V-Ray
Projeto mto bom..já a maquete….rs…
- Este tópico contém 20 respostas, 10 vozes e foi atualizado pela última vez 10 anos, 4 meses atrás por
Lucas Zatta.
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12/11/2010 às 19:46 #24250
Boa tarde pessoas deste fórum. Meu nome é Érice sou arquiteto e estou postando duas imagens do projeto de uma residencia.
Sou iniciante no Vray e estou encontrando um pouco de dificuldade e conto com a ajuda de vcs.
Na imagem abaixo utilizei displacement para fazer esta caixa com plantas em toda a fachada. Consegui depois de pesquisar o forum de vc, mto obrigado.Dúvida: Não consigo utilizar a iluminação do sol pois fica muito forte e estourada a iluminação, mesmo eu colocando o sol no fim da tarde.
Utilizei uma omini, alguém tem outra técnica melhor.??
Tbm não consigo utilizar imagem HDRI e tenho uma pergunta de um leigo: dá para utilizar o hdri com iluminação do sol.????qdo utiliza o sol como coloco o céu.?? coloquei bitmap mas não consegui regular a posição.Qdo utilizei displacement para fazer o pórtico de pedra na entrada da casa ficou com as quinas irregulares, alguém sabe como corrigir isso.??
Observe que o beiral das janelas da “caixa” superior esta com uma sombra falhando…alguém me ajuda??…outra duvida como faço pra ficar um pouco mais iluminada a parte interna da casa…ficou muito escuro….os vidros do guarda corpo ficaram com impressão de jateados e não são….utilizei um fórum daqui..e ficou assim..bom ..galera…aviso q sou iniciante..e conto com a colaboração de vcs…..podem criticar a imagem o qto puder……
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12/11/2010 às 20:08 #24253
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12/11/2010 às 22:51 #24267
No primeiro parágrafo eu falei meu nome e profissão….acho q me apresentei não.? faltou mais alguma coisa???
ObrigadoQuem Curtiu?
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12/11/2010 às 23:01 #24269
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12/11/2010 às 23:22 #24270
Projeto mto bom..já a maquete….rs…
por ericeneto em 12/11/2010 17:46:59
Boa tarde pessoas deste fórum. Meu nome é Érice sou arquiteto e estou postando duas imagens do projeto de uma residencia.
Sou iniciante no Vray e estou encontrando um pouco de dificuldade e conto com a ajuda de vcs.
Na imagem abaixo utilizei displacement para fazer esta caixa com plantas em toda a fachada. Consegui depois de pesquisar o forum de vc, mto obrigado.Quem Curtiu?
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12/11/2010 às 23:27 #24271
ah meu deus…
Tu clicou no “aqui” ali no meu post ? Aquele link lá é para você criar um novo post lá com a sua apresentação, e não outro aqui.
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12/11/2010 às 23:52 #24273
ele leu
vc deve ser apresentar aqui..dai por isso deu um ctrl c+ctrl v..
hauahuahuahauahtem que por um CLIQUE AQUI p/ se apresentar bem grande.heuheuhee
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13/11/2010 às 00:54 #24281
O duro é que o primeiro tópico do forum é “Regras do fórum e apresentações”, e o pessoal novo ignora e ja vem direto abrindo pastas.
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13/11/2010 às 12:27 #24303
ja me apresentei onde devia , desculpa mas não tinha entendido onde me apresentar.
Obrigado.Quem Curtiu?
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13/11/2010 às 12:58 #24304
orra érice, ficou bem legal o projeto mesmo!
mor piramba! fica numa montanha / praia?num manjo mto do vray na verdade, mas acho q se vc quiser usar a iluminacao do sol mesmo, é só diminuir o valor do environment – gi
quanto ao vidro jateado,me pareceu proposital haha, ate q ficou legal!
mas nem faço ideia dq aconteceu aí hehepra iluminar internamente vc pode jogar uns omnis com valor baixo la dentro, qq vc acha?
bom, jaja alguem responde as duvidas, só tem feras aqui!
abraço!
