V-Ray

Problema com vidro em render externo

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    3317 Views Posts
    • #36107


      Participante

      Gente, estou com problema no vidro em um render externo.
      Bem, acho que com palavras consigo explicar.
      Eu apliquei uma textura de uma cidade no vidro e deixei transparente… a imagem é escura.. mas o vidro (com espessura de 2cm) está ficando mto branco sabe.. não sei porque.
      Já trabalho a bastante tempo com o vray mas ainda nao consegui fazer um vidro perfeito. Se vocês puderem me ajudar deixando aí todas as dicas possíveis e imagináveis para fazer um vidro normal, vidro reflexivo e vidro espelhado.. porque assim vou estudando e deixando meu material pronto pra não ficar perdendo tempo sempre né.
      O que eu gostaria de saber além das dicas é a relação do transparency cutoff.. pelo que eu andei pesquisando ele nao faz mta diferença né.
      Neste meu caso, que coloquei a textura da cidade no vidro, qual o problema? É assim mesmo que vocês fazem? Por favor me ajudem desde já agradeço a atenção de vocês.
      Meu blog é http://www.studiodbdesign.blogspot.com
      Obrigadiiiisssssima!!!!!!!!

    • #36108


      Participante

      A propósito, antes que alguém brigue comigo, já olhei todos os posts sobre vidro reflexivos e afins. Por isso peço a ajuda de vocês. Obrigada

    • #36114


      Convidado

      Reflexão em vidro de janelas em imagens estaticas, é sempre melhor colocar na Pós pelo Photoshop, tem mais controle.

      Ou fazer uma mesh curvada e aplicar a textura lá, colocar ela atras da camera para que tenha o reflexo no Vidro, mas cuidando para não interferir na iluminação.

      Bem, tu pode fazer o seguinte:

      Adicione um Layer de reflexão ao seu material, coloque o Fresnel no “m” da reflexão e coloque seu valor de IOR para 1.6 (padrão é 1.55, mas 1.6 é melhor).
      No layer Diffuse coloque a tranparência toda para o Branco (255 para RGB) e adicione um layer de Refração.
      No layer de refração coloque o IOR para 1.5 ou 1.51.

      Pronto, o vidro está pronto. Para adicionar reflexos de casas, paisagens, predios que não tem na modelagem, coloque pelo PS.

      Sobre o Tranparency cutoff, ele faz diferença entre os valores quando tem muita refração na cena, sendo que uma está atras da outra (ficou estranho isso… mas tudo bem… huahauha).

      Ó, tu é de Cascavel… legal ver alguem aqui da região aqui no SUBrasil.

    • #36120


      Participante

      Oii vizinho de cidade, bom mesmo alguém da região dos pé vermelho haha.
      Bom, essa imagem que você falou pra colocar atrás da câmera … ja tentei fazer isso… mas nao consegui… nao refletiu no vidro, na época que eu tentei.. eu conclui que pudesse ser a distancia da imagem com a do vidro.. por isso nao refletiu.. até na época era um predio com bastante vidro que ia refletir bastante coisa…
      além disso, baixei uns blocos de nuvem e arvore e coloquei.. refletiu.. mas ficou brega a reflexao do vidro.
      UUUfaa!!! Viu como eu sofro, rsrs mas nao desisto nunca.
      Bem, continuando..
      já tentei no photoshop também.. realmente eu achei bem mais fácil de manusear e controlar como você disse.. mas ainda assim não ficou do meu agrado, uma vez que em outro arquivo eu estava com um vidro verde… e nao ficou bom.
      To vendo que to que nem cachorro correndo atrás do próprio rabo né.. mas enfim, vidro reflexivo sabe tipo espelhado como esse…

      http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://img19.imageshack.us/img19/8558/img0250ik.jpg&imgrefurl=http://www.skyscrapercity.com/showthread.php%3Ft%3D1251745%26page%3D2&usg=__jGD2OblP7Xez3ZyOgbnb0Us_wb4=&h=1024&w=768&sz=269&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=fxzQinP9ngxDZM:&tbnh=136&tbnw=106&ei=e4r7TaGVKYnm0QHOq-CPBw&prev=/search%3Fq%3Dvidro%2Bespelhado%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26biw%3D1280%26bih%3D705%26tbm%3Disch&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=284&page=1&ndsp=29&ved=1t:429,r:25,s:0&tx=49&ty=52

      ….. tu faz como?
      (que ignorancia a minha né.. perdão) Acredito eu que seja no parametro de transparencia né..
      mas que bom que ta me ajudando muuuuuito obrigada

    • #36125


      Convidado

      Nesse caso, do predio, não tem refração (não necessita, pois não vai se ver nada dentro), só colocar o layer de reflexão e coloar o Fresnel IOR para 1.6, ou mais se preferir.

      No caso do predio, ia ficar melhor no photoshop, pois se colocar um Dome com a imagem do ceu vai interferir na iluminação.

    • #36127


      Participante

      my god! to me vendo loca..
      tem umas palavrasq tu ta usando tipo…. mesh curvada e dome q nao entendo

    • #36129


      Convidado

      hahahha

      Mesh= objeto
      Curvada, é meio curva… hahahah
      Mesh curvada = objeto curvado.

      Dome = esfera (seja inteira ou só metade).

    • #36130


      Convidado

      Caso tu esteja com o v-ray 1.49.01 ( ou algum outro da serie 1.4x.xx), vai nas opções de render, VFB Channels> marca o Material ID.

      Vai no material do vidro e coloca uma cor qualquer diferente de branco de preto.

      Ao salvar a imagem do render, um pass vai ser salvo junto (como a imagem Alpha), sendo que todos os objetos que tem aquele material (vidro) ficarão com a cor verde. Dai é facil fazer uma mascara de transparencia para colocar o BG (background) nos vidros pelo photoshop.

    • #36255


      Participante

      valeuu pelo help!

    • #36260


      Participante

      Hurum nunca vi o marln tão prestativo assim num tópico!!rsrsr Brincadeira .
      Mais esse tópico é uma Aula muito bm explicada

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