V-Ray

Material do V-Ray não funciona

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Autor
    1080 Views Posts

Participante

Quando uso um material do V-Ray configurado certinho e coloco no projeto ele aparece somente uma cor (ex: vidro fica preto, metal fica cinza, água fica branca…) e na hora que renderizo ele fica do mesmo jeito que está aparecendo no sket. Não consigo deixar o vidro transparente e nem o pilar metálico. O que eu faço ? O que pode estar ocorrendo ? Já tentei usar diversos materiais diferentes, configurar meu próprio material, ou até mesmo usar o do sket que na imagem aparece transparente e na hora de renderizar ele fica cinza.

Por exemplo nessa imagem essa parede cinza deveria ser vidro, e todos os pilares seriam metálicos. 

• Este tópico foi modificado 2 anos, 6 meses atrás por Giulia.

Mestre

@giulia, qual a versão do seu vray?

Não da pra ver muito bem por essa imagem, mas os pilares podem estar com um metal fosco, aí ficaria +/- isso mesmo.

Sobre os vidros, por acaso vc pintou o grupo com um material e as faces com outro?

Participante

É o 3.4 para o sket 2017, eu não entendi o grupo e as faces… estou bem no comecinho do V-Ray e não sei mexer em quase nada, assisti alguns vídeos e parecia ser super fácil. Aí quando fui colocar ficou assim sim a transparência.

Mestre

Uma das primeiras coisas que vc deve aprender no SketchUp e ficar pratica obcecada é criar grupos para quase todas as partes separadas de um objeto, principalmente as partes que tenham ou terão materiais diferentes!

Sobre isso que te expliquei antes, evite ao máximo pintar o grupo, ou seja, só pinte quando o objeto ainda não estiver agrupado ou quando vc edita-lo (dois cliques sobre o grupo) e as faces estiverem selecionáveis, pois vc também pode criar grupos de grupos. Por exemplo, vamos supor que temos uma mesa com quatro pés de madeira e um tampo de vidro, então vc modela os pés e cria um grupo/componente, depois vc modela o tampo e cria outro grupo, então seleciona tudo e cria um grupo/componente com todos os pés e o tampo. Por fim, para pintar o tampo, vc edita (dois cliques) o grupo/componente da mesa e depois edita (dois cliques) o grupo do tampo, seleciona todas as faces (Ctrl+A) e pinta com o material de vidro, depois é só fazer o mesmo com os pés da mesa, utilizando um material de madeira.

Participante

Materiais que tem transparência e refração só funcionam de forma correta se as faces estiverem voltadas para a parte branca, se houver alguma face invertida vc tem que corrigir, pois em faces invertidas a tendência é que a transparência não funcione e o material fique como se fosse opaco.

Visualizando 4 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2021 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.