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14/11/2010 às 14:57 #24401
Mano o projeto é muito loco. A arquitetura é bem ousadaaa. E muitos problemas veem com ele também Oo”
Sobre o render:01.Iluminação interna: Omnilight sao complicadas de mexer. Embora úteis, vooc pode utilizar reclights de forma mais proveitosa, pois pode deixar sua iluminação de forma mais direcionada. Tenta colocar uns retangLights na janela, depois do vidro, para nao influenciar na reflexão do vidro. Não esquece de deixar o RecLig invisible.
02.Vidros jateados: Uma observação que eu estava fazendo é que colocaste glossines no vidro. Por isso ele saiu com a aparencia de jateado. A luz nao entrara de forma difusa e o que esta distante do vidro ira ficar embaraçado. Ve se o glossiness no layer refraction do vidro está menor que 1. Se estiver, coloque 1 mesmo para tirar esta aparência.
03.Sobre o GlobalIlumination(GI): vooc com certeza deve ter suas configurçoes de GI mal configuradas. Estudar isso é essencial. Tira um print e coloca ai pra galera ver e dar dicas. É meio complicado analisar sem saber o que tem em seu trabalho. [Tira do GI e da Camera.]
04. Texturas: voc ta sentando o dedo em displacement. Tenta relaxar um pouco mais isso ai. Suas texturas estao muito grosseiras: pedras grama, plantas, etc. Tenta outras coias mais suaves, como grafiato, pedra cariri, e MENOS mato. SAIJSAIJAS. Texturizar bem o projeto é de essencial importancia.
05.HDRI: eu particularmente nao sou muito fã de usá-los. EU. Porém sei te dizer que as configurações de uma imagem HDRI nao ficam vinculadas com o sol do Skp. Tanto é que voc nao estara usando o SunLight do skp como parâmetro na sua renderização, e sim uma imagem, no caso a HDRI.
06.Opnião Minha: Seu projeto é bem ousado, acho muito legal. Gosto muito de casas assim, que hoje tendem pra modernidade, compactação [embora a sua seja giganteca]. Mas seu trabalho pode melhorar muito. Muito mesmo. Nao so num render, mas no skp puro, seu projeto fica muito mais valorizado com uma boa modeagem. Modelar detalhes às vezes cansa e dá uma preguica miserável. Porem, sao esses detalhes que dá a diferença. Ex: seus vidros da sacada estao soltos. Ninguem deixa uma folha de vidro na sacada sem uma moldura, sem um batente, seja ele de aço, madeira, do que for. Observe bem e tente modelar os detalhes bem perto da realidade.
Abraços, falei p porr.a, mas espero ajudar 😀
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17/11/2010 às 11:50 #24575
Aquela piscina deu medo. A visão dela deve ser espetacular, mas deu medo. hehehehe
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20/11/2010 às 20:59 #24757
Bacana o projeto. Corajoso confesso, mas mto bem bolado.
Com relação à apresentação, devo advertir que render, material e iluminação não fazem milagre. Percebi que os componentes do projeto estão bem simples. Digo, ferragens de elementos como vitrôs, janelas, venezianas, portas, balcões, etc, fazem mta diferença e acrescentam realismo à cena. No seu lugar eu me atentaria mais um pouco à modelagem antes de partir para a configuração de render. Por exemplo, acrescente detalhes de gesso, derrepente um rodapé…
Depois que tiver concluido a modelagem, escolha um plano e um elemento, esconda o resto da cena e comece a fazer os testes de iluminação. Acho que assim você conseguirá um resultado bem satisfatório.Ademais, seja bem vindo ao forum.
Abraço!
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22/11/2010 às 12:39 #24820
Mto obrigado pelas respostas dadas pelos participantes deste fórum.
Eu sou bem novato no programa vray e tenho algumas duvidas.
Estou fazendo ma imagem ” noturna” e uso a configuração de render do vray q tem pronta qdo vc clica em “load”, qdo utilizo a partir do nivel médio meu micro não aguenta renderizar até o fim e fecha sozinho.??? alguém tem alguma orientação.?????…qdo importo blocos de evermotion, preciso abrir ele nop max exportar como 3ds e importar no sketchup e ele vem todo dividio em faces…ficando meio pesado…..alguém tem alguma dica???
