V-Ray

Problema: Light cache x output – Vray

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
    3748 Views Posts

Participante

Oi pessoal! Tudo bem?

Há dois dias estou numa luta com um modelo 3D. Modelei tudo sem aplicar nenhum material primeiro. Quando o modelo ficou pronto, fiz o teste, renderizei sem materiais e até aí tudo bem. Apliquei materiais e configurei todo o render (image sampler, color mapping, light cache, etc), com todas as configurações que o meu render final teria, a não ser pelo light cache (que fiz o valor 10x menor do que o final) e o output, que usei 640×480, também pras imagens de teste. As imagens ficaram prontas rapidinho, tanto o light cache quanto os passes e o render. Olhem os resultados (tem duas opções de cores):

Quando fiquei satisfeita com o resultado, resolvi mudar os valores pra produzir a imagem final (10x o light cache, que seria 1500 e output 2048×1536) como sempre faço. Recebi, de cara, uma mensagem de erro depois de um tempo do render, ainda na fase do “building light cache”. No fim, consegui apenas essas imagens finais (reduzindo o output e o light cache bastante, cheguei a usar 300 / 400 em uma dessas) e as duas últimas imagens dos testes (acima) não consegui renderizar por nada. O Sketchup trava, após horas no cálculo do light cache. Já pensei ser alguma textura, tento renderizar usando o “override materials” e o vray da erro e não renderiza. Consegui apenas renderizar o outro lado, que não sei porque, funcionou normalmente. Alguém tem alguma ideia do que possa ser? Estou sem rumo já!

(meus únicos renders, ainda com problema na textura da parede!)

Já dei uma olhada em vários tópicos aqui do fórum e mexi bastante nas configurações, sem melhora alguma. Alguém já passou por algo assim?
      Muito obrigada!

Mestre

Essa trepadeira ao fundo é 3d?

Tenta apagar e refazer o material da parede, pra ver se resolve.

Qual o tamanho do projeto final?

Participante

Daniel, muito obrigada pela resposta! Consegui resolver o problema. Como eu conseguia renderizar normalmente o lado da trepadeira, percebi que era algo do outro lado. Eu achei que eram as configurações do render, por isso deletei todas as texturas e tentei renderizar. Funcionou normalmente. Fui adicionando as texturas novamente e testando, a cada duas ou três. No fim descobri que era a textura dos tijolos da churrasqueira que estava com Bump e Displacement ligados, e já li aqui no fórum que light cache + displacement = suicídio (hahaha) e era isso mesmo! Desliguei o displacement e deu tudo certo, renderizou rapidinho!

O projeto final tem 46 MB, já renderizei outros bem mais pesados! E o material da parede eu não consegui arrumar, acabei ajeitando o defeito pelo Photoshop! Depois vou postar o resultado final aqui! Obrigada mais uma vez! 🙂

Visualizando 2 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2021 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.