V-Ray

Projeto: quarto masculino

Visualizando 15 respostas da discussão
  • Autor
    4631 Views Posts

Participante

Oi pessoal!!

Pra participar do fórum com alguns trabalhos também, o último projeto em que estive trabalhando. Fiz várias opções de cores para auxiliar a escolha do cliente, que prefere a combinação entre preto e branco. É um quarto masculino:

O projeto inicial pedido por ele (cores):

Minhas outras opções e sugestões (mais clean):

E a escolha final do cliente (com pós produção):

Usei o Sketchup 2014 + Vray 2.0 + Photoshop (bem pouco, apenas pra iluminação e em algumas imagens)

Críticas são muito bem vindas pessoal! Já adianto que não fiquei muito feliz com as texturas de tecidos da cama, acho que o modelo 3D as distorceu. A iluminação também não ficou tão legal. Não pude usar a janela porque o quarto é super escuro já que essa janela dá pra um muro e o cliente diz nunca deixar a cortina aberta.

Muito obrigada!!

Mestre

Muito bom Paola! Tá indo no cominho certo!

O cara te quebrou com esse negocio de não abrir a cortina… hehehe

Bom, vamo lá pras críticas:

– A modelagem no geral tá legal, mas de mais atenção na hora de procurar os blocos q vai colocar, por exemplo, tem umas camas melhor modeladas q essa. Outra coisa na hora da modelagem é ter cuidado ao colocar muitos blocos repetidos, como essa almofada, fica com esse aspecto de repetição q não é legal;

– As gavetas e a porta do guarda-roupas n têm puxadores?

– Parece q vc esqueceu de deixar a rec light invisível;

– Esse esquema de colocar a rec light no teto inteiro deixa o ambiente bem iluminado, mas tira um pouco do realismo da cena pois acaba com as sombras. Procure colocar as luzes sempre onde elas existem realmente;

– O espelho tá parecendo um objeto cromado. Se quiser mais realismo, diminui um pouquinho a reflexão e crie uma camada com um vidro na frente, como no mundo real. Observe um espelho real e tente reproduzi-lo;

– A pós tá legal, só tenta dar uma esquentada na imagem. Em salas e quartos, geralmente colocamos luzes amarelas para dar uma sensação de maior conforto;

É isso aí!

Participante

Muito obrigada Daniel!! vou mexer nesse modelo e já posto aqui assim que eu fizer mais um render!! Realmente essa cama me deu muito trabalho, nenhuma textura ficava boa, inclusive! vou trocar!! Preciso conseguir iluminar o quarto com as spots e essa luminária! Vou tentar aumentar o multiplier dos spots e usar uma sphere light com uma alterada na vray cam pra melhorar! e vou mexer no resto! 🙂

obrigada novamente!

Participante

Ficou bem clean a escolha, eu gostei. 🙂

Participante

Muito obrigada! 🙂 tb gostei!

Participante

Pessoal, precisamos mexer no projeto por conta do orçamento do cliente e já aproveitei e tentei melhorar as imagens. Segui a dica de tentar não usar a rectangular light do Vray e iluminar o projeto com os spots e as luminárias existentes, ajustando a vray cam pra um render mais escuro, mas a imagem saiu bemmmm manchada! Esse foi o melhor que consegui:

Ainda não mexi nos blocos da cama, sei que esse bloco não tá bem legal, mas ainda to lutando com a iluminação. O que vocês acham?

Participante

Paola as vezes para clarear as cenas você não precisa ficar aumentando o multiplier… As vezes é a configuração da sua câmera que não está boa.

O tempo de exposição, a abertura e o filme usado, tenta dar uma olhadinha nessas configurações que as vezes já resolve.

Participante

Tânia, obrigada pela dica! na verdade já ajeitei as configurações da Vray Cam! Nesse render eu acho que coloquei F-number 4,0, ISO 100 e Shutter Speed 150 (se não me engano) e cheguei a testar vários valores. A imagem fica clara mas cheia de manchas das luzes! vc percebe manchas? na cortina tem algumas.. Mudei a configuração das luzes de “Multiply” pra “Blend amount” e deu uma melhorada.. Mas ainda assim não gostei tanto do resultado…

Participante

Paola, tudo bem?

O interessante é sempre você fazer um estudo de iluminação, estude sobre Override materials, ele não carrega os materiais da cena e faz o teste ficar muito mais rápido, já que quando estamos falando de iluminação temos que ficar fazendo vários renders.

No caso dos seus ajustes da aba CameraPhysical, se você analisar sua cena perceberá que ela não tem muita iluminação, portanto você deve deixar sua câmera mais sensível a iluminação existente. O parâmetro que faz este ajuste é o Film Speed (ISO), o qual você setou com um valor muito baixo.

Só este ajuste já melhorará sua cena, porem não adianta a gente forçar o Vray a clarear uma cena que não possui essa luminosidade, entende? E se caso as manchas persistirem, você deve verificar os light bounces (irradiance map e light cache) e configurando-os você corrige isso também.

Bons estudos!

Participante

Olá Paola, Então na primeira imagem ache os tons preto da cena muito escuros, Tons 100% pretos não existem, se caso sejam a cor black piano não pode esquecer da parte reflexiva que tem nele (falloff – feito com fresnel).

