V-Ray

melhorar a qualidade do render

Este tópico contém respostas, possui 8 vozes e foi atualizado pela última vez por  Daniel Riglione Reple 6 meses atrás.

• Autor
     |  603 Views Posts

bom dia gente, procurei na internet alguma coisa e não acho nada…. será que alguém consegue me ajudar???
    bom eu quero aumentar a qualidade da imagem, mais pixels, para quando imprimir não ficar desfocada, meio embaçada como já aconteceu…
    estou usando a pré configuração (gi_qmc_lc_very_high.visopt)
    mas alem de demorar um pouco quando imprimo em uma A3 a imagem não fica boa, o que altero para melhorar a imagem mas que ao mesmo tempo não demore muito para renderizar?

Aí são configurçoes avançadas e nao pra explicar assim rapidinho.Mas ja que o sua visopt ta dizendo que ta high,va na aba output e aumente a resoluçao.Pesquisa no google o tamanho ideal(em pixels) pra um folha tamanho A3.Pode ser que resolva,por hora,seu problema.

A3 = 297mm X 420mm.
    Em resolução fotográfica (300dpi) isso dá 4960×3508 de tamanho de saída da imagem, mas imprimindo com metade dessa resolução o resultado ja fica bem satisfatório.

mas se eu alterar isso lá não vai apenas aumentar a tela de render sem aumentar a definição?

Não funciona bem assim…o que vai acontecer é que vai aumentar a quantidade de pixels na area do render,não que a imagem vá enlarguecer..então vai ter uma imagem de maior definição…

vou tentar fazer isso então… ver se fica melhor…
    obrigado

Buenas pessoal, estou voltando, nosso servidor na empresa bloqueva tudo quanto era imagem e eu não conseguia postar nem observar as imagens geradas. Eu tb tenho um monte de dúvida nesse tópico, mesmo usando um output com valor máximo a imagem não vem legal e o arquivo dá em torno de 300 k, tem a ver com o formato de saída? jpg, png, etc? Geralmente salvo em jpg. Se alguém puder dar uma força. Assim que eu conseguir configurar vou gerar a imagem para análise. Um forte Baraço.

Lucas

Pessoal, tem dois ajustes que eu costumo fazer que ajudam muito nesse caso

primeiro: Diminuir o tamanho do “bucket” (aquele quadradinho que passa limpando a imagem).
    Vá na aba System/settingsRegionsCreator e existem dois campos chamados Width e Heigth, acredito que o padrão de tamanho é 48×48, basta diminuir, pois quanto menor o bucket mais “refinado” fica o acabamento, ele busca mais detalhes, porém valores muito pequenos causam um aumento no tempo de render considerável. Eu utilizo mais ou menos uns 35×35 em cenas internas.

Outra coisa que eu costumo fazer é configurar o filtro anti-serrilhado que fica na aba Image sampler.
    Em Antialiasing filter eu uso o Catmull Rom e em size deixo 0,5. Neste parâmetro configuramos o acabamento de arestas.

Alguém me corrija, se tiver falado alguma besteira, mas acredito que é isso ai 🙂

Valeu!

Brother mto boa sua explicação…porém não tem como explicar através de imagens? Como se fosse um “tutorial” ???? Valeu Obrigado…

@andretrugillo, juntei o tópico que vc criou com este outro que fala sobre o mesmo assunto.

Image Aspect Radio é a proporção entre a largura e a altura da imagem, por exemplo, para uma imagem quadrada colocamos 1, para uma imagem de largura com o dobro da altura colocamos 2 e para uma imagem de largura com a metade da altura colocamos 0,5.

Para fixar a proporção que vc escolher, para que ela não se alterar quando vc mudar o valor da largura ou da altura, clique no botão que está ao lado (L).

@andretrugillo, faz uns testes aí com oq expliquei, assim vc vai conseguir entender bem esse parâmetro. Vai alterando o valor do Image Aspect Radio e vai renderizando. Por exemplo, coloque 0,1 e renderize, depois coloque 0,5 e renderize, depois coloque 1,0 e renderize, depois coloque 1,4 e renderize, depois coloque 3,5 e renderize. Faça isso até vc entender bem.

Veja tb as explicações do pessoal acima, pois tem várias coisas legais!

Galera, bom dia!

Me ajudem pelo amor de Deus, não estou conseguindo entender…  kkkk

Gostaria de saber como melhorar a qualidade da imagem, geralmente eu imprimo meus desenhos na gráfica em uma folha A3, e elas ficam destorcidas…

Se puderem me explicar detalhadamente, eu agradeço….

Obrigado

@guilhermebuzato, para alterar o tamanho da renderização, vá na janela Option Editor do V-Ray e clique na aba  Output.

Acho que para uma folha A3 tem que ser no mínimo 4960 x 3508

Veja mais sobre as resoluções de cada tamanho de papel:

http://www.tamanhosdepapel.com/a-tamanhos-em-pixels.htm

Boa tarde pessoal.

Gostaria de saber se existe algum modo de melhorar a qualidade do render? É só mexer no output ? Quando mecho no tamanho meche também no Image Aspect Radio? Quanto maior for a imagem, maior será o Image Aspect Radio e consequentemente a qualidade fica melhor ? É isso ?
    Me ajudem por gentileza.

Obrigado amigos.

Você deve fazer login para responder a este tópico.