V-Ray

Opiniões sobre Renderização

Visualizando 22 respostas da discussão
  • Autor
    3743 Views Posts

Participante

E aê galera, andei bem sumido, tenho dado umas olhadas aqui no fórum de vez em quando mas bem pouco… Bom, queria que vocês me disessem o que eu posso melhorar nessa renderização aê, esse é um trabalho que tô fazendo pra apresentar a um cliente. Seguem abaixo as duas fotos.

Obrigado aê,
      Matheus Coutinho

Participante

Gostei da sua modelagem , ficou limpa .
      Aquele guarda corpo tem vidro ? se não tem , era legal fazer um de vidro ou com a continuação da madeira.
      a parte do piso ali , eu daria uma espessura pra ele , de 1cm por ai .
      Só dar uma encrementada com alguns blocos para por no deck da piscina e ali na parte da varanda.
      Está indo bem na modelagem moço.

Siga em frente ! 😀

Participante

– opacidade e + refração + reflexo na água !
      coloca um bg no céu, alguma imagem hdri de preferência (:

a modelagem e o render estão com nível bom, meus parabéns.
      precisa só de uma pós-produção.

quanto tempo de render?

Participante

Rapaz, demorou papo de umas 7 horas eu acho, eu usei displacement na grama o que demorou muito, foi renderizado com o v-ray pra SU.

Participante

putz, 7 hrs é coisa demais man.
      arruma as config ae pra ver se consegue em menos tempo. :/
      to achando um absurdo esse tempo todo. 😡

esqueci de falar, mas gostei MUITO da sua grama.
      compartilha as configurações dela ae com a gnt? (:

ela tem um “brilho”, curti. kk

Participante

Rapaz….
      ta ficando bem legal….
      a minha dica é dar uma melhorada na agua da piscina……
      vc fez um bump com noise? se foi, basta aumentar um poco o valor do noise…….
      a tabata citou, esse guarda corpo tem vidro? se tiver merece uma reflexção maior….
      colocar mais alguns componentes na cena, achei meio vazia…..
      ………
      agora o tempo de render de 7hrs, o vilão da cena e que deu esse tempo todo foi a grama…….essa grama ta linda, mas fik impraticável numa cena que requer toda essa cobertura, minha dica é usar uma textura legal de grama e uma boa pós no ps………
      com isso tu reduz o tempo pra 1 ou 2hrs de render……
      essa grama com displace é boa em pequenas áreas…
      ……..
      espero ter ajudado…..
      abraços….

Participante

Pô falou tipo apaixonado hein, “ela tem um brilho”… HSuashAUSHas. Claro que posso compartilhar as configurações da grama. Pega aê:
      A primeira foto é o mapa que você vai usar, a segunda é a que você vai usar no bump e no displacement.

Você vai usar o mapa na face que você tiver feito aê, daê você vai criar um linked material e vai adicionar um bump e um displacement, em ambos você vai usar a segunda imagem. Os valores aparecem aê na imagem, não sei se você vai conseguir os mesmos resultados, mas a partir dai você pode ir tentando, caso não fique como você quer.

Essa é a imagem do material.

Essa é a do bump.

Essa é a do displacement.

Matheus Coutinho

Participante

Eu vou fazer as modificações e quando tiver pronto vou postar a outro foto aqui pra vocês verem. Na mensagem de cima as frases não sairam embaixo das fotos certinho, mas as imagens estão na mesma ordem do texto, então não tem erro. Obrigado pelas dicas.

Matheus Coutinho

Participante

Po, testei lá e deu certo. Mas quando eu tentei aumentar o displacement a altura da grama não mudou. :/

Vou fazer mais testes depois !

n tem como postar resultado pq o SU fechou ( bug splat ). :”/

— entao, fiz outro olha ae.
      longe

perto

*parei o render pq passou de 4 min. :#

Participante

O primo! Coloca as configs do render aqui pra gente poder te ajudar com esse tempo de render!

Abraços

Participante

Aê, essa é uma das visadas pronta, assim que a outra ficar pronta eu vou postar aqui pra vocês verem.