Detalhe importante…..tenho o vray 1.5 e na barra de ferramentas ele não tem a iluminmação spot, tem só iluminação omni e rectangular, tem q baixar em separado este plugin???
Aguardo retorno.
Obrigado.
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22/11/2010 às 13:28 #24825
Na verdade, esse vray que voce tem é o 1.05 pelo jeito.
Apenas o vray 1.48.xx tem a opção de ies e spot ja incorporada.Quando voce importa do 3dmax, é normal ficar pesado, como voce comentou, vem milhoes de faces. Tenta usar um bloco ja de sketchup, procura no 3d warehouse que ha uma infinidade de blocos. E o render para, por que acontece o famoso bug. Isso que está aparecendo ae?
vlw..
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22/11/2010 às 23:57 #24867
Obrigado Lucas pelo auxilio.
Travou e feio meu pc no render……..desanimou e muito pois sou leigo e estou me esforçando pra aprender com vcs.
Utilizar estas opções de setagem do render que existem no vray vale a pena.??? Não estou conseguindo conciliar a setgaem com iluminação. A qualidade esta longe do q vcs apresentam como imagem.
Sobre blocos baixados no sketchup mesmo, eles tem textura cdom qualidade??? pois tenho variso blocos evermotion mas tudo em max….entende???
Aguardo retorno.
Obrigado.
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23/11/2010 às 00:06 #24868
Que configuração é seu pc?
Vale a pena as setagens jah prontas, mas o bom é aprender como elas funcionam para voce personalizar de acordo com a sua cena, com a sua preferencia.. Tenta postar uma imagem, um render, vai ser mais facil de ver o problema. Talvez o uso ou nao de camera pode influir muito na iluminação..
Os blocos são bons, mas voce precisa fazer uma seleção para escolher os melhores, e depois voce trabalha com os materiais em cima deles..
blocos do max no skethcup é complicado, entao nao recomendo..vlw..
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29/11/2010 às 11:50 #25291
Obrigado pela dica Lucas.
Qdo chegar em casa vou postar ima imagem e minha configuração e deixo pra vc avaliar ok.??
Vc vendo meus defeitos e me dando dicas só tenho a te agradecer, fiz o cursod e vray do max, mas foi muito corrido 5 dias da semana a noite depois do trabalho…..imagina.???…aprendi pouco…..uma coisa oq a cxontece tbm é o displacement, qdo dou um previo na caixa de visualização do material fic muito estourado…e qdo renderizo , esta diferente do preview.
Outro item: não consigo usar iluiminação sky, nem camera .
Qdo mexia no max colocava arvores pelo RPC, q são leves e dão um bom resultado……e qdo importo arvores 3d no sktchup fica pesadissimo..vc tem alguma dica???
Obrigado a todos
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29/11/2010 às 12:36 #25295
Posta ae as imagens, vai ajudar..
Não sei o porque desse esquema do displacement, também está acontecendo comigo, eu vou testando, testando, até chegar no resultado que quero.
Iluminação sky e camera, o qque exatamente acontece?
Posta também um print das configurações, ou disponibiliza ela, por email, por 4shared..E com relação as arvores, modeladas são muito legais, bonitas, mas é um problema mesmo, usa os mapas de opacidade, rpcs.
Tutorial, sobre como usálos no SU: http://www.sketchupbrasil.com/modules/xforum/viewtopic.php?start=0&topic_id=2614&viewmode=flat&order=ASC&type=&mode=0
modelada, usa apenas quando for poucas, e deixa num layer específico, que voce possa desligar enquanto modela, só liga pra renderizar, ou pra gerar as imagens..vlw..
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01/12/2010 às 14:33 #25398
valeu pelas dicas lucas, esta sigo sua orientações e coloco uma imagem e minha confirguração pra “vc meter o pau”…rs.
outro ítem importante…trabalhei a madrugada toda modelando as escadas e fechei sem salvar…..onde tem um backup ou autosave ??? me ajuda por favor….obrigadoi.Quem Curtiu?
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01/12/2010 às 15:36 #25399
Me parece que ele salva os backups em meus documentos, no windows 7
apenas documentos..
tenta ver aeQuem Curtiu?
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