V-Ray

Novo Manual V-Ray em Português

Visualizando 23 respostas da discussão
  • Autor
    8154 Views Posts
    • #46315


      Participante

      Falaa Pessoal!!
      Faz um tempo que não posto nada, mas nem por isso tenho deixado de acompanhar o blog.
      Tenho visto excelentes “posts”, principalmente – não exclusivamente – sobre o V-Ray e parabenizo a todos os que têm colaborado ativamente para nosso aprendizado.
      E se tratando de aprendizado, recentemente a totalCAD (empresa à qual faço parte) se tornou distribuidora oficial do V-Ray for SketchUp no Brasil. Para fazer a implantação do software, nós traduzimos a última versão do manual desenvolvido pela Chaos Group.
      Então, como uma pequena contribuição ao blog, segue o manual atualizado em Português para Download:

      Manual V-Ray _ Br

      Essa é a primeira revisão, pode conter alguns pequenos erros no manual. Então caso alguém tenha alguma sugestão, por favor, não deixe de me contatar.

      Abraço a todos e Bons estudos!

    • #46316


      Participante

      otimo post, é bom saber q tem uma empresa representando o vray aki no Brasil, isso deve abrir muitas possibilidades pro usuarios do v-ray, principalmente os q querem se especializar.

    • #46319


      Participante

      Parabéns, vai ajudar bastante.

    • #46321


      Participante

      thanks!

    • #46323


      Participante

      Bela contribuição… Ajudará muito, diferente do manual antigo traduzido disponível na net, há novos tópicos importantes!
      Abraços e obrigado!

    • #46326


      Participante

      Opá cara, valew… muito bom mesmo em… Vou aproveitar e tirar umas dúvidas que ficaram para trás, na época de estudos…
      Abraços!

    • #46342


      Participante

      Obrigado Pessoal!!
      Esse ano haverá um trabalho legal com o V-Ray for SketchUp aqui no Brasil. Conforme surgir novidades comento com vocês em primeira mão!

      Abraços

    • #46345


      Participante

      Muiito bom esse manual….claro q parece muito com o outro mais tem mais conteudo…
      VLW!!

    • #46377


      Participante

      Muito legal isso valeu por publicar agora não precisam ficar batendo cabeça atráz de traduzir e interpretar algumas termos e frases complicados desse tutorial. Obrigado. Abraço

    • #58785


      Participante

      Cara, muito legal. Valeu mesmo!!

    • #118880


      Participante

      velho massa demais ein? vc pegou o manual q traduzi e so mudou algumas palavras… show demais.. vc é muito esperto. Vai longe assim.

      Parabens..

    • #118882


      Participante

      @renatocsimoes Você quem traduziou esse manual ? Caramba, esse manual rola na internet há vários anos. E Porque você não citou isso antes? Posta seu manual pra ai.


      @DaniloVilela
      Trabalha na totalcad e não sei se isso seria ético da feitoria dele.

      Fiquei sem entender agora

    • #118883


      Participante

      pergunte para o arqpadao… meu login renahugo.. email [email protected] fui eu sim q traduziu… estava procurando o manual do vray 2.0 e vi agora este…

      todas as cores, as palavras etc etc.. so mudou algumas coisas e acrescentou… agora, ficar quase 1 mes ajustando o layout e traduzindo não teve o trabalho

    • #118884


      Participante
    • #118885


      Participante

      @renatocsimoes olhei aqui os dois manuais,, apesar de já conhecer a versão do @DaniloVilela desde o início que ele postou…

      De fato a semelhança é gritante.. vamos ver o que o @DaniloVilela tem a dizer.

       

    • #118886


      Participante

      gritante é pequeno.. não importo do cara ter acresentado algo ou mudado o visual.. o problema é dizer que traduziu… tirei varias horas do meu almoço ou da minha folga pra fazer isso, ai vem um qualquer e dizer que traduziu? como assim? tudo igual, ate as cores nas frases manteve… mas o que fazer se as grandes empresas sofrem isso, imagina uma simples pessoa ahahhhaha… mas ta de boa, ja passou muito tempo isso…

    • #118887


      Participante

      curte so a data que enviei o arquivo completo a primeira vez… https://sketchupbrasil.com/grupos/v-ray/forum/topic/traducao-parcial-manual-vray-for-sketchup/

    • #118888


      Participante

      Olá Renato,
      Primeiro, por favor, permita-me explicar.

