V-Ray

Objetos escuros por trás dos vidros e no reflexo do espelho

Visualizando 11 respostas da discussão
  • Autor
    1424 Views Posts

Participante

Ola pessoa, estou com problemas quando renderizo cenas que contem vidro ou espelhos, os objetos por trás dos vidros e nos reflexos dos espelhos aparecem escuros ou pretos.

Não sei como corrigir esse problema. Segue abaixo as imagens.
      Estou usando a Camera Default e Evironment uma imagem HDRI.

Convidado

Vá no Global Switches e veja quanto estáo Max Depth.

Aumente um 0 no Cutoff ali no material editor do Espelho.

Participante

Ola marlonnz, segue abaixo imagem com as configurações do Global Switches.

Convidado

Só para um teste, coloque 10 ali no Max Depth (Reflection/Refraction>Max Depth), e coloque 0.001 no Cutoff dos materiais Reflexivos e refrativos.

Renderize e veja se melhorou.

Só por curiosidade, o plane do vidro, está com a FrontFace aparente ou é a BackFace ? (front = Branca; Back = Roxa) Se estiver com a Back, de um reverse e renderize.

Abraços

Participante

Eribeto não esqueça que a sua cena, próxima do espelho está meio escura e o funda muito claro (em relação ao contraste) na “vida real” quando está assim com contraste de luzes as coisas podem parecer que estão pretas, pois misturam com a sombra.

Se vc clarear um pouco perto do espelho, usando um rec ligth, talvez possa resolver.

Assis II

Participante

Rapaz…….
      comigo isso acontecia quando tava com backface exposta……
      até pq uma coisa que não deixei de reparar é que não são todos os objetos que estão refletindo de forma escura, então deduzo que deva ser algo com o objeto q isso ocorreu….
      pq aparentemente o espelho está normal….
      mas posso estar errado….
      o jeito é testar as possibilidades…
      …..
      abraços……

Convidado

Realmente, Vá em View>Face Style>Monochromatic e veja se há alguma back face.

Participante

backfaces a vilã de sempre (to desanimado já de falar sobre isso… eu vou agora é bater nos alunos pra ver se eles se lembram hehe)… ou então max depth como disse o marlonnz… falo o curso inteiro sobre backfaces e é o erro mais cometido pelos meus alunos… Backfaces dá os mais variados problemas que você puder imaginar!

Não sei se vc é meu aluno mas se for tá aí a carapuça pra colocar na cabeça…

ps: nem sei como se escreve carapuça… e não vou procurar no google.

Participante

Ola pessoal, com relação a back face já verifiquei e não existe nenhum objeto com a back face amostra.

Fiz alguns testes aqui com as sugestões dadas, mas continuou do mesmo jeito, então só falta eu teste a cena usando a dica do Assis_II, que está relacionada a iluminação da cena.

Valeu pelas dicas, se eu conseguir alguma evolução eu posto aqui.

Convidado

Só uma duvida, quais os valores do multiplier do Primary e Secondary Engines no indeirect ilumination ???

Participante

Bem, olhando a imagem, eu acho que o Assis tá certo. Não to vendo problema na sua cena. O que eu to vendo é que a luz está vindo só da frente e de forma indireta, e assim como em um banheiro real, se vc iluminar a frente com uma luz indireta, o fundo do objeto fica sombreado. E o que o espelho vai refletir, neste caso? Uma face sombreada de um objeto.

O problema é ainda maior pelo fato de vc estar usando HDRI. Experimente mudar o tipo de iluminação, ou acrescentar lâmpadas, para diminuir aquela sombra. Deve funcionar.

Participante

Ola Marlonn, segue abaixo as configurações.

Visualizando 11 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.