V-Ray

Projeto Banheiro para Avaliação

Visualizando 7 respostas da discussão
  • Autor
    948 Views Posts

Participante

Sou iniciante no Vray para sketchup, e lendo algumas apostilas na net resolvi criar esta cena.

Aguardo comentários e criticas, pois elas são validas para o nosso aprendizado.

A iluminação do banheiro usei um rectangular light “multiplier=40” opções ativas “Double-sided”, “No decay” e “Ignore light normals”

Alguma dica para melhorar a iluminação? algum parametro?

Em relação aos materias do Vray, ainda não aprendi a mapear, então as pastilhas estão sem reflexão pois é do proprio material do Sketchup.

😆

Participante

Tinha Esquecido o chuveiro.
      dai notei que o vidro do box está aumentando o chuveiro, procurando alternativa para concertar isso.

Participante

Participante

cara vai que vai.

o chuveiro aumenta por causa do índice de refração do vidro..aumenta mesmo. Claro q depende do valor q tu coloca no IOR.

e pra ele não ficar cinza e sim cromado (acredito q era sua intenção) vá nas options do vray, global switches e no max depth coloca 2 ou 3..

na torneira teu material cromado ta estranho! é pra ser cromado? usa o mesmo material do espelho! vc economiza um material p n pesar no arquivo e o efeíto é igual. Ao meu ver.

sobre as pastilhas realmente faltou reflexão.. mas vc mesmo não tendo importado da maneira convenciona vc pode aplicar material lincado!

sobre a iluminação.. eu procuro usar sempre que posso apenas o global ilumination.. deixa mais real e o render é mais rápido. claro q as vezes os bwc´s tem janelas pequenas aí convém colocar omni ou retangular light…eu uso só omni.. faço um spot e deixo a luz omni uns 30 cm do teto..na direção do spot..aí não deixa o teto escuro.

o render ta meio granulado..quais configurações q vc usou no QMC sampler? usou irradiance map?

mas cara pra qm ta iniciando só com apostilas da net eu acho q ta massa.

bom..tentei passar um pouco do q eu faço..espero ter ajudado…se falei alguma besteira me falem!

abraço!

Participante

ah sim! e me passa essa privada!? hauhuaa

Participante

daniel_design escreveu:
      ah sim! e me passa essa privada!? hauhuaa

Ae Daniel, valew pelas dicas
      Ahhh e mandei o bloco pra vc…

fiz algumas modificações, esta ai a atualização…
      coloquei o material do espelho na torneira, toalheiro e chuveiro, porém no chuveiro ficou preto, não sei se é reflexão da janela que por sua vez é preta…

Criticas e sugestões sejam bem vinda!

Valew cara.

Participante

Falaí, “boy”.

Bem, vou ser sincero. Eu não sei com base em que vc está estudando as configurações de materiais no VRay, mas acho que tá tudo muito no chute.

Se vc quer obter resultados realistas, vai precisar de muito estudo, para conhecer cada parâmetro de configuração. Também é necessário ser observador. Tente identificar como se comportam os reflexos de objetos e da luz nos materiais reais, para depois tentar reproduzi-los. Tenha em mente que render bom é: modelagem boa, luz boa e material bom.

Não vejo sentido em, por exemplo, aplicar material de espelho em metais de banheiro. Não traz realidade nem acrescenta algo significativo para a cena.

Então, vou postar aqui algumas imagens, pra gente observar como se comportam os parâmetros de reflexão do VRay, para que vc possa entender o que significam. Claro que isso é o básico. Em sua pesquisa, vc vai se aprofundar muito mais.

Vamos pegar então a primeira imagem. O material nada mais é que o material padrão do VRay, com uma camada (também padrão) de reflexo.

cor padrão / HG 1 / RG 1 / Fresnel 1.55

E se a gente modificar os valores de IOR do Fresnel?

cor padrão / HG 1 / RG 1 / Fresnel 4.2

Repare como aumenta o reflexo.

Agora, e se a reflexão não for perfeita? Q tal diminuir o valor do Glossiness do Highlight e do reflexo?

cor padrão / HG .9 / RG .9 / Fresnel 4.2 / Subdivs 8

A reflexão fica mais borrada. Reparou?

Algo q influencia na qualidade do reflexo é o valor de Subdivs. Na próxima imagem, vou aumentar para 32. Neste caso, a variação foi pequena, mas faz diferença.

cor padrão / HG .9 / RG .9 / Fresnel 4.2 / Subdivs 32

Para materiais cromados, é comum escurecermos o material e aumentarmos o valor do Fresnel. Aqui, vou só escurecer um pouco ver a influência disto.

HG .9 / RG .9 / Fresnel 4.2 / Subdivs 32 / cor 60/60/60

E a anisotropia? Este efeito é comum em objetos cilíndricos cromados e só acontece quando a reflexão não é perfeita (valores abaixo de 1). Vejamos o resultado.

HG .9 / RG .9 / Fresnel 4.2 / Subdivs 32 / Anisotropia .7 / cor 60/60/60

Quando diminuimos a nitidez do reflexo (glossiness), a anisotropia sofre alteração também. Os parâmetros são linkados. Por isso, é importante sabermos o comportamento de cada um, para podermos criar nossos materiais com precisão. Veja abaixo, o resultado com o glossiness menor.

HG .8 / RG .8 / Fresnel 4.2 / Subdivs 32 / Anisotropia .7 / cor 60/60/60

Por fim, uma imagem com o Rotation diferente de 0. Veja o efeito que ele gera.

HG .8 / RG .8 / Fresnel 4.2 / Subdivs 32 / Anisotropia .7 / Rotation -.9 / cor 60/60/60

Então, vale a pena estudar cada parâmetro e a sua influência, para quando fizermos estudos de materiais (que podem se tornar materiais extremamente complexos), conseguirmos o resultado desejado.

A modelagem está no caminho certo. Para o VRay, falta se familiarizar com seus detalhes. Vou repetir aqui duas dicas que deixei em outro post.

http://www.spot3d.com/vray/help/150R1/index.htm

http://www.vray.info/topics/t0077.asp

Ótimos lugares para pesquisar sobre o VRay. Vale lembrar também que o manual do VRay é preciosíssimo!

Bons estudos!

Valeu!

Participante

Cara, muito legal.
      É bom existirem ainda pessoas como você!
      Valheeeu

Visualizando 7 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.