vezes até funciona, mas normalmente não.

       

    • #161275


      Mestre

      Só pra desencargo de consciência, vc está trabalhando com seus arquivos em rede ou só com arquivos que estão no computador que está trabalhando? Se estiver em rede, tenta passar todos os arquivos pra esse computador e veja se resolve.

      Mais uma coisa que pode ser que ajude é transformar esses blocos que apresentam o problema em Proxy, já tentou isso?

    • #161333


      Participante

      Oii Daniel,

      Trabalho apenas com arquivos que estão no meu computador.

      Mesmo transformando em Proxy os blocos que estão dando problema, segue do mesmo jeito 🙁

    • #161334


      Mestre

      É só em um projeto que acontece esse problema ou em qualquer um?

      Se puder, envia para um site de compartilhamento (wetransfer, google drive, etc) um projeto que está dando este problema e compartilha aqui ou por mensagem privada.

    • #161388


      Participante

      Oi Raquel.

      Depois de meses com o mesmo problema que o seu eu finalmente descobri o motivo.

      Na configuração da SectionPlane desabilite a opção “Use Object Material” que as manchas irão sumir.

      Espero que funcione com você. Abraço.

    • #161389


      Participante

      Obrigada Rubens! Realmente funcionou, estou bastante aliviada.

       

      Daniel, desculpe não te mandar os arquivos. Estava tentando encontrar tempo para providenciar (tava difícil!), mas agradeço sua insistência em tentar me ajudar, quando eu já havia procurada em todos os lugares imagináveis!

    • #161428


      Participante

      Gente, eu estou com o mesmo problema, porém sai uns quadradinhos preto!

      Eu tinha 8gb de memória e acabei de trocar pra 24gb (add uma placa de 16) e esse problema começou a dar depois que adicionei essa placa.

      No section plane tá tudo desabilitado, apenas o “câmera rays only” está habilitado.

       

      Já otimize o máximo que poderia, transformei em proxy e mesmo assim nada.

       

      Nao sei mais o que faço 😭

    • #253704


      Participante

      Pessoal, boa noite estou tendo os mesmos problemas, no entanto quando desabilitei a opção “Use Object Material”, as manchas apenas suavizaram mas ainda estão lá. O que eu posso fazer?

    • #253878


      Mestre

      @larissapcelos, se puder, envie o projeto para o https://wetransfer.com/ e depois me envie por Mensagem privada, entrando no meu perfil.

      Pra ver se é um problema no projeto ou se é um problema que ocorre só com alguns computadores.

      Qual a versão do seu SketchUp e do V-Ray?

    • #253887


      Participante

      Olá @danielreple, entao sketchup é 2018 pro e o vrray é o 4.0 vou enviar!

      obrigada desde já!

    • #253918


      Mestre

      @larissapcelos, já dei uma olhada no seu arquivo.  Vamos lá!

      Em primeiro lugar, com o V-Ray procure fazer seus render finais no modo Render. No modo Render Interactive é só recomendável, até essa versão (V-Ray Next), somente para pré-visualizar a renderização. Além disso, algumas ferramentas do V-Ray podem não funcionar corretamente com a GPU, então, se continuar o problema aí, altere para CPU.

      Outra coisa, comigo não houve nenhuma interferência aqui, mas acho melhor vc desativar um Section Plane (Seção) enquanto renderiza com o outro. Para isso vá no V-Ray Asset Editor e vai em Geometries (cubinho no alto da janela), então é só selecionar o que não vai utilizar e desativar no botãozinho que está na mesma linha do Clipper.

      Uma outra sugestão pra agilizar sua renderização no modo CPU é mudar de Brute Force para Irradiance Map em Global Illumination.

Visualizando 18 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.