V-Ray

Problema RT Render

Visualizando 20 respostas da discussão
  • Autor
    6916 Views Posts

Participante

E ai pessoal, tudo bem?

Instalei o Vray 2.0 no Sketchup 2014 e tive problemas com o Render RT.

Quando tento utilizá-lo, quando não dá erro e o programa se fecha, tenho uma tela preta e o render RT não funciona. A renderização normal funciona, mas o RT não, alguém sabe oq pode ser?

Valeu!

Participante

Rapaz, o sketchup 2014 ainda ta tendo muita incompatibilidade com plugins ainda.
      O problema começou depois de já utilizá-lo? Ou você não chegou a utilizar esse recurso no SU14?

Participante

Nem consegui usar! :S

Participante

Pode ter certeza que é problema de incompatibilidade do V-Ray com o SU 2014. Eu não cheguei a usar por que vi muita gente reclamando que ainda não tinha plugins pra ele. Ainda sou fiel ao SU8

Participante

Mas usa Vray 2.0?

Participante

Não. To pensando em migrar.
      Só funfa no 2014?
      Se rodar no 2013 ainda vai.
      Mas o meu Sketch 2013 dá Bugsplat se eu instalar V-ray e Round Corner
      Mas é nele que fica instalado o “1001bit Tools” e o Artisan. Então já viu né, fico rodando pra lá e pra cá.

Participante

No 2013 que eu tenho ele funciona pela metade, ele não fica todo preto mas boa parte da imagem fica aparecendo. Então creio que seja incompatibilidade mesmo.

Participante

Olá amigos.. alguém já conseguiu fazer funcionar o RT nesta parceria? Sketchup 2015 + Vray 2.0?

No meu caso só aparece a tela preta como a do Leandro, e se maximizar o VRAY Progress Window ele dá uma mensagem assim:

Starting DR 1
      dr host: 127.0.0.1:20211
      Could not connect to host 127.0.0.1:20211: Nenhuma conexão pôde ser feita porque a máquina de destino as recusou ativamente.
      Could not use any of the selected (1) hosts for distributed rendering!

Alguém conseguiu fazer funcionar este recurso em alguma versão atual do SketchUp?

Abraços,

ERJKILLER

Mestre

@erjkiller, tá funcionando sim!

Vc tá usando mais de um computador pra renderizar? Pergunto isso por causa da mensagem que apareceu “Could not use any of the selected (1) hosts for distributed rendering!”

Da uma olhada nas dicas do seguinte tópico pra ver se ajuda:

https://sketchupbrasil.com/grupos/v-ray/forum/topic/problema-vray-2-0-rt-render-nao-renderiza-em-tmp-real/

Participante

Oi Pessoal,

Meu rt render tb não funciona no notebok. No pc mais inferior ele funciona.

Ele começa a calcular, fica tela preta e fecha o skp. Já atualizai o driver da placa de vídeo, já mudei para cuda, para cpu e o outro tb e da a mesma coisa.

Meu note é i7 placa, geforce gt 750M, 8 giga de memo Skp 2015 com vray2.0 (eu axo) Não sei onde verifica a versão do vray.

Não sei o que pode estar acontecendo?

Obrigado!

Mestre

@tibobs, olha aí oq diz no site da Chaos:

V-Ray RT GPU is Crashing

Symptoms:

Ao renderizar com V-Ray RT em CUDA / OpenCL, ele trava sem mostrar uma mensagem de erro específica.

Cause:

A cena que você está tentando processar é muito grande ea memória da placa gráfica é insuficiente.

Resolution:

Pode tentar reduzir o tamanho da cena através da redução do número de polígonos ou usar texturas de baixa resolução. V-Ray RT tem uma opção chamada “Reajustar texturas para GPU” que você pode usar para redimensionar automaticamente texturas durante o processamento na GPU.

Como alternativa, você pode substituir sua placa de vídeo por uma com mais memória.