Matheus Coutinho

Participante

Hybryt não tô conseguindo ver a imagem que você postou… tenta ver aqui o que aconteceu e postar de novo…

Matheus Coutinho

Participante

Legal Matheus….falta só uma pós…
      Uma correção de levels pra tirar esse tom esverdeado ja melhoraria bem a imagem…

flws

Participante

isso ai garoto….
      ta ficando bem melhor….
      ….
      a minha dica principal é no canto inferior direito da img…..esse final da grama, pq vc não tira isso da img ou então extende ela mais um poquinho…achei meio estranho…mas é coisa boba, até mudando um poquinho o angulo de visão resolve…….
      a cadeira da piscina ficou com a madeira meio artifical, podia arrisca um reflexo ou brilho nela……
      podia também mandar mais vegetação pra fik mais “verdinha”…hehehe
      e a casa ta com tinta branca? ou é default material……??
      no fim só mandar um bg
      e arrumar o resto na pós……….
      ……
      espero que as dicas ajudem……
      gostei da evolução, a cena melhorou bastante…….
      …….
      abraços….
      ……

Participante

Primo, eu sou meio noob ainda, as configurações do render são aquelas paradas que aparecem naquele quadro que abre quando começar a fazer o render?

Se for tão ai:

Beginning render sequence
      [RenderView] startCameraTime=0.000000, endCameraTime=0.033333
      [RenderView] numCameraTMs=2, numFrames=1, frameSamples=2
      Initializing built-in VFB.
      [RenderView] startCameraTime=0.000000, endCameraTime=0.033333
      [RenderView] numCameraTMs=2, numFrames=1, frameSamples=2
      Preparing camera sampler.
      Bitmap file “C:Documents and SettingsUsuarioDesktopTrabalhosMateriais SketchUptelha_portuguessa_displace.jpg” loaded.
      Bitmap file “C:Documents and SettingsUsuarioDesktopTrabalhosMateriais SketchUpARCHITECTURAL GREEN GRASS BUMP.jpg” loaded.
      Preparing ray server.
      Creating and initializing 2 thread(s).
      Allocating memory for build data of 998911 faces (27969508 bytes, 26.7 MB).
      Initializing face build data.
      Creating “done” event.
      Starting first thread.
      Waiting for thread completion.
      Releasing thread resources.
      Preparing faces for intersection tests.
      SDTree statistics:
      Total number of faces stored: 998911
      Max tree depth: 43
      Average tree depth: 27.2434
      Number of tree nodes: 69183
      Number of tree faces: 1782753
      Number of tree leafs: 31579
      Average faces/leaf: 56.4538
      Memory usage: 57.68 MB
      Scene bounding box is [-2808.43,-511.811,-118.11]-[13088.6,3385.83,294.882]
      Preparing direct light manager.
      Preparing global light manager.
      Irradiance sample size is 84 bytes
      Photon size is 56 bytes.
      Light cache sample size is 112 bytes.
      Building light cache.
      Tracing 1000000 image samples for light cache in 2 passes.
      Setting up 2 thread(s)
      Light cache time interval is (0.000000, 0.000000)
      Light cache time interval is (0.000000, 0.000000)
      Bitmap file “C:DOCUME~1UsuarioCONFIG~1TempARCHITECTURAL GREEN GRASS.jpg” loaded.
      Bitmap file “C:Documents and SettingsUsuarioDesktopTrabalhosMatheusAS2_wood_31.jpg” loaded.
      Bitmap file “C:DOCUME~1UsuarioCONFIG~1TempAS2_wood_31.jpg” loaded.
