V-Ray
Plantas Humanizadas – Skp+Vray+Ps
- Este tópico contém 26 respostas, 7 vozes e foi atualizado pela última vez 2 anos, 2 meses atrás por
Daniel Riglione Reple.
-
Autor11713 Views
- 1
- •
-
-
23/03/2013 às 04:29 #62690
Salve povo! Mais um trampo finalizado, plantas humanizadas com SU, Vray e Ps.
Particularmente, prefiro o Sketch ao Corel, yeah!
Críticas são obviamente muito bem recebidas, abç a todos.Quem Curtiu?
-
29/09/2015 às 21:15 #117117
que configuração vc usou no vray ??, não consigo nem chegar perto desse resultado…
Quem Curtiu?
Seja o primeiro a curtir!
-
30/09/2015 às 01:47 #117125
@cyllaz, é melhor vc citar a pessoa quando o tópico é muito antigo, pois pode ser que o mesmo não esteja marcado para ser notificado sobre novas postagens!
@vision4arquitetura, nosso amigo queria saber mais informações sobre este belo trabalho que vc postou.Quem Curtiu?
Seja o primeiro a curtir!
-
30/09/2015 às 10:41 #117129
Então @cyllaz, imagine a modelagem completa mas com as paredes pela metade. Na setagem do Vray, desabilite o SunSky e selecione a cor branca para o BG color e para o GI color. No multiply desses itens vá testando, eu uso um multiply entre 10 e 20 mais ou menos. O detalhe principal está no Field of View da camera, deve estar em 1, isto torna o render quase totalmente ortogonal. No post original eu tinha postado o processo em umas imagens em perspectiva, fica mais fácil de entender. Espero ter ajudado, um abraço.
Quem Curtiu?
Seja o primeiro a curtir!
-
02/10/2015 às 19:27 #117222
@vision4arquitetura Muito obrigado pela sua atenção, então, não consigo atingir esse visual cartunesco que tem sua planta, setei o Field of View para 1, ficou ótimo, mas a renderização fica péssima, com o SunSky(que acredito ser o skylight) desligado a imagem fica muito escura, acho que não intendi essa parte, setei a cor do GB(que acredito ser o background) e GI(skylight) na cor branca, e estou testando os multiplicadores agora, poderia me passar o link do post com as imagens explicativas ??
Muito obrigado.
Quem Curtiu?
Seja o primeiro a curtir!
-
-
30/09/2015 às 11:32 #117131
Opa @danielreple, que ótimo ver o interesse por um trampo que as vezes passa desapercebido. Sabemos que as perspectivas são mais valorizadas do que as plantas humanizadas. Mas então, a idéia é que como a modelagem será feita de qualquer forma, porque não utilizar esta modelagem para gerar as plantas humanizadas. De qualquer forma, prefiro fazer esse processo do que trabalhar com o Corel. Acredito também que o resultado com o SU e o Vray é bem melhor do que os trabalhos em Corel que normalmente observo nos folders e flyers das construtoras. Tenho utilizado este processo já há algum tempo complementando o serviço de desenvolvimento de projetos arquitetônicos para meus clientes. Mais uma vez valeu pelo interesse @danielreple, precisando de algo estamos a disposição, um abraço.
- 1
- •
Quem Curtiu?
-
01/10/2015 às 03:33 #117151
Nenhum trabalho passa desapercebido, muito menos ótimos como este!
A grande maioria do pessoal só passa para admirar os trabalhos ou tentar aprender alguma coisa com eles, sem deixar nenhum comentário.
Realmente, é muito mais eficiente utilizar a mesma modelagem para fazer a planta humanizada! Se ela já esta pronta, é uma grande perda de tempo fazer outro trabalho no Corel!
Valeu pela descrição do fluxo do trabalho! Pode ter certeza que muita gente vai gostar, apesar de poucos comentarem!
Quem Curtiu?
Seja o primeiro a curtir!
-
02/10/2015 às 22:21 #117231
Quem Curtiu?
-
02/10/2015 às 22:37 #117233
@vision4arquitetura, é esse tópico que vc está procurando? https://sketchupbrasil.com/grupos/v-ray/forum/topic/plantas-humanizadas-skpvrayps-54/
É só entrar no seu perfil e clicar em “Fóruns”, aí tem como vc ver separadamente todos os tópicos que vc criou, ou somente os tópicos de outros usuários que vc respondeu, ou ainda os tópicos que vc marcar como favorito.
