V-Ray

O problema [recorrente] da configuração das luzes

Visualizando 15 respostas da discussão
  • Autor
    2096 Views Posts

Participante

Parece que muita gente tem dificuldades com a configuração das luzes, o fato é que sou mais um com a mesma dificuldade.
      AS faces dos retangulos estao voltadas ao lado correto, os spots e IES estao localizados corretamente, dentro de um ambiente fechado. As intensidades foram aumentadas até 10 mil. Nem assim as luzes aparecem e o ambiente se apresenta totalmente escuro, não se vê nada.

Queria saber quais são os parametros dos Options do render que influenciam nisso e de que forma alterá-los, e da mesma forma, os parâmetros de configuração da luz em Edit Light, para então as luzes aparecerem na renderização.

Participante

Cara, pelo que eu sei (e é ainda básico) você deve desligar o GI e o BG no Environment. Com as luzes IES, já cheguei a colocar valores de 1.000.000 de Power. Outro problema pode ser a posição da sua câmera. Que pode estar “dentro” da parede meio que sutilmente…

Convidado

Chegou a olhar aqui?

Participante

não não, o ambiente não tem parede com espessura, as paredes são de uma folha só, não tem espaço dentro de parede, ou a camera ta dentro do ambiente ou ta fora, não tem aberturas nele, portanto a luz de fora não entra, então se a luz não funcionar, o render fica preto.

Participante

Marlons, nem a omni light está funcionando, é um problema de configuração basica, não adianta eu aprender a fazer uma IES se nenhuma luz está ativando.

Convidado

Esclareça um pouco mais sua dúvida e poste imagens do problema.

Participante

Desligar o Enviremont, tudo bem… Mas não se esqueçam de desligar o Phisical camera, ele eh mais indicado para cenas com iluminação solar. Vai ficar precisando setar uma iluminação exagerada…. (certifique-se de a luz rectangle ligth esteja com a face virada para baixo fazendo dois teste invertendo-a)

Abraços

Participante

Onde desligo a Physical Camera?

Ja vou postar as imagens!

Participante

A Retangle Light funcionou quando marquei a caixa Default Lights em options e dermarquei Enabled no Edit Light.

A Omni Light funcionou ao contrário, desmarcando Default Lights em Options e marquei Enabled em seu Edit Light.

Porque?

Participante

Ops, disfarça, não apareceu a retangle… era luz ambiente

Participante

Esquece pessoal, ja consegui…

Participante

desmarcando o defalt ligths vc desativa as luzes padrões do sketchup e desmarcando o hiden ligths você desliga as luzes escondidas na cena na renderização (aconselhável desligar os dois na maioria dos casos)… Assim como estou batendo aqui na tecla para mandar essa msg, bato na mesma tecla a cerca do MANUAL DO VRAY, pessoal ele é uma blza, se tivesse lido todas as perguntas ja seriam respondidas.

Abraços a todos

Participante

Bah, já que tocaste no assunto, existe um manual completíssimo que me diga TUDO sobre os comandos do Vray? Já baixei aquele do site da Chaos, e outros por aí. Mas um completo que fala de tudo eu ainda não achei. Nem pra comprar…
      Estou me aprimorando através de um DVD que comprei, e estou pensando em fazer o meu próprio manual.

Se alguém souber de um completo para baixar ou para comprar, eu tô dentro.

Participante

Olá Tácito,

Olha luz IEs quando renderizada no v-ray o desenho feito no SU deve está em milimetros pois o v-ray não costuma reconhecer as IEs se o desenho tiver em metros ou centímetros, por exemplo. Na versão que uso v-ray 1.49.02 não tem este problema ok. Vc modela tudo em metros por exemplo só na hora de colocar as IEs para renderizar mude no SU modo info > units> milimetros. Espero ter ajudado.

Valeu

alagoano

Participante

Tácito to com o mesmo problema, meus materiais emissivos, espelhos e retangle lights não aparecem se eu deixar a physical camera ligada.
      Porém sem ela fica tudo muito claro, iluminação estourada demais.
      Como vc resolveu?

Participante

Avatar, deligue a physical camera e diminua a iluminação… ja tentou? dica: deixe para mexer com os emissives depois que dominar a iluminação geral… lemre-se que eles não foram feitos para iluminar o ambiente, e sim para dar o efeito de alguma coisa geradora de luz (tv, abajur, led…)

Visualizando 15 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.