Link para a página: https://docs.chaosgroup.com/display/VRAY2SKETCHUP/Troubleshooting#Troubleshooting-V-RayRTGPUisCrashing

Participante

@danielreple Então está explicado. Mas deve ser incompatibilidade da minha placa de vídeo porque estou usando um dual core que a placa de vídeo é integrada e não tem memória e nele funciona o rt render bonitinho. Mas eu vou usando aqui o render normal mesmo. Mesmo assim agradeço a atenção!!!

Mestre

@tibobs, quando a placa é integrada não quer dizer que não tem memória para ela e sim que a memória é compartilhada, ou seja, vc não vai ter uma memória totalmente dedicada ao processamento gráfico, mas ela usa a memória RAM para executar suas tarefas!

Participante

Uso o sket 2015 e não consigo usar o RT render, poderia ser algum problema de atualização já que estou usando uma GTX 1070 e o software não esta reconhecendo uma placa de geração nova?

Participante

@lucasfernandes @danielreple No meu caso estava com o mesmo problema. Eu estava usando o sketchup 2015 32bits e vray 2.o 32 bits. Tive que formatar o pc e instalei o sketchup 2015 64 bits e vray 64bits com isso o rt render começou a funcionar. Agora enquanto renderiza o mouse fica travando. E estou tendo um problema com algumas texturas quando eu clareio ela na roda de cores na lata de tinta. Eu mecho nessa configuração e a textura fica toda borrada. Ao invés de clarear.

Mestre

@lucasfernandes, vc ativou o RT no Options? Para isso vc vá no V-Ray option editor e na aba RTEngine marque a opção Enable.

Ah, e selecione RT GPU CUDA em RT Mode, para usar a sua placa de vídeo para isso.

@tibobs
      , isso ocorre somente em projetos mais pesados ou mesmo em um novo projeto sem nada?

Participante

@danielreple Então Daniel acontece em qualquer projeto. O Mouse fica lento e travando na hora de renderizar. Estou com windows 7 ultimate. Ele renderizava normal no mesmo pc com windows 10 e sketchup 2015 32 bits. Eu acho que o windows 10 tem alguma coisa que melhora o desempenho dos programas. Meu Lumion também ficou mais fraco no windows 7. E o pc não é ruim é um i7 4ª geração com 8 giga de memo e placa gráfica de 2 giga.

Participante

@danielreple fiz tudo isso e não funciona!

Mestre

@lucasfernandes, vc tentou com o RT CPU ou RT GPU OpenCL? Funciona?

Participante

@danielreple Tentei tudo inclusive o GPU CUDA e não funciona, por isso entrei em duvida em relação a versão do meu SU e minha placa de vídeo ser muito nova.

Mestre

@lucasfernandes, acho que não tem nada a ver com compatibilidade. Quando colocamos pra renderizar com o RT com RT CPU ou RT GPU OpenCL, a placa de vídeo dedicada não é utilizada, por isso eu te pergunte isso.

Não faço ideia do que está acontecendo aí… se estivesse funcionando com essas outras opções, eu iria falar pra vc configurar a placa de vídeo, como neste tutorial:

http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/07/como-configurar-uma-placa-de-video-da-nvidia.html

Participante

@danielreple Eu pensei no problema de compatibilidade com versão pq isso acontece com outros softwares por ai!
      GPU CUDA no caso usa a placa de vídeo e a mesma esta configurada, obrigado mais uma vez por ser tão prestativo Daniel!

Mestre

Não sei @tibobs, mas é possível!

Pode ser que ele reserve parte da memória para outras tarefas do windows, limitando a memória utilizável por outros programas.

Tem como vc desativar um núcleo manualmente, para reserva-lo para outras tarefas, mas o render ficará mais lento!

Olha aí: https://www.tecmundo.com.br/7670-como-reduzir-o-uso-da-cpu.htm

Ah, agora q vi que esqueci de te responder sobre a outra questão. Evite fazer edições em texturas diretamente na janela materiais do SketchUp, faça isso apenas se forem alterações de coloração muito pequenas! Quando precisar fazer alguma alteração maior, faça em outro programa específico pra isso. Pra facilitar, tem um botão na aba de edição de materiais chamado Editar imagem de textura no editor externo.

Visualizando 20 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.