V-Ray

O que seria o Motion Blur? E como resolver alguns granulados na cena ?

Visualizando 11 respostas da discussão
  • Autor
    1260 Views Posts

Participante

e outra pergunta,
      além de aumentar a resolução, o que mais eu posso fazer pra aumentar a qualidade da imagem do render?

Convidado

Motion Blur = Noção de que há movimento na imagem. Dependendo da exposição da luz na camera.

Aumentar a qualidade, estudar, tanto modelagem quanto render !

Participante

entendo.
      Eu tenho estudado bastante, mas sempre que eu to renderizando umas imagens, elas ficam com uma qualidade da imagem ruim, tipo, muito granulada. Ja tentei alterar algumas coisas, mas não consigo. E eu sempre uso o DMC como engine primario, por que quando eu coloco outro, os objetos pequenos ficam horriveis!

Convidado

Sim, só vale lembrar que para fazer imagens realistas, não é da noite para o dia e tambem leva um tempo estudando os parametros do V-ray, ou simplesmente saber mexer e fazer pós produção do Photoshop que deixe sua imagem realista.

O que eu posso te adiantar é: DMC para primary engine tem que colocar os subdivs mais que 25 para que comece a perder o granulado, mas obvio, vai aumentar bastante o render time.

Tu pode colocar o Irradiance Map e colocar os valores de Max Rate para 0 e Min Rate para 3, HSph. Subdivs para 75 e Samples para 50.

Se os objetos pequenos não ficarem bons ainda, habilite o “Detail Enhancement” no Irradiance Map mesmo, deixe em Screen a Scale e em Radius coloque uns 50 ou 40 e no Subdivs Multiplier coloque entre 0.3 e 2.

Se mesmo assim não ficar bom, volta pro DMC como primary engine e deixando as configurações dele padrão tente diminuir, na aba DMC Sampler, o Adaptive amount para uns 0.7 ou 0.75 e o Noise Threshold para 0.005 ou 0.001.
      Lembrando, tempo de render vai aumentar.

Participante

Leo, já deu uma olhada neste topico?
      Tutorial Completo
      De uma olhada nele, embora seja em inglês, vai lhe ajudar muito.

Participante

como modificar as setagens do motion blur pra q o efeito apareça? é nescessario crias cenas no sketchup?

Apresente-se antes de sua primeira participação. aqui
      Antes de participar leia as regras, elas serão muito importantes para entender como o fórum funciona. aqui
      Para postar imagens vejam as dicas aqui

Att,
      Marlonn H. Ferreira Zanela – Moderador

Participante

É possivel simular o motion blur pelo photoshop.No vray do SU vc pode habilitar no submenu camera.
      Da uma olhada nesse aqui tutorial aqui http://www.spot3d.com/vray/help/150SP1/examples_vrayphysicalcamera.htm

Participante

Ótimo tutorial java!!!
      Vlw!!!

Participante

JavaScript escreveu:
      É possivel simular o motion blur pelo photoshop.No vray do SU vc pode habilitar no submenu camera.
      Da uma olhada nesse aqui tutorial aqui http://www.spot3d.com/vray/help/150SP1/examples_vrayphysicalcamera.htm

Valeu otimo tutorial fala até sobre outra coisas, mas então, no caso o efeito so aparece com pos produção no photoshop, ou a imagem ja sai com o efeito após a renderização? Eu segui o tutorial, coloquei tds o valores q estavam indicados , mesmo assim a imagem renderizada esta saindo com a aparencia normal sem o efeito de movimento. Alguem sabe o q eu to fazendo de errado? desde ja agradeço

Apresente-se antes de sua primeira participação. aqui
      Antes de participar leia as regras, elas serão muito importantes para entender como o fórum funciona. aqui
      Para postar imagens vejam as dicas aqui

Att,
      Marlonn H. Ferreira Zanela – Moderador

Participante

Pra falar a verdade,certa vez eu passei um monte de tempo tentando entender aquele valor que aparece no DoF que por default,se nao me engano, é de 500e alguma coisa.Pra resumir a historia,sei que nao consegui efeito nenhum.Ae pesquisando,descobri que aquele valor eh dado em polegadas e que eh a distancia que a camera alcança sem desfoque.Tem um plugin,que no momento nao me lembro o nome(se alguem souber ae diz!)que mede a distancia do ponto da visada ate o objeto que sera “mirado”.Entao,sabendo dessa distancia,podemos ajusta-la de modo que alcance o nosso objeto visado fique dentro do campo que nao é desfocado.Pelo menos foi oq eu entendi…nao testei..mas foi assim que entendi.Portanto,acho que esse conceito tb se aplica ae motion blur,que ainda nao tentei usar,pois por enquanto so faço cenas estaticas.Na minha obliqua opiniao,a necessidade do dominio desse set se aplica mais em animaçoes.É mais facil usar o PS msm =p.Mas ae uma nova pergunta surge:Como desfocar os objetos proximos e os distantes ficarem nitidos?Marlon, a bola ta contigo!!

Convidado

Você está certo, o valor de “Override Focal Distance” é medido em Polegadas sim, mas uma pequena correção, não é a distancia que a camera alcança sem desfoque, ele é a distancia da camera até o objeto a ser focado (desfocando os demais, perto e/ou longe).

O plugin que você mencionou, caso seja o do SU mesmo, é o Camera Tools (se não me engano é esse o nome), com ele é possível “criar” uma camera no SU e medir a distancia entre a lente da camera criada até o objeto a ser focado. Para isso, é mais prático você mudar a unidade de medida do SU para Inches – Polegadas e então medir (fica mais fácil). Ou, caso queira deixar em centímetros ou Metros, meça a distância e então multiplique por 2.54 – caso seja cm sua unidade – ou 0.0254 – caso seja metros sua unidade -, o resultado você coloca no “O. Focal Distance”.
      O Subdivs é a qualidade do Blur – Desfoque, maior Subdivs, mais suave e sem granulado será o Blur; menor Subdivs, mais granulado fica o Blur.

Respondendo a sua pergunta: Você consegue esse efeito utilizando o DOF (Depth Of Field – Profundidade de Campo, em uma tradução livre).
      Siga os passos acima para conseguir utilizar o DOF, ou então veja esses vídeos:

Nesse, desligue o som, você não vai entender nada e chega a ser engraçado ouvir… hahaha

DOF é o unico jeito que tem para você desfocar tanto os objetos de trás do foco quanto os objetos a frente do foco.
      O Z-Depth Pass desfoca somente o Foreground, a não ser que tu renderize duas vezes o Z-Depth com valores diferentes para mesclar no PS depois. Mas o tempo que levaria para fazer isso, ja teria finalizado o render com DOF da camera.

Tem esse tutorial aqui do sketchupvrayresources.

Resumindo, só não vai conseguir fazer DOF agora se não quiser! Com tudo isso ae, impossível não entender! iausheiuesahiesa

Abraços

Participante

Mandou bem macho!!vlwzao!!

Visualizando 11 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.