V-Ray

Natureza morta

Visualizando 8 respostas da discussão
  • Autor
    889 Views Posts

Participante

um textezinho que fiz, tava tentando colocar Depht of field mas parece impossível, nunca consigo focar no lugar certo.

Participante

Nunca testtei essa opção ficou muito boa sua cena ,apenas as taças ficaram meio estranhas mas do resto muito bom posia ter usado uma imagem hdri de fundo.

Participante

Fala, Vinícius.

Ficou bem legal. A maçã me parece ser daquelas artificiais, de plástico, certo? A textura está ótima. Vc que fez ou pegou em algum banco de imagens?

Quanto ao Depth of Field, eu tb nunca precisei dele. Vou fazer uns testes e posto o resultado.

Valeu!

Participante

o que o Depth of Field faz exatamente? nunca usei!!!!

abraços

ah, e a imagem ficou muito boa mesmo!!!

Participante

Boa tarde, POLISZUK eu usei sim hdri na iluminação mas salvei o render com o fundo transparente porque não consegui fazer ele ficar “natural”.
      Lexqui eu tentei foi fazer uma maça verdadeira msm mas pelo jeito exagerei no bump, ou é outra coisa?

diminui o valor do bump, só não tirei pq acho que nenhuma maça é perfeita

a textura eu achei na internet por acaso, dá para ver que ela foi feita no photoshop mas ainda sou iniciante nele para fazer essas texturas, e ainda de vez em quando eu perco a paciencia com ele e vou preparar a textura no paint rsrsrsrsrs
      Diegost Depth of Field esse efeito aki

é o foco da camera, da um tcham em imagens mais simples

Participante

Na verdade, não achei ruim a textura nem o bump. O que mais fez a maçã ficar parecida com frutas artificiais foi o cabo. O cabo e o furo onde ele se encaixa estão diferentes de uma maçã de verdade. Dá só uma olhada. As maçãs não possuem aquele relevo abaixo do cabo. O orifício é fundo, e o cabo sai lá de dentro. E a modelagem do cabo também pode melhorar.

Mas isso é puro detalhismo, tá? Pq a modelagem já está muito boa.

Participante

Vinicius, show, as maçâs estão muito boas, já os cálices precisam de mais atenção.
      um grande abraço.

Participante

cara vou tentar explicar o efeito depth of field.

eu não tenho a manha de postar imagens então vou tentar explicar apenas escrevendo!!

O que o efeito faz acho que todos sabem, o iniciusv postou uma imagem que mostra bem o efeito.

Bom, o que me surpreendeu no vray foi a semelhança que o efeito depth of field tem com a fotografia. Tanto as configurações de câmera quanto as propriedades das lentes fotográficas.

mas pra começar, quero dizer que não sou dono da verdade e apenas vou descrever o que observei trabalhando com o progama. Se eu disser alguma coisa errada por favor me corrijam!! =)

O efeito acontece quando se configura a distância correta entre o observador e o objeto juntamente com a abertura do diafragma e o zoom da camera. Na fotografia quanto mais zoom se tem, mais a profundidade focal diminui (pra não ficar muito “fotografia” aqui no post quem quiser saber mais pesquise sobre profundidade focal pra entender melhor), ou seja, mais o fundo vai ficar desfocado. Ao contrário das lentes grandes angulares, que proporcionam mais profundidade focal. No vray observei que quando usei zoom valores do tipo 0.5 ou 0.6 (o que caracteriza uma lente grande angular na fotografia) o fundo não desfocava. Isso que me surpreendeu, pq até aí o progama se assemelha a uma máquina fotográfica.

Outro fator que influencia e muito na desfocagem da imagem é a abertura do diafragma (diafragma é, grosseiramente falando, o “anelzinho” que controla a entrada de luz nas cameras fotográficas), e o que observei é que existe um erro no manual (ou algo mal explicado). Lá diz que a abertura vc deve configurar na caixa Aperture dentro da opção depth of field, e na realidade a abertura se deve configurar no F-number (mais uma semelhança da fotografia, pois os valores são mais próximos de um diafragma e a letra F é usada na fotografia pra indicar abertura). Na fotografia o fator principal que influencia na desfocagem, além da lente ser teleobjetiva (zoom) ou grande angular, é o valor do F, ou seja, a abertura utilizada. Quanto MAIOR a abertura MAIOR é a desfocagem. E isso confunde qualquer um que inicia na fotografia, pois 1.4 caracteriza uma abertura grande enquanto 11 uma abertura pequena, apesar de os valores serem opostos, entende? O que se deve cuidar é não abrir de mais o diafragma para utilizar o efeito na cena e esquecer que ele é o que controla a entrada de luz, aí vale diminuir o iso ou aumentar a velocidade do obturador para obter a exposição correta da cena…. enfim..mais fotografia.

Tá falta explicar como configurar a distância enter o observador e o objeto. O meu jeito de fazer é traçar uma linha pequena onde acho que meu observador vai ficar, em seguida eu meço a distância dessa linha até o objeto que quero deixar focado. Digamos que deu 200cm. Pegue esse valor e divida por 2,54 (uma polegada) e o valor que der (78,7) vc coloca na caixa Override Focal Dist. (não se esqueça de marcar a caixa). Tá..a distância está configurada. Agora vc só precisa colocar o seu observador exatamente onde vc fez a linha inicial, e pra isso eu pegue a ferramenta Position Camera e clique em uma das extremidades da linha (de preferencia a que vc usou pra medir a distancia). Pronto, teoricamente está configurado.

As vezes o efeito não acontece, mas aí vale testar diversos valores no zoom e valores do F (abertura).

Espero que tenham entendido!
      Caso alguma coisa tenha ficada mla explicada posso explicar de novo.

valeu =)

Participante

Obrigado!!! tava quebrando a cabeça sem saber qual sistema metrico é usado naquele campo focal dist, mas pelo geito tinha muito mais coisa que eu tinha que saber.
      Vlw pelo tuto.

Visualizando 8 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.