V-Ray

O que falta?

Visualizando 12 respostas da discussão
  • Autor
    493 Views Posts

Participante

Sou novo no v-ray e gostaria de algumas dicas para deixar meus projetos mais realistas.

obrigado.

Participante

vou falar algumas coisas que acho, ok?

• Má configuração de materiais – procure utilizar mais bump maps, coloque mais reflexos nos móveis
      • Falta colocar texturas nas paredes, elas estão na cor padrão se não me engano.
      • Blocos – procure por blocos melhores
      • Dimensionamento – Ajuste as dimensões dos blocos. Note que a xícara marrom está extremamente pequena, sem contar que as configurações dos materiais não estão boas, veja por exemplo a bandeja que você colocou sobre a cama. Ela é muito bem modelada e você configurou bem os materiais dela, e então perceba que ela ganhou bastante destaque na cena, sendo o objeto mais realista.
      • Iluminação – Cuidado ao tentar suprir a falta de iluminação. Não saia jogando luzes pra todos os cantos, por exemplo, até mesmo na bandeja sobre a cama: Pense como seria na realidade, você tem uma entrada de luz pela janela, logo essa luz causaria uma sombra nessa bandeja, não acha? Por posicionar luzes em diferentes pontos, em muitos casos sumimos com as sombras dos objetos, portanto cuidado! Procure entender mais sobre os ajustes no painel Options!
      • Sombras – estude sobre o Ambient Occlusion, ele destaca bem as sombras e melhora o aspecto.
      • Posicionamento da câmera – Esses posicionamentos que você escolheu estão estranhos, procure umas imagens na internet para ter referências de como é o ângulo das imagens que o povo faz

Faria também ajustes na qualidade da imagem porém acho melhor você testar essas coisas que disse ai para você!

Espero ter ajudado!

Abraços!

Participante

Uma coisa tá boa pacas: o piso!

Participante

To junto com você nessa wanner.
      Tento fazer renderizações realistas mas sempre tem algo pra desmascarar.
      Por exemplo na imagem, um bump no laminado, mesmo que seja mínimo, já ajuda. uma pós produção acho que tbm ajuda bastante, apesar de eu nao entender muito de PS.
      Colocar um background tbm pode dar uma baita mexida na cena, Bump nos materiais, um monte de coisa que agora que estou notando que faz diferença.

Participante

Augusto tirou as palavras da minha boca, eu ia dizer exatamente isso além das considerações que o pessoal deu, invista em aprender pós produção, tem uma sala aqui no fórum só de tutoriais Photoshop, além de vídeos no youtube, tutos no Sketchuptextures, etc.

Fica a dica não só para vc mas para todos, pois minhas imagens melhoraram muito depois que me empenhei a pesquisar e estudar mais sobre esse assunto.

Participante

Muito obrigado leandro, mas vou esclarecer algumas coisas
      – o piso e a madeira que utilizei, achei melhor não criar bump para elas, porque a madeira é um laminado, então não tem profundidades, e no caso do piso, por menor que o bump seja, ele afetara também a madeira ao invés de somente os frisos.
      – os blocos, esses foram os melhores blocos que achei por enquanto, e a parte dos móveis é um padrão da empresa onde trabalho.
      – o dimensionamento, essa xícara tem 5×5 é uma pequena xícara, realmente ficou um pouco desproporcional a cena pelo tamanho da bancada.
      – a textura, cada bloco 3d foi adicionado material, todos os blocos tem reflexões e refrações, elas foram adicionadas fora do projeto, uma por uma, a parede não esta com a cor padrão, a da sala esta com um leve tom de bege e a do quarto com um leve tom de azul.
      – as sombras, não me interessei pelo Ambient Occlusion porque ele gera uma sombra forte, e quando vamos imprimir o projeto a cena fica escura no papel.
      – a câmera, o posicionamento da câmera é difícil amigão, porque eu tenho que valorizar o móvel, isso dificulta ângulos melhores.
      – a entrada de luz, a cena toda foi iluminada apenas de um
      ângulo, a luz entra pela janela e pela porta de vidro, e só, a falta de sombras é causada pela grande quantidade de iluminação na cena.

Muito obrigado novamente, estudarei o Ambient Occlusion, e os bumps, muito obrigado.

Participante

Galera, eu não entendo nada de photoshop, dei uma pesquisada, mas não me aprofundei, só aprendi com o werlei como ajustar a iluminação, o background não posso utilizar, porque em alguns projetos, eu simplesmente não sei oque há atras da janela, se é um comodo ou se é a rua, ou o céu, isso dificulta o background.
      mexer com texturas no laminado não compensa augusto, tem menos de 2 milímetros os “frisos” da maioria dos laminados.

Muito Obrigado pela atenção galera.

Participante

Eu melhoraria os caixilhos.

E na questão do zoom , vc talvez até ja saiba mas não custa falar, modifique o Field of Wiew do Sketchup pra 40 ou 45 (até um valor q naõ distorça muito).
      E se isso nao resover, na aba camera do V-ray tem o Zoom factor, reduza pra um valor menor que 1.
      Isso costuma da certo pra mim.

Abraço!

Participante

Repito:
      Fica a dica não só para vc, mas para todos, pois minhas imagens melhoraram muito depois que me empenhei a pesquisar e estudar mais sobre Pós-produção.

Participante

É, wanner, não me lembrei que era laminado,
      mas eu se fosse você não daria a importância para o que tem depois da janela, já que a intenção é deixar a imagem real, ou seja, antes diferente do lugar do que fora da realidade e não fica aquele clarão, entende?
      Me corrijam se eu estiver errado, mas diminuir o speed shuttle não ajudaria também?

Participante

Esta discussão sobre o posicionamento da câmera é interessante.
      Realmente é algo a ser analisado cena a cena. Tem que valorizar o imóvel como também a cena em si!
      .

Participante

aldrinmarx, irei estudar a respeito, muito obrigado, werlei, quando eu tiver um tempo, vou pesquisar sobre pós produção, se puder me ajudar dando uma dica do que procurar sobre pós ficarei agradecido, augusto, seguinte, a ideia do projeto é que a pessoas vejam o móvel em sua casa, então se a sala dele fica atras daquela janela, e eu coloco nuvens simplesmente não é a casa dele, e algumas fotos acontecem isso também, de a entrada de luz ficar estourada, então optei por mesmo sem querer, meio que abandonar o background 🙁 mas aprendi usar ele no photoshop de maneira bem simples, salvando em png, fica bem mais fácil hehehe, e rudy. concordo plenamente com você, mas é muito difícil cara, quando ajusto tudo de um jeito e acho que esta perfeito, me mandam tirar a “foto” de outro angulo, é horrível cara kkk

Muito obrigado pela atenção galera.

Participante

Repetindo o que disse:

Invista em aprender pós produção, tem uma sala aqui no fórum só de tutoriais Photoshop, além de vídeos no youtube, tutos no Sketchuptextures, etc.

Vou postar uma imagem para vc entender o que estou tentando te explicar em palavras, olha este estudo que fiz por cima da sua imagem:

Original.

A imagem esta com baixa resolução então ficou + ou -, tempo = aprox. 20 min.

Visualizando 12 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2022 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.