Olha aí: https://sketchupbrasil.com/membros/vision4arquitetura/forums/
Quem Curtiu?
Seja o primeiro a curtir!
-
19/04/2016 às 12:59 #120385
Boa tarde pessoal… Primeiramente quero parabenizar @vision4arquitetura pelo excelente trabalho e pela sua contribuição, pois já tem ajudado muito! Lindas suas imagens, da gosto de ver!
Tenho seguido o passo-a-passo e cheguei a esse resultado, porém tenho algumas duvidas, seguem elas:
-Não consegui deixar a imagem homogenia, como da pra perceber tem alguns ambientes que estão mais escuros. Deve-se fazer alguma alteração em câmera, color maping e por ai vai?
No Enviroment o Gi e BG estão 30, 35 respectivamente, desabilitados como nosso amigo orientou.
-Não entendi o procedimento para o Hiden Line, vou no output, clico em get view aspect (q não entendi pra que serve), depois desabilitei o OVERRIDE VIEWPORT. E depois? Pus pra renderizar não mudou em praticamente nada, fui em exportar 2D, seguindo o que você falou e exportou a imagem do sketchup, de modelagem.
-@vision4arquitetura falou a ta,bem sobre a resolução, onde normalmente as plantas são impressas no tamanho pequeno, mas devem ter uma ótima resolução devido aos detalhes, qual resolução (configuração do output, dimensões) devem ter?
-Toda e qualquer outra sugestão pra melhorar desde a modelagem ate qualquer outra coisa será super bem vinda!!
Agradeço demais a ajuda.
- 2
- •
Quem Curtiu?
-
19/04/2016 às 21:07 #120398
@paulabarros, já vou tentando te ajudar enquanto o @vision4arquitetura não aparece.
A iluminação da sua cena não ficou homogênea por causa da variação do tamanho dos ambientes e das paredes, quanto menor o ambiente, menos luz vai entrar. Da pra corrigir isso na pós, equilibrando a iluminação.
O Hidden Line vc seleciona na barra de ferramentas Estilos, então exporta a imagem 2D. Essa exportação é da imagem do SketchUp mesmo.
O Get view aspect, como o título já diz, serve para renderizar no mesmo formato da sua viewport do SketchUp, ou seja, tudo exatamente como está aparecendo na sua janela. Para controlar o formato da imagem, agente costuma colocar alguns plugins na lateral até chegar no formato que agente quer, entende?
Sobre a resolução, para saber se está boa o suficiente, vc da um zoom na imagem até ficar em um tamanho que vc pode vir a usar e verifique se a qualidade permanece boa, sem perder a definição.
- 2
- •
Quem Curtiu?
-
19/04/2016 às 23:20 #120404
Obrigada @danielrepie!!
Pois é, não sei mexer no PS ainda, então o que eu puder melhorar ela dentro do sketch e vray vai me ajudar muito!!
No caso o que daria mais nitidez nos traços da imagem seria essa sobreposição do hidden line na pós produção?
SIM e qual tipo de arquivo devo salvar, pode ser em jpg mesmo? ou pa editar no PS deve ter outro formato?!
Você tereia alguma sugestão pra melhorar, o que poderia fazer… ou dai só o pós mesmo?
- 1
- •
Quem Curtiu?
-
20/04/2016 às 00:02 #120405
Sim @paulabarros, o hidden line é pra mesclar na pós para dar esse efeito mais nítido, mas, apesar de ser bem legal, logicamente vc não precisa obrigatoriamente usar essa técnica.
Para imagens que vc fará qualquer tipo de pós, o mais recomendado é salvar como PNG! Veja oq foi discutido nesse tópico – https://sketchupbrasil.com/grupos/v-ray/forum/topic/enviromental-pgn-vazado/
No geral, achei sua imagem bem legal! Agora seria trabalhar a pós mesmo, com ou sem a técnica do vision4arquitetura!
- 2
- •
Quem Curtiu?
-
20/04/2016 às 00:15 #120406
Entendi!!! muito obrigada!!
vou da uma lida sim e meter bronca nos estudos de pós então! qualquer coisa jaja apareço! rs…
valeu valeu!