      Bitmap file “C:DOCUME~1UsuarioCONFIG~1TempWood_Cherry_Original.jpg” loaded.
      Bitmap file “C:DOCUME~1UsuarioCONFIG~1Temptelha_portuguessa.jpg” loaded.
      Bitmap file “C:DOCUME~1UsuarioCONFIG~1Temp210602559.jpg” loaded.
      Bitmap file “C:DOCUME~1UsuarioCONFIG~1TempMadeira_09.jpg” loaded.
      Bitmap file “C:Documents and SettingsUsuarioDesktopTrabalhosMarcus Alexandregranito%20amarelo%20icarai%20det1.jpg” loaded.
      Bitmap file “C:DOCUME~1UsuarioCONFIG~1Tempgranito%20amarelo%20icarai%20det1.jpg” loaded.
      Bitmap file “C:DOCUME~1UsuarioCONFIG~1TempcespedAUTOmade.jpg” loaded.
      Bitmap file “C:Documents and SettingsUsuarioDesktopTrabalhosMarcus Alexandrewood_floor_b.jpg” loaded.
      Bitmap file “C:DOCUME~1UsuarioCONFIG~1Tempwood_floor_d.jpg” loaded.
      Bitmap file “C:Documents and SettingsUsuarioDesktopTrabalhosMateriais SketchUpbrick_wall_bump_texture_map.jpg” loaded.
      Bitmap file “C:DOCUME~1UsuarioCONFIG~1Tempdark_brown_brick_texture_tileable.jpg” loaded.
      Bitmap file “C:DOCUME~1UsuarioCONFIG~1Temp7153.JPG” loaded.
      Bitmap file “C:Documents and SettingsUsuarioDesktopTrabalhosMateriais SketchUpMateriaisAsfalto.JPG” loaded.
      Bitmap file “C:DOCUME~1UsuarioCONFIG~1TempAsfalto.JPG” loaded.
      Bitmap file “C:Documents and SettingsUsuarioDesktopTrabalhosMatheusguia-bump.jpg” loaded.
      Bitmap file “C:DOCUME~1UsuarioCONFIG~1Tempguia.jpg” loaded.
      Bitmap file “C:Documents and SettingsUsuarioDesktopTrabalhosMateriais SketchUppavement+05_b030.png” loaded.
      Bitmap file “C:DOCUME~1UsuarioCONFIG~1Temppavement+06_d100.png” loaded.
      Bitmap file “C:DOCUME~1UsuarioCONFIG~1TempMetal_Rough.jpg” loaded.
      Bitmap file “C:DOCUME~1UsuarioCONFIG~1TempMetal_Aluminum_Anodized.jpg” loaded.
      Bitmap file “C:DOCUME~1UsuarioCONFIG~1TempMetal_Corrogated_Shiny.jpg” loaded.
      Bitmap file “C:DOCUME~1UsuarioCONFIG~1TempVegetation_Grass1.jpg” loaded.
      Bitmap file “C:DOCUME~1UsuarioCONFIG~1Tempmsg-115925621076.jpg” loaded.
      Bitmap file “C:DOCUME~1UsuarioCONFIG~1TempKat-Bill-Maggie-Bobby.jpg” loaded.
      Threads completed
      Merging light cache passes.
      Light cache contains 95295 samples.
      Light cache samples collected; compiling lookup tree.
      Prefiltering light cache.
      1 interpolation maps registered
      Rendering interpolation maps with minRate=-4 and maxRate=-3
      Setting up 2 thread(s)
      Threads completed
      Setting up 2 thread(s)
      Threads completed
      Calling endPass() on irradiance maps
      Calling prePassDone() on irradiance maps
      Image prepass completed.
      Rendering image.
      Setting up 2 thread(s)
      Threads completed
      Clearing global light manager.
      Clearing direct light manager.
      Clearing ray server.
      Clearing geometry.
      Clearing camera image sampler.
      Clearing camera sampler.
      Clearing QMC sampler.
      Clearing path sampler.
      Clearing color mapper.
      Render completed

Então, hoje demorou menos do que ontem pra renderizar, não sei se tem a ver mas eu não fiquei usando o computador ao mesmo tempo em que o computador fazia o render, tem alguma coisa a ver? Hoje deve ter demorado umas 5 ou 6 horas, eu não sei ao certo porque precisei ver umas paradas na rua, dai sai e quando voltei já tava perto de acabar.

