V-Ray

novo no vray tbm…..problema com luzes

Este tópico contém respostas, possui 9 vozes e foi atualizado pela última vez por  Joanes Carlos Farias Feitosa 2 anos, 2 meses atrás.

• Autor
     |  3689 Views Posts

galera….estudo arquitetura na ucg…e sou relativamente novo no v-ray….
    porem estou com um problema…..
    quando insiro alguma luz, seja a omni light ou a rectangular light, tanto em ambientes internos quanto cenas externas as luzes nao aparecem…..
    nao sei mais o q fazer…..
    estou usando akelas configuraçoes default do vray…

dah um help ae glera 😀

Verifique se a luz está ligada clicando nela com o botão auxiliar, vray for sketchup —-> edit light, em INTENSITY, marque o box ON, se já tiver marcado, se for uma retangular light, veja se ela está virada pro lado correto, o lado mais claro é o lado que emite a luz, se estiver, vá nas opções, em GLOBAL SWITCHES em LIGHTING deixe marcado somente os box LIGHTS e SHADOWS, e se não resolver meu amigo, aí eu não sei mas o que fazer.

espero ter te ajudado. falows e BOA SORTE

ainda nao deu………..o ambiente fika como se fosse uma caixa sem uma das faces……e soh por essa entra a luz do enviroment…… 🙁

poste uma foto só pra eu te uma idéia do que está ocorrendo

olha a foto ae……tem uma omni light no teto……..
    mas ela nao funciona..
    tanto ela quanto a rectangular light….nao sei mais o q fazer..

na elipse vermelha eh onde a luz deveria sestar saindo

http://img115.imageshack.us/my.php?image=testejm0.jpg

Olha kra, tive dando uma olhada na imagem, e vi q a luz q vc colocou, está acima, ou entre as faces do teto. Para q ela funcione (se for uma retangular light) tem q está abaixo do teto com o lado que emite luz para baixo. Já no caso de um omini, poderá ser usada dentro de uma spot! Depois siga as instruções do nosso colega ai de baixo, ok?
    Espero ter te ajudado, essa foi minha intenção!!

Abraços.

eu tentei aumetnar o multiplier da omny light de 30 para 100 ae ela apareceu….mas a rectangular light nao…..

olha ae a rectangular light
    http://img502.imageshack.us/my.php?image=asdftestezg2.jpg

e a com a omny light
    http://img211.imageshack.us/my.php?image=dfefern9.jpg

🙄 🙄

Olha Thiago,
    Dava pra vc me enviar seu arquivo pra mim ver as configurações aki?
    Depois eu te mando de volta cm as configurações que fiz, ok?

Meu e-mail: marciogreych@hotmail.com

Vlw kra!!!

Cara na primeira cena realmente parece que a sua luz nao esta pra dentro da sala, tenta colocar ela no meio da sala mesmo soh para um teste.
    Se nao der certo avisa aew.

Aew Thiago,
    Como ficou sua imagem depois das configurções q eu fiz?
    Se tiver dado certo, faça e poste as imagens aki no portal para que todos nós possamos ver, ok?

Vlw kra!!!

Boa Noite Galera,

Perdoem-me se eu estiver postando no local errado, mas tentei realizar buscar no portal e por alguma razão nenhum resultado aparece.

Tentei executar exercícios seguindo os tutoriais porém estou tendo um grande problema com as luzes IES. Quando renderizo as luzes simplesmente não aparecem, já coloquei valores altíssimos no ‘power’.

Mesmo com cenas com luz natural onde o ambiente deveria estar claro, ele aparece super escuro, mesmo tendo janelas e aberturas. Alguém poderia me ajudar? Tá bem complicado!!

Agradeço desde já.

Teste 091

@ana-paula-oliveira,  a ferramenta de pesquisa no site estava com problema e já está funcionando.

Veja se este tópico te ajuda com seu problema:

https://sketchupbrasil.com/grupos/v-ray/forum/topic/problemas-com-luzes/

Olá, meu v ray não aparece a opção de aumentar a intensidade da emissão que coloco na textura escolhida ou quem souber onde coloco a intensidade nessa versão por favor me informe ou ensine. Desde já Obrigado

Meu email: remzo.pires@gmail.com

Segue em anexo um print e exemplo.

@danielreple obrigada pela dica, vou tentar descobrir o problema!

exemplo

Seja bem vindo @renzo-pires!

É só aumentar o valor do Multiplier, que está 1,0!

Muito Obrigado!!! de verdade

bosta

Mesmo depois de renderizar e trocar a textura a emissao tá ficando assim, preta.
    essa cor laranja na luz é a cor original de dentro, em algumas usei outra cor e coloquei emissao, apos o render ela fica assim sem emissao e preta. oque faço??

@renzo-pires, qual a cor que vc colocou no emissive?

Verifique se não está aplicando o material na backface.

Crie grupos separados para as faces que vc estiver aplicando cada material diferente, ou seja, para as faces do objeto com emissive, crie um grupo separado.

Aumente mais a intensidade do emissive.

Obs.: Só salientando que materiais emissive não têm a função de iluminar o ambiente, servem apenas para dar o efeito de brilho nos objetos, como por exemplo uma lâmpada ou a tela de uma tv.

Fiz o que me recomendou @danielreple, troquei a textura e etx e sim eu só queria da o efeito de luz, coloquei a emissao em 100 como teste e mesmo após renderizar fica preto como na imagem anterior que mandei. troquei para 3 texturas diferentes e continua assim.

@renzo-pires

Observe se não está aplicando o material na face de trás do modelo (aquela meio azulada no SketchUp).

Se estiver, inverta as faces (recomendado) ou marque a opção double sided na canto direito.

Abs!

@renzo-pires, tente fazer o teste antes em uma face isolada, fora do componente. Crie um retângulo e aplique o material na face, prestando atenção nq o jp falou.

Obs.: Textura é uma coisa e material é outra! A textura é uma imagem que vai dentro das configurações do material. Pode haver mais de uma textura nas configurações de um material.

Pessoal, a opções de iluminação não aparecem mais no meu menu. Desapareceram. Isso aconteceu logo após tentar configurar o “Rectangle Light” (acho que o nome era esse) para mudar a cor da luz e essas coisas todas, mas quando cliquei para abrir as configurações apareceu um aviso que não me lembro mais o que avisava, tava em inglês. Já desinstalei o V-ray e instalei de novo, mas não aparecem ainda. Como resolvo isso?

@joanesfeitosa, faça o seguinte:

• No menu do SketchUp, vá em Visualizar (View);
    • Barra de ferramentas (Toobars);
    • E marque a opção Vfs: Lights.

Obrigado, @danielreple

Deu certo.

Você deve fazer login para responder a este tópico.