- 1
- •
Quem Curtiu?
-
21/04/2016 às 10:36 #120413
Olá @paulabarros, acredito que o @danielreple já elucidou os passos para qualificar mais sua imagem de maneira bem didática. De qualquer forma, curti muito sua planta humanizada e assim como o Daniel falou anteriormente, é necessário dar um talento na pós para dar mais vida a sua imagem. Você pode melhorar um pouco mais no próprio SketchUp e no Vray, por exemplo: refinando a setagem dos materiais, trabalhando com o 2 Sided Material ou melhorando a modelagem em si. Mas a Pós Produção é sempre a melhor e mais rápida saída para dar aquele ar profissa à cena. Como o Daniel mesmo falou, não é necessário seguir a risca este processo que eu apresentei, pois cada um descobre ou desenvolve meios mais práticos e interessantes para executar e alcançar um mesmo objetivo. Pelo que percebi, você já está bem encaminhada neste sentido. Parabéns pelo seu trabalho Paula, muito bem executado e com essas dicas do mestre Daniel e mais estudos vai ficar top. Um abraço.
- 1
- •
Quem Curtiu?
-
21/04/2016 às 11:47 #120415
Boa tarde!! Bom feriado a todos!
Estou aqui na luta, mas to conseguindo chegar a alguns resultados! jaja divulgo.
Não estou gostando do acabamento da montagem feita com o render e hidden line, mas acredito que seja porque não sei manusear no photoshop direito, aprendendo tudo agora. Achava que salvando o hidden line em png ao exportar para o PS iria ser transparente onde fosse branco, dai isso não aconteceu e tenho que sair eliminando um por um… se vocês puderem me dar uma luz pra facilitar esse trabalho aceito, mesmo o assunto não estando mais dentro do sketchup! rs
Vou postar uma imagem pra vocês entenderem o que eu estou falando. Não manguem! rs
@danielreple você falou de alguns puglins para controlar o formato da imagem, você poderia me encaminhar onde posso encontrar esses puglins para que eu possa da uma estudada. agradeço demais!
@vision4arquitetura obrigada por responder, de fato quando vamos estudando e entendendo como funciona vamos adquirindo um jeito, mas temos que partir de algo e o seu foi o que me encantou mais! hahah se você tiver algum tutorial que possa me encaminhar e me ajudar nisso agradeço demais tambem!!Essa imagem anexada foi a primeira que fiz usando o photoshop, estou tentando melhorar aqui…
No mais é isso! aguardo sugestões!
Quem Curtiu?
Seja o primeiro a curtir!
-
22/04/2016 às 00:22 #120422
@paulabarros, sobre os plugins, na verdade oq eu me referi são as barras de ferramentas, vc pode utilizar qualquer uma. Vc tem que anexa-las na janela do SketchUp, colocando uma sobre a outra ou uma ao lado da outra, para reduzir verticalmente ou horizontalmente a viewport do SketchUp. Veja por exemplo essa imagem:
http://www.arq-e-tec.com/wp-content/uploads/2012/02/11.jpg
Quanto a pós, coloque cada imagem em uma layer (camada), como acho que vc já está fazendo, deixando a hidden line por cima, depois mescle esta imagem com a renderizada, testando as diversas opções disponíveis (pesquise na internet sobre opções de mesclagem no photoshop), por fim vc pode diminuir a intensidade do efeito da hidden line sobre a imagem renderizada diminuindo a opacidade dela.
Acho que foi assim que o vision4arquitetura fez, mas também da pra usa-la como máscara (pesquise sobre isso tb).
Achei que a imagem ficou melhor dessa forma, mais saturada!
- 1
- •
Quem Curtiu?
-
22/04/2016 às 01:03 #120426
Ah, uma opção mais moderna para essa maracutaia (hehehe) de encaixar as barras de ferramentas é Câmera Avançada. Abra essa caixa de ferramentas, crie uma câmera física, com o botão com uma câmera com um +, clique com o botão direito do mouse dentro de qualquer parte do seu modelo, pois a câmera está ativa, selecione Editar Câmera… e coloque na Proporção da tela (aspect ratio) o valor que vc desejar, esse valor é referente ao tamanho horizontal em relação ao vertical, ou seja, 1,0 seria horizontal igual ao vertical, 2,0 seria horizontal o dobro do vertical, etc. Depois coloque o mesmo valor no Image aspect ratio do vray que fica no Output.