RogerCar, como eu poderia fazer essa correção de levels e vocÊ teria um tutorial pra eu aprender a fazer pós? Eu tô querendo aprender a fazer pós, mas não mando nada no ps. Valeu aê!

Matheus Coutinho

Participante

Nandim, a parada da grama ali é fácil de resolver isso eu faço, como você disse mudando o ângulo um pouquinho já não aparece aquilo mais. A casa tá pintanda com um verde clarinho, que foi a cor que o cliente escolhei, na verdade esse é um projeto de ampliação, a casa tá pronta já, é uma casa de praia, essa parte de trás é que vai ser construída agora. O cliente pediu pra serem feitos a piscina, uma churrasqueira e um banheiro no térreo e duas suítes no segundo andar. Na pintura eu dei um noise bem baixo 0.1, eu uso entre 0.1 e 0.3, dá um efeito maneiro na pintura o Danilo aqui do fórum que me deu esse toque uma vez, acho que nessa foto nem apareceu porque eu esqueci de mudar e ficou em 0.1 e de longe não dá pra perceber muito bem, talvez nas paredes mais próximas você consiga perceber o noise. A outra coisa é o material de madeira, você teria um configuração boa pra me passar? Eu fiz um material mas muito sem vergonha mesmo porque eu não sabia as configurações, é até o que eu usei nas portas, janelas, escada e gurda-corpos, já o das cadeiras, todas elas, eu nem mudei, peguei os blocos como vieram e deixei… mas eu tô precisando mesmo de um material de madeira. E a respeito da pós eu falei ali em cima, eu tô querendo um tutorial pra ver se eu começo a futucar isso pra aprender, porque eu não sei fazer. Valeu pelas dicas aê!

Matheus Coutinho

Participante

Matheus, vê aí se acha legal.
      Se gostar. depois te passo as etapas da correção ok

abraços

Participante

Quero sim cara, pra aprender tá ótimo. Eu tenho a imagem com o fundo todo branco. Uma vez um primo me ensinou a cortar essas partes brancas do fundo e inserir uma imagem de fundo, isso no photoshop, mas acabou que eu acabei esquecendo como fazia pela falta de prática que tenho no programa.

Ficou maneira a imagem, aquele tom esverdeado você também tirou. Cara uma outra coisa que eu vi agora e que as vezes eu percebo em algumas renderizações que eu faço é que fica como se fosse uma faixa mais escura, logo abaixo do telhado. Não sei se isso influencia mas eu faço o telhado e a laje em blocos diferentes, de forma que eu possa “esconder” os blocos numa apresentação para o cliente, porque dessa forma eu posso mostrar o interior com maior facilidade. Será que isso tem influencia?
      Abraço!

Matheus Coutinho

Participante

Realmente, agora q vc falou, eu enxerguei a tal faixa escura. Exatamente onde esta essa faixa mais escura ja faz parte do bloco do telhado? Ou essa parte mais escura ainda faz parte do bloco da laje?

Participante

é o bloco da laje, o bloco do telhado é outro.

Participante

Aê, a outra visada que saiu foi essa. A água ficou com uns pontos brancos, não entendi porque, eu aumentei o multiplier do bump pra ver se ela ficava mais real, acho que foi por isso. Vou postar a configuração da água pra vocês me ajudarem a melhorá-la. Valeu!

Coloquei a configuração que eu tô usando na água.

Matheus Coutinho

Participante

Coutinho,
      Sobre a agua, o fog multiplier eu deixaria com 0,01 e o tamanho do noise com uns 30 ou 40. Aumentando o noise, esses pontos brancos (os highlight glossiness) sumirão.
      Sobre a grama, apesar de eu ter achado ela boa, achei muito alta.
      Na cena toda senti falta de reflexos.
      Abraços

Participante

Ola, ta ficando bom, é só melhorar a iluminação e também da uma caprixada na modelagem, por exemplo o telhado modelar os acabamentos para valorizar o trabalho.

Visualizando 22 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.