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Objetos escuros por trás dos vidros e no reflexo do espelho

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    • #19169


      Participante

      Ola pessoa, estou com problemas quando renderizo cenas que contem vidro ou espelhos, os objetos por trás dos vidros e nos reflexos dos espelhos aparecem escuros ou pretos.

      Não sei como corrigir esse problema. Segue abaixo as imagens.
      Estou usando a Camera Default e Evironment uma imagem HDRI.


    • #19170


      Convidado

      Vá no Global Switches e veja quanto estáo Max Depth.

      Aumente um 0 no Cutoff ali no material editor do Espelho.

    • #19209


      Participante

      Ola marlonnz, segue abaixo imagem com as configurações do Global Switches.

    • #19212


      Convidado

      Só para um teste, coloque 10 ali no Max Depth (Reflection/Refraction>Max Depth), e coloque 0.001 no Cutoff dos materiais Reflexivos e refrativos.

      Renderize e veja se melhorou.

      Só por curiosidade, o plane do vidro, está com a FrontFace aparente ou é a BackFace ? (front = Branca; Back = Roxa) Se estiver com a Back, de um reverse e renderize.

      Abraços

    • #19214


      Participante

      Eribeto não esqueça que a sua cena, próxima do espelho está meio escura e o funda muito claro (em relação ao contraste) na “vida real” quando está assim com contraste de luzes as coisas podem parecer que estão pretas, pois misturam com a sombra.

      Se vc clarear um pouco perto do espelho, usando um rec ligth, talvez possa resolver.

      Assis II

    • #19233


      Participante

      Rapaz…….
      comigo isso acontecia quando tava com backface exposta……
      até pq uma coisa que não deixei de reparar é que não são todos os objetos que estão refletindo de forma escura, então deduzo que deva ser algo com o objeto q isso ocorreu….
      pq aparentemente o espelho está normal….
      mas posso estar errado….
      o jeito é testar as possibilidades…
      …..
      abraços……

    • #19240


      Convidado

      Realmente, Vá em View>Face Style>Monochromatic e veja se há alguma back face.

    • #19246


      Participante

      backfaces a vilã de sempre (to desanimado já de falar sobre isso… eu vou agora é bater nos alunos pra ver se eles se lembram hehe)… ou então max depth como disse o marlonnz… falo o curso inteiro sobre backfaces e é o erro mais cometido pelos meus alunos… Backfaces dá os mais variados problemas que você puder imaginar!

      Não sei se vc é meu aluno mas se for tá aí a carapuça pra colocar na cabeça…

      ps: nem sei como se escreve carapuça… e não vou procurar no google.

    • #19338


      Participante

      Ola pessoal, com relação a back face já verifiquei e não existe nenhum objeto com a back face amostra.

      Fiz alguns testes aqui com as sugestões dadas, mas continuou do mesmo jeito, então só falta eu teste a cena usando a dica do Assis_II, que está relacionada a iluminação da cena.

      Valeu pelas dicas, se eu conseguir alguma evolução eu posto aqui.

    • #19339


      Convidado

      Só uma duvida, quais os valores do multiplier do Primary e Secondary Engines no indeirect ilumination ???

    • #19344


      Participante

      Bem, olhando a imagem, eu acho que o Assis tá certo. Não to vendo problema na sua cena. O que eu to vendo é que a luz está vindo só da frente e de forma indireta, e assim como em um banheiro real, se vc iluminar a frente com uma luz indireta, o fundo do objeto fica sombreado. E o que o espelho vai refletir, neste caso? Uma face sombreada de um objeto.

      O problema é ainda maior pelo fato de vc estar usando HDRI. Experimente mudar o tipo de iluminação, ou acrescentar lâmpadas, para diminuir aquela sombra. Deve funcionar.

    • #19398


      Participante

      Ola Marlonn, segue abaixo as configurações.

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