V-Ray

problema com cor quando renderiza

Visualizando 12 respostas da discussão
  • Autor
    14303 Views Posts

Participante

de uma hora pra outra meu vray (acredito ser vray) começou dar uns problemas, após concluir o render, as cores ficam diferentes, ao invés de sair rosa, sai cinza, no sketchup eu ja dexei tudo certo horário e mês para que nao fique sombra e escuro, mas mesmo assim, sai errado, e já nao sei mais o que fazer, alguem sabe resolver isso?

pra ajudar entender, to mandando um print screen do sketchup e a imagem renderizada

http://img177.imageshack.us/i/imagemga.png/
      http://img100.imageshack.us/i/29191771.png/

Participante

Também estava com esse tipo de problema..

Em certas texturas, na renderização ficava amarelo.

Eu resolvi esse problema por aplicar materiais com a cor desejada.
      Em vez de textura no sketchup, material.

Pra mim deu certo..

Convidado

poste as configurações do material.
      as faces estão com a front face aparente ?
      e qual versão esta utilizando (vray)

Participante

Ola Cíntia.
      Quando aplicamos uma cor ou textura em um objeto ou parede de nossa modelagem sempre que queremos esse material clicamos com botão direito do mouse nele e adicionamos como Vray Linked MTL ou Vray MTL
      O material vray Linked vai criar uma layer difise pronta com a textura aplicada nela.
      O material vray MTL vai criar uma layer tbm difuse cinza e usando mapeamento dela, para mapas de opacidade e outros.
      O recomendado seria vc selecionar todas as paredes e criar um vrayMTL a cor vc muda o difuse com RGB que quiser.
      Já em outros caso no render muito cinza muito branco pode ser q esta tudo como material default ou a intensidade do sol esta estourando, sendo forte de mais.

Convidado

mas atente-se para uma coisa, essas opções que o danilo disse, com o botão direito, são só para quem tem o vray 1.0, isso vai depender do seu vray, pois o vray 1.05.30, já cria um material quando você aplica o mesmo em qualquer parte do desenho.

Participante

o meu vray é esse msm vray 1.05.30

nao consegui arrumar de jeito nenhum, o que nao entendo, pois qdo eu mexi nesse trabalho pela primeira vez, no ínicio do mes passado, usei textura (cores que peguei do catalago da suvinil), renderizei e deu tudo certo, dai ontem, quando me pediram mais alteraçoes, vem essa surpresa

como nao sabia o que fazer, fiz basicamente o que o Lucas disse, eu peguei a textura da suvinil, fui naquela parte de editar cor, coloquei em rgb, anotei os valores que da a cor, e ai fui nos materiais do proprio sketchup, selecionei uma cor, e alterei para os valores que anotei…foi unica forma que deu certo

Participante

é uma coisa que passo quase meu curso inteiro repetindo e que continuamente as pessoas insistem em fazer de errado. Não to falando que é seu caso, mas estou falando que é um erro comum.
      Isso é um típico problema de backface.

Você deve ter várias backfaces aparecendo, e deve ter aplicado vários materiais diferentes em na mesma geometria, uma cor na frente (front face) e uma cor atras (backface)….
      Quer evitar problemas sigam esses passos SEMPRE PRA TODA VIDA SEEEEMPRE:

1-Sempre deixem a vista APENAS frontfaces (esse nome não é atoa)
      2- Sempre apliquem materiais apenas nas frontfaces, SE for aplicar na backface (casos isolados como a IES FAKE e outros )que pelo amor de Deus, seja o mesmo material.
      3- Nunca pintem sobre o componentes e grupos, apenas sobre faces (dê cliques duplos até chegar em uma face do componente ou grupo)

Todas essas 3 devem ser observadas, não pode faltar 1 se quer… porque se não acontecem vários problemas inexplicáveis nos renders, pq vira uma bagunça ilógica e o vray não consegue gerenciar isso.. aliás nenhum render no mundo.

Então querem ser felizes? prestem atenção na hora de modelar e terão renders suaves e tranquilos.

AGORA VOLTE LÁ EM CIMA E LEIAM DE NOVO OS 3 PASSOS. Gravou?
      Pronto, se ficar alguma coisa feia foi porque você deixou assime não por erros de render.

Eu sou meio torrão mas não perdi esse tempo só para brigar, espero que tirem algum proveito disso tudo.

Participante

vídeo que mostra oq que é backface e frontface

Participante

primeiramente, queriaa deixar bem claro que sou iniciante no vray, ainda nao mexo bem nele, basicamente o que eu faço é, colocar tamanho da imagem que quero que saia, mudar refraçao, reflexao, no caso de vidro, pra q fique transparente e renderizar, o resto como iluminaçao tento resolver no proprio sketchup, sem utilizar esses recursos (que tenho certeza que sao inifnitamente melhores) do vray

eu assisti seu video inteiro, achei muito interessante, sem querer vc me ensino sobre iluminaçao pelas ferramentas que sao acrescentadas no sketchup após instalaçao do vray
      mas queria deixar claro, e axo que por causa do que eu acabei de falar, eu nao utilizei esse recurso do backface e frontface, entao, logo, nao foi esse o problema

mas de qualquer forma, muito obrigada, apesar de, como vc ter dito “ter sido torrao”

Participante

você não entendeu nada. O vídeo foi só para mostrar como identificar front face e backface. Você sabe oq é backface e frontface no seu modelo?

Participante

dps de tdo o estress que rolou por aqui, da pra se concluir que: devemos primeiro aprender primeiro a modelar bem, para dps partimos para o render, n estou falando isso diretamente a voce cintia, pq sei que oq andeciuala falou, está correto sobre as frontfaces e backfaces, mas estou dizendo para todos.

Participante

sem stress tbm (antes q me entendam mal novamente) respondendo ao andeciuala, sim, eu sei oq é frontface e backface, pq ja tive problemas com isso outra vez…entao tomei cuidado para que nao se repitisse agora…

hoje, fiz uns testes, e o que me fez resolver foi, clicar nas faces com botão direito do mouse, e clicar em make unique texture…nao sei se é um jeito burro, mas foi um jeito que fez funcionar

Antes de participar leia as regras, elas serão muito importantes para entender como o fórum funciona. clique aqui
      Para postar imagens vejam as dicas clique aqui

Participante

não diria um jeito burro, mas é fazer 2 trabalhos, se tivesse observado os 3 passos que eu falei não teria que fazer isso, uma das 3 regras tinha sido quebrada…. existia 2 materiais na mesma face, uma na frontface e outra na backface.

Visualizando 12 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2021 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.