Todas as outras imagens estão todas muito granuladas, isso se deve a “falta de luz” no ambiente…
      A luz deve ser controlada principalmente com os emissores de luz e não pode deixar de esquecer também da configuração da câmera – Film Speed / ISO.

O Modelo da cama está muito “grotesco/ modelagem simples”, assim como as texturas usadas nela..
      Dá uma olhada no http://www.cgtextures.com, sempre tem texturas legais lá…

Destaque para última imagem, a que mais gostei.. (exceto o mapeamento das almofadas.)

No meu ponto de vista as imagens ficaram muito legais, principalmente falando em nível comercial. Para elaborar imagens com melhor resultado é necessário um tempo maior na produção (coisa não existe mais nos dias de hoje)..
      Abraços.

Participante

Oi Victor!! Todas as imagens que eu postei primeiro foram feitas com configurações de Subdivs. meio baixas e com rectangular light iluminando (fora que eu ainda nao conhecia as configurações de camera) Nesse último que postei eu testei um pouco mais.. Eu até aumentei o ISO, mantive F-number no 4 e diminui o Shutter Speed e aumentei pra testar, mas com essa configuração eu consegui amenizar um pouco mas manchas… Olha como ficava:

Aí alterando as configurações da câmera e trocando o Color Mapping de Linear pra HSV (aproveitando e diminuindo o Bright multiplier e aumentando o Dark), e diminuindo as luzes do ambiente eu cheguei nessa imagem que postei antes… Tive muita dificuldade com essa cena.

E a cama eu sei que tá péssima, eu só não alterei porque o cliente já tinha visto o projeto, então deixei por enquanto. Adorei a dica do site de texturas, já estou fuçando!

Obrigada mesmo!!

Mestre

Paola,
      eu não te falei que não deve usar a rec light, falei que a forma como a utilizou, colocando no teto inteiro, que não é bom.

Neste caso, como tem que ficar com a cortina fechada, acho que uma boa opção seria colocar uma omni light.

Nossa, mudou tudo de lugar no projeto.

Outra coisa que notei agora, vc não colocou nenhuma textura no material do piso? Parece que tá só com reflexo…

Participante

Então paola, bagunçou muito a cena né… Bom vamos lá.. o HSV Exponential é muito utilizado nas minhas imagens, gosto dele pq ele não deixa os tons brancos/amarelos estourarem.. Ele sabe mesclar bem esse tipo de serviço… Principalmente com alguns testes diminuindo o bright e aumentando o dark ou vice-versa..
      Teria como vc enviar essa cena no meu email ? aproveitar que estou com tempo livre até o final do mês e eu vou utilizar a cena e tentar apenas com o controle de luz/câmera/vray settings chegar a algum valor “padrão”. Dessa forma vc pode até meio que padronizar nas suas próximas cenas… Minhas cenas internas são quase que bem parecidas.. Eu já sei mais ou menos oque usar em questão de luzes. Intensidade/cor/temperatura/posição…
      Cuidado com o brilho exagerado (Guarda-Roupas em cima lado direito)

Deve-se atentar também que agora s manchas pretas encontradas nos tons brancos e amarelo foram criadas pela setagem baixa.. Pq a luz já está em excesso…
      Enfim, vray é isso.. fuça daqui, dali, e por ai vai 😀 😀 😀

[email protected]
      Abraços

Participante

Ahhh daniel, eu não tinha entendido hahaha! mas nessa última eu usei a Rec mas com intensidade bem baixinha depois que notei tantas manchas. Eu não costumo usar Omini, na verdade preciso aprender mais sobre ela ainda! O curso que eu fiz foi muito bom na parte de iluminação natural mas falou bem pouco do uso das luzes do Vray… Falou bastante de spots e rec light (o que da pra notar pelos meus renders hahaha)
      Na verdade como o cliente resolveu inverter o projeto (porque ele já tem um armário pronto do lado direito, então vamos aproveitar para poupar $$$) eu não mexi no modelo, o que eu fiz foi um truque mesmo! inverti só o quadro com a frase, renderizei e girei a imagem horizontalmente ao invés de modelar tudo de novo! (hahaha que feio né)

Victor, sim, esse render eu fiz com setagem bem baixinha pra testar (subdvs do light cache em 100), depois que mexi em tudo e joguei pra setagem final (subdvs 1000) as manchas melhoraram!! será que se eu aumentar mais ainda esses valores a imagem vai melhorar? eu “aprendi” que os valores padrões de subdvs pra imagens pequenas de teste eram 100 e 250, multiplicando por 10 pro render final, é isso que costumo fazer!

E claro, te passo por e-mail sim! vou dar um purge no modelo e nas texturas e te mando provavelmente por Onedrive (antigo skydrive)! muito muito obrigada, mais uma vez!!

abraço!

Participante

Não Paola.. Aumentar demais o valor do Light cache não adianta nada em wualidsde. apenas na demora da imagem.. Para notar diferença da imagem com vray o settings tem uns dois ou 3parametros ali que faz isso.mas uma imagem que leva 15minutos para renderizar ela vai fácil para 50-55 minutos. Mas a qualidade de sombras e rebatimentos de luz é outra. Em uma outra situação podemos falar sobre isso.

Participante

Victor, desculpe a demora! Te enviei por e-mail hoje um arquivo do Onedrive! Muito obrigada! 🙂

Visualizando 15 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.