      O V-Ray for SketchUp até alguns anos atrás não tinha um espaço muito grande dentro da própria Chaos Group que centralizava as atenções nas versões para Max e Maya. Também não tinha um modelo de ATC (Centro de Treinamento Autorizado) ou atualizações frequentes.

      Quando começou a ser comercializado no Brasil com maior intensidade e solicitamos os materiais para eles, nos forneceram essa apostila em Inglês. Eu era do dep. técnico à época e estava fazendo a certificação com o Fernando Rentas. Nosso departamento de Marketing (da epoca) ficou encarregado da tradução. Pagamos para que ela fosse feita e, até esse exato momento, não conhecia sua versão da tradução. Foi-me passado para fazer a correção e revisão, visto que pagamos a tradução e nosso jurídico não aconselha vincular créditos a serviços tercerizados, fiquei eu como tradutor embora tenha feito a revisão e conferencia técnica.

      De fato, olhei o seu material e eu mesmo me surpreendi. Sobre ter sido copiado ou não, vou tratar essa questão internamente com os departamentos responsáveis pela tercerização e td mais. Constatando ou não que sua tradução foi  usada como base, reconheço que a semelhança é bem grande e você tem seus méritos pelo esforço na disseminação do V-Ray for Sketchup, o que pra mim é o fator principal.

      Não sei se hoje conseguiria encontrar o arquivo editável deste material, pois faz muito tempo, servidores foram trocados, equipes foram trocadas etc. Mas vou solicitar que procurem  e embora não tivesse visto a sua até o momento, acho que seria justo fazer uma menção pela semelhança.

      Não tenho qualquer pretensão por crédito e espero que você entenda a situação. Espero também que futuramente possamos nos conhecer pessoalmente, quem sabe em um 3D Base Camp Brasil, rsrs … posso lhe explicar mais detalhes que aqui não convém e até mesmo o que será apurado internamente sobre esse assunto.

      Até lá, se for do seu agrado, me mande seu email e seus dados de contato no email [email protected] pra eu poder te dar enviar um item, não como uma forma de desculpa, pois como disse não tivemos culpa – eu nem mesmo sei o quão próxima esta da sua, ainda vou comparar as duas item por item – mas principalmente para que não fique nenhum mal estar.

      Abç
      Danilo

    • #118892


      Participante

      Tranquilo Danilo, sem problema…. Pois já passou 4 anos da postagem. Só acho que deveriam ir atrás então da pessoa q recebeu e cobrar o dinheiro de volta. Cara tudo está igual, os erros, as cores das palavras, só acrescentou os itens novos da atualização.

      Meu e-mail é [email protected] pode me mandar e-mail sem problema. Fico no aguardo.

    • #118912


      Mestre

      @renatocsimoes, valeu pela contribuição, traduzindo o manual! Também não sabia disso, pois ainda não era usuário aqui do fórum.

      Apesar do mal estar, espero que desses equívocos tiremos muitas coisas boas e, como vemos, o @DaniloVilela já está se empenhando para isso!

      Com base em toda a experiência que tenho com a TotalCAD e com o Danilo, me arrisco a afirmar que certamente eles não pegariam um trabalho de outra pessoa sem a autorização e o devido reconhecimento!

    • #118914


      Participante

      de boa.. ja foi muito tempo. O importante é a ajuda que proporcionou ao pessoal.

    • #118918


      Participante

      Chegando agora, que bom que tudo se resolveu.
      Realmente o Celso me repassou sua tradução e coloquei em meu blog em dezembro de 2008.
      Esta matéria foi a mais lida em 9 anos do blog arqpadao.
      Acho que seria agora muito interessante já um pouco atrasado a tradução de versão 2 do V-Ray, sabendo que já esta sendo cogitado o lançamento da versão 3.0

      Abraços a todos.

    • #118919


      Participante

      caramba arqpadao… q legal saber q foi o mais lido no teu blog.. estava justamente procurando a versão 2.0 pra pensar em traduzir.. nao estava sabendo q tinha uma empresa no brasil q ja esta comercializando o vray…

      assim como agradeci quando vc colocou o manual no teu blog, fico lisonjeado em saber q foi de grande ajuda a varias pessoas na visita do teu site…

    • #118987


      Mestre

      Cogitado não… o v-ray 3.0 para SketchUp já está a caminho!!!

      Seria realmente bem interessante traduzir logo que lançar essa nova versão!

Visualizando 23 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.