Como vc vai notar, vc pode controlar muitas outras coisas interessantes com a Câmera Avançada!
Quem Curtiu?
Seja o primeiro a curtir!
-
22/04/2016 às 02:47 #120430
boa noite ou bom dia ou melhor… boa madrugada!!! rs andei dando uma olhada sobre câmera avançada, me pareceu interessante! Obrigada pelas explicações @danielreple
Consegui um resultado ja um pouco melhor do que o anterior (ta anexo! da uma olhada e avalia por favor!)
Não consegui ainda deixar a planta toda uniforme… algumas dificuldades no pos, com as camadas e tal! mas pra mim a sacada foi a resolução dos renderes!!
Enfim, me digam ai o que acharam! @vision4arquitetura não nos abandone! rs
- 1
- •
Quem Curtiu?
-
23/04/2016 às 05:40 #120442
@paulabarros, achei que ficou muito bom! Vc aprende rápido!
Só um delhe sem mt importância, mas q eu mudaria, apagaria as linhas do hidden line que aparecem no meio das camas, deixando apenas os contornos delas, por questão de gosto mesmo.
Quem Curtiu?
Seja o primeiro a curtir!
-
07/06/2016 às 21:31 #121168
@danielreple e @vision4arquitetura vocês são feras hahaha
@paulabarros, gostei muito do seu resultado.Pode soar meio inconveniente depois de vocês tanto discutirem eu perguntar algo ainda simples,mas como deixo os ambientes iluminados? Inserindo luzes artificiais do vray e desabilitando o sol ou de alguma outra forma? Tentei desabilitar o sol e inserir as luzes do vray nos ambientes, estou fazendo certo?
Estou me matando, mas não chego em um bom resultado de iluminação, ou estoura, ou fica escuro, principalmente pq quero dar uma cara de sol entrando pelas janelas. No entanto senti mais dificuldade nesse quesito, então deixei de lado essa vontade e estou focando em apenas iluminar internamente.
Sou bom em PS e creio que se conseguir iluminar uma cena apenas com paredes, janelas e pisos, posso inserir os objetos depois e ir configurando a sombra pelo PS mesmo.
Quem Curtiu?
Seja o primeiro a curtir!
-
14/06/2016 às 22:47 #121404
Seja bem vindo @daviddaluz!
Leia todas as postagens do tópico, pois já foi falado como fazer essa iluminação, como as imagens deles!
Mas se vc quiser esse efeito das luzes entrando pelas janelas, siga este tutorial:
- 1
- •
Quem Curtiu?
-
01/11/2016 às 10:26 #122968
Muito bom o tutorial!
Só tenho uma dúvida que pode soar meio idiota hehehhe
Existe algum plugin pra deixar as paredes pela metade e preenchidas certinho de preto? Pois com um modelo grande é um pouco complicado deixar tudo pela metade (paredes, janelas, portas, etc).
Quem Curtiu?
Seja o primeiro a curtir!
-
07/11/2016 às 20:59 #122995
Tem sim @franbariviera, é o kalp:
https://extensions.sketchup.com/pt-BR/content/skalp-sketchup-10-beta
- 1
- •
Quem Curtiu?
-
08/11/2016 às 20:34 #123037
Eeeee, mto obrigadaa @danielreple :))
- 1
- •
Quem Curtiu?
-
04/03/2020 às 19:19 #243958
Boa noite amigos, ja faço plantas 3d com Skethup a algum tempo porem nunca utilizei o mesmo para humanizada, esse modelo que a @paulabarros foi todo no sketchup? Digo portas e materiais ou são imagens png? Agradeço desde ja a tenção e qualquer ajuda!
Quem Curtiu?
Seja o primeiro a curtir!
-
05/03/2020 às 00:50 #244027
@davidrsf, acredito que o dela foi todo no SketchUp, mas vc pode fazer dessa forma ou criar apenas a planta no SketchUp e depois humanizar na pós, utilizando imagens prontas dos móveis como estas:
Pesquisa feita no Google Imagens por “top view vectors furniture for architecture design”
Quem Curtiu?
Seja o primeiro a curtir!
-